Olá, tudo bem? Obrigado por visitar-nos. Queremos divulgar nossa tradição não só no Rio Grande, mas aonde houver um gaúcho. Se gostares do blog, divulgue para tua lista de contatos. Aproveite a visita ao blog, deixe seu RECADO, COMENTE nossos posts, olhe nossos PRODUTOS e seja um SEGUIDOR.

Faça seu pedido

ENART: CTG Ronda Charrua contesta nota

Olá Caro leitor, se quiseres acompanhar nossos artigos, assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!
CTG Ronda Charrua contesta nota do Enart

O CTG Ronda Charrua, de Farroupilha, que no ano passado conquistou o primeiro lugar na categoria danças tradicionais – força A do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), caiu este ano para a 12ª posição. O grupo contesta a nota da dança pau de fita, onde receberam desconto na pontuação em correção coreográfica.

Procurados pelo blog, o Ronda disse que o desconto deve-se porque a comissão julgadora entendeu que os dançarinos utilizaram duas fitas durante a coreografia, quando o permitido, no início da dança, é apenas uma. Nos últimos passos que encerram a apresentação, eles fazem surgir duas, sendo que uma é solta por eles e outra é usada na execução dos passos.

- O regulamento diz que o dançarino tenha “a fita” tomada pela mão na figura tradicional, que é a primeira. E nós apresentamos isso. Somente na figura variante, de livre coreografia, é que aparecem as duas fitas – contestam os dançarinos.

Durante a apresentação, as duas fitas estavam grudadas com velcro e cola. Para os jurados, o grupo dançou sempre com dois adereços, ainda que um estivesse sobre o outro. Para o Ronda, o que se via era uma fita. A mesma coreografia foi dançada no final do ano passado, quando eles tornaram-se campeões.

- Em um ano é permitido e no outro não? O festival perde a credibilidade com isso – reclamam os participantes.

Indignado, o grupo se recolheu e não participou da entrega dos troféus. Apenas representantes ficaram na premiação. Mesmo assim, eles optaram por não apresentar recurso pedindo revisão da pontuação.

À assessoria do MTG, o blog manifestou interesse em conversar com um representante da comissão julgadora para entender a posição dos avaliadores. Em resposta, a assessoria informou que, em contato com o presidente do MTG, Manoelito Savaris, este disse que “a avaliação que resulta nas notas é feita exclusivamente com relação ao que é apresentado no evento” e que o “Charrua, assim como outros grupos, sofreu desconto de correção”.

A principal pergunta ficou sem resposta: Se a coreografia foi aceita no ano passado, por que não neste?

Fonte e texto: Manuela Teixiera - manuela.teixeira@pioneiro.com



Descubra, clicando nas hashtag (#), o que estão falando sobre esses assuntos no Facebook:

#pithanpilchas #chimarrao #bombacha #pilcha #Tchê #vestido #bota #alpargata
#LojaPithanPilchas #CTG #Prenda #Peão #Rodeio

Descubra, clicando nas hashtag (#), o que estão falando sobre esses assuntos no TWITTER:
#pithanpilchas #chimarrao #bombacha #pilcha #Tchê #vestido #bota #alpargata
#LojaPithanPilchas #CTG #Prenda #Peão #Rodeio


Neste blog, tu encontrarás notícias sobre: a cultura do Rio Grande do Sul, Semana FarroupilhaCTGrodeiobaileENARTprendapeãocavalosFreio de Ourofestas típicasfestivais de músicaagenda de artistasturismo e muito mais... 


Você sabia? O Blog da Pithan Pilchas é atualizado todos os dias, por isso recomendo que siga nosso TWITTER (@pithanpilchas), RSS FEEDFACEBOOK ou cadastre seu endereço de e-mail para receber nossas atualizações por e-mail.
Assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!

0 comentários:

Postar um comentário

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS
COMPRE SEU LIVRO NA PITHAN PILCHAS: CLIQUE NA IMAGEM PARA SABER MAIS
Related Posts with Thumbnails