Olá, tudo bem? Obrigado por visitar-nos. Queremos divulgar nossa tradição não só no Rio Grande, mas aonde houver um gaúcho. Se gostares do blog, divulgue para tua lista de contatos. Aproveite a visita ao blog, deixe seu RECADO, COMENTE nossos posts, olhe nossos PRODUTOS e seja um SEGUIDOR.

Faça seu pedido

Encerramento do Acampamento Farroupilha

Olá Caro leitor, se quiseres acompanhar nossos artigos, assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!
Acampamento Farroupilha termina com 1,3 milhão de visitantes

Pelas ruas de brita da cidade gaudéria montada ao lado do Guaíba passaram visitantes de 18 Estados brasileiros e 20 nacionalidades diferentes

A mais longa das 27 edições do Acampamento Farroupilha, que teve início em maio, atravessou a Copa do Mundo e abriu suas porteiras durante os finais de semana até 7 de setembro – quando houve a inauguração oficial –, terminou neste domingo com um dia de temperatura agradável, grande movimento no Parque Harmonia e um público total de aproximadamente 1 milhão e 300 mil pessoas – 1,1 milhão entre 7 e 20 de setembro, 400 mil a mais do que no ano passado.

Pelas ruas de brita da cidade gaudéria montada ao lado do Guaíba passaram visitantes de 18 Estados brasileiros e 20 nacionalidades diferentes. Segundo o coordenador do Acampamento 2014, Giovani Tubino, o sucesso é traduzido em uma palavra: segurança.

– Isso foi bastante trabalhado. Nós alardemos que o parque estaria muito protegido pela Brigada Militar e pelo Corpo de Bombeiros, e quem veio ficou à vontade. Não houve brigas com armas ou mortes, somente pequenos furtos e arrombamentos. Além disso, os galpões foram abertos e atraíram bem mais gente, inclusive crianças – explica.

Os primeiros piquetes começaram a ser montados em 23 de maio para a Copa do Mundo, e alguns permaneceram até o encerramento. Foi o caso do Laços de Sangue, que exibia um mini-museu da história tradicionalista e foi ponto de encontro de argentinos em dias de jogos do Mundial.

– Montei minha casinha aqui. Trabalhava de dia e voltava para dormir à noite. Foi um acampamento bem anormal mesmo, muito tempo. Apesar do cansaço, a recompensa veio com um interessante número de novas amizades. A única coisa que me deixou triste foi a falta de um chuveiro próprio e o fato de não ser permitida a carga e descarga nos finais de semana – relatou Odorico Peres de Oliveira, 46 anos, responsável pelo piquete.

Próximo dele, o casal Gilberto Espíndola, 62 anos, e Maria da Graça Espíndola, 59 anos, do Lendas do Sul, fitavam o último dia do vai e vem no parque e, entre um café e bolinho de chuva, recordavam momentos únicos vividos com estrangeiros ávidos em conhecer e cultura gaúcha.

– A nossa geração não terá outra oportunidade que nem essa. Que experiência gratificante adquirir e transmitir conhecimento. Falei com gente de várias partes do mundo. Seria legal a criação de um parque temático para alimentar isso o ano inteiro e não deixar nossos viajantes seguirem sempre para a Serra sem ficar aqui um pouco – sugere Gilberto.

– Contamos nossas histórias para espanhois, franceses, alemães, húngaros, australianos e, claro, brasileiros. Os mais empolgados eram os coreanos, que chegaram sem intérpretes e se comunicavam só por sinais – lembra Maria.

por Mauricio Tonetto

Fonte e texto: Zero Hora

Mais informações »

Descubra, clicando nas hashtag (#), o que estão falando sobre esses assuntos no Facebook:

#pithanpilchas #chimarrao #bombacha #pilcha #Tchê #vestido #bota #alpargata
#LojaPithanPilchas #CTG #Prenda #Peão #Rodeio

Descubra, clicando nas hashtag (#), o que estão falando sobre esses assuntos no TWITTER:
#pithanpilchas #chimarrao #bombacha #pilcha #Tchê #vestido #bota #alpargata
#LojaPithanPilchas #CTG #Prenda #Peão #Rodeio


Neste blog, tu encontrarás notícias sobre: a cultura do Rio Grande do Sul, Semana FarroupilhaCTGrodeiobaileENARTprendapeãocavalosFreio de Ourofestas típicasfestivais de músicaagenda de artistasturismo e muito mais... 


Você sabia? O Blog da Pithan Pilchas é atualizado todos os dias, por isso recomendo que siga nosso TWITTER (@pithanpilchas), RSS FEEDFACEBOOK ou cadastre seu endereço de e-mail para receber nossas atualizações por e-mail.
Assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!

0 comentários:

Postar um comentário

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS
COMPRE SEU LIVRO NA PITHAN PILCHAS: CLIQUE NA IMAGEM PARA SABER MAIS
Related Posts with Thumbnails