Olá, tudo bem? Obrigado por visitar-nos. Queremos divulgar nossa tradição não só no Rio Grande, mas aonde houver um gaúcho. Se gostares do blog, divulgue para tua lista de contatos. Aproveite a visita ao blog, deixe seu RECADO, COMENTE nossos posts, olhe nossos PRODUTOS e seja um SEGUIDOR.

Faça seu pedido

Festejos Farroupilhas: Desfile temático

Olá Caro leitor, se quiseres acompanhar nossos artigos, assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!
http://pithanpilcha.facileme.com.br/


Desfile temático será realizado na manhã do domingo, 20 de setembro

Sem carros temáticos, mas com muitos voluntários que prometem embelezar a Avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio), em Porto Alegre, na manhã do dia 20 de setembro. Assim deverá ser o desfile temático na capital gaúcha com o tema “O Campeirismo e os 180 Anos da Revolução Farroupilha”.

Sem conseguir o patrocínio necessário, o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) precisou manter os moldes da edição do ano passado e reduzir um pouco a infraestrutura.

“Aquele desfile que até 2013 foi de forma noturna, permanece não sendo realizado. Não terá aquela pompa, mas vamos ter as apresentações das invernadas, tem muita gente ensaiando”, comenta o presidente do MTG, Manoelito Savaris, ao G1.

 Para realizar o desfile com a participação dos carros temáticos seriam necessários cerca de R$ 700 mil. Até o momento, Savaris diz ter garantido R$ 300 mil de patrocinadores, o que obriga a entidade a minimizar o evento. Neste ano, haverão 10 invernadas com a participação de 1,4 mil voluntários e há uma expectativa de que 10 mil pessoas assistam ao desfile. Os trabalhos dos coreógrafos começaram em março. Desde então, estão acontecendo os ensaios e a produção de figurinos.

O coordenador da infraestrutura do desfile do 20 de setembro, Josemar Basso, comenta que haverá a diminuição da pista, de 250 metros para 200 metros, e dos camarotes e arquibancadas, em cerca de 30%.

“Caíram os patrocínios e não temos como manter, está uma fase difícil para todo mundo. Mas teremos as apresentações dos integrantes dos CTGs, DTGs e Piquetes, igual ao ano passado”, garante Basso.

 A doença do mormo, que teve um caso confirmado no Rio Grande do Sul, tem cancelado os desfiles farroupilhas em cidades do Interior.Em Porto Alegre, ele está confirmado para ocorrer após o desfile temático. Savaris acredita que a exigência do exame poderá reduzir o número de cavalos, mas ainda aposta que haverá a participação de 1 mil cavaleiros.

Confira os temas das invernadas:

1ª Invernada: Os Vultos da Revolução
Destacará os vultos que marcaram a Revolução Farroupilha e seu contexto sociocultural e histórico.

2ª Invernada: A Colonização
Serão abordados os aspectos da colonização, o trabalho dos padres Jesuítas da Companhia de Jesus, a catequização dos índios das tribos Guaranis, a formação das reduções, chamadas de Sete Povos das Missões, a redefinição das fronteiras e a Guerra Guaranítica.

3ª Invernada: O Manejo da lide campeira
Representará a lida com o gado no seu dia a dia, o manejo, o manusear do couro e sua utilidade, a doma e o trabalho do peão através do laço. Demonstração da categoria Vaca Parada com objetivo de preservar e incentivar a atuação do homem do campo.

4ª Invernada: O Galpão Crioulo
Retratará o convívio do gaúcho em um ambiente de múltiplas faces em virtude das diversas etnias que formam nosso povo, das diferenças geográficas e climáticas de nosso rincão, acolhidos em um espaço onde a gastronomia, a indumentária, as relações sociais, esportivas, econômicas e culturais, se desenvolvem através do tempo, firmando hábitos e costumes de uma gente que cultua sua arte através da poesia, da música, dos bailes, das lidas galponeiras e do artesanato.

5ª Invernada: O Comércio do Charque e a cutelaria
Apresentará o comércio do charque, símbolo da economia gaúcha, de outrora, sua movimentação na pecuária. O trabalho dos produtores, a incidência dos impostos da Coroa,  a concorrência com os Platinos. Também contará a importância do charque até a revolução e representará a arte do campeiro gaúcho na ferraria e na cutelaria, preparando facas, adagas e lanças.

6ª Invernada: As Carretas e a Tropeirismo
Retratará a imagem das carretas e a figura do tropeiro. O girar das rodas das carretas carregou consigo uma história repleta de orgulho e coragem do povo gaúcho, sejam elas usadas por tropeiros para transporte de mantimentos em suas viagens, por mascates com suas variedades de mercadorias de vilarejos em vilarejos, o envio do charque pelos estancieiros ou até mesmo por fazendeiros e suas famílias em belos passeios por suas imensas propriedades. E a representará o orgulho e a honra nas rodas das carretas e no olhar do velho tropeiro.

7ª Invernada: O homem do Campo na Guerra
Encenará a transição do homem do campo para guerra, o simbolismo do toque de clarim. Mostrará os cuidados com a estância, as lides com cavalo (que no futuro se tornaria o animal símbolo do Rio Grande do Sul), a montaria e a transformação dos estancieiros e dos peões em soldados. A indumentária e suas diferenças, o manejo das armas brancas e a dor e a angustias da distância da família também serão representadas.

8ª Invernada: A Mulher Rio-grandense
Representará o papel da mulher, de fundamental importância, desde os primórdios da formação do povo sul rio-grandense no surgimento das primeiras estâncias. A responsabilidade de administrar a casa, a família e a lida campeira, bem como a manutenção e a subsistência do trabalho enquanto os homens estavam na luta e o seu envolvimento nos cuidados e assistência médica nos campos de batalhas. Destacará as suas conquistas na evolução da nossa sociedade.

9ª Invernada: Revolução Farroupilha Ícones
Ícones da revolução, os homens que comandaram o exército farrapo e também o exército imperial estarão representados nesta invernada. Mostrará os momentos marcantes que aconteceram como a proclamação da República Rio-grandense, proclamada pelo Gen. Antônio de Souza Neto as margens do Arroio Seival e a prisão do Bento Gonçalves na Bahia. Representará as estâncias, as famílias que foram as que mais sofreram durante os 10 anos de Revolução Farroupilha, tanto a família de comandantes quanto a família dos soldados farrapos.

10ª Invernada: A Proclamação da Paz
Representará a movimentação dos artífices na apresentação das condições de paz e o fim da guerra. A assinatura do tratado nos campos de Ponche Verde. A emoção de comandar o apresentar armas pela paz. A população recebe a notícia da pacificação e realiza uma comemoração especial a moda gaúcha, com lenços brancos e muita música. E a haverá a representação do acendimento da primeira "Chama Crioula", um dos símbolos da Tradição Gaúcha idealizada no espírito heroico dos Farroupilhas.

Fonte: portal G1 - Jogos Farroupilha / Rio Grande do Sul

Fonte e texto: Blog Prosa Galponeira



Descubra, clicando nas hashtag (#), o que estão falando sobre esses assuntos no Facebook:

#pithanpilchas #chimarrao #bombacha #pilcha #Tchê #vestido #bota #alpargata
#LojaPithanPilchas #CTG #Prenda #Peão #Rodeio

Descubra, clicando nas hashtag (#), o que estão falando sobre esses assuntos no TWITTER:
#pithanpilchas #chimarrao #bombacha #pilcha #Tchê #vestido #bota #alpargata
#LojaPithanPilchas #CTG #Prenda #Peão #Rodeio


Neste blog, tu encontrarás notícias sobre: a cultura do Rio Grande do Sul, Semana FarroupilhaCTGrodeiobaileENARTprendapeãocavalosFreio de Ourofestas típicasfestivais de músicaagenda de artistasturismo e muito mais... 


Você sabia? O Blog da Pithan Pilchas é atualizado todos os dias, por isso recomendo que siga nosso TWITTER (@pithanpilchas), RSS FEEDFACEBOOK ou cadastre seu endereço de e-mail para receber nossas atualizações por e-mail.
Assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!

0 comentários:

Postar um comentário

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS
COMPRE SEU LIVRO NA PITHAN PILCHAS: CLIQUE NA IMAGEM PARA SABER MAIS
Related Posts with Thumbnails