Olá, tudo bem? Obrigado por visitar-nos. Queremos divulgar nossa tradição não só no Rio Grande, mas aonde houver um gaúcho. Se gostares do blog, divulgue para tua lista de contatos. Aproveite a visita ao blog, deixe seu RECADO, COMENTE nossos posts, olhe nossos PRODUTOS e seja um SEGUIDOR.

Faça seu pedido

Luciano Maia: A Gaita do Rio Grande

Olá Caro leitor, se quiseres acompanhar nossos artigos, assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!
Luciano Maia lança CD A Gaita do Rio Grande

O álbum ‘’A gaita do Rio Grande’’ é a primeira etapa de um projeto de resgate da obra de grandes Mestres do acordeom gaúcho pelo conceituado e premiado instrumentista e compositor Luciano Maia. Valorizando as obras do cancioneiro gaúcho, compostas a partir do instrumento símbolo do Estado, Maia pretende enaltecer a verdadeira identidade da cultura regional e trazer à contemporaneidade canções que representam a alma do Rio Grande do Sul.

O álbum com lançamento pela gravadora ACIT traz em seu repertório músicas de Albino Manique, Edson Dutra, Adelar Bertussi, Honeyde Bertussi, Luiz Carlos Borges, Beto Caetano e ainda músicas inéditas do próprio Luciano Maia, compostas especialmente para este trabalho.  Os músicos convidados para o CD foram Matheus Alves e Ricardo Arenhaldt com produção musical assinada pelo próprio Maia com mixagem de Saul Jones da Audio Laser e masterização de Carlinhos Weiss.

01. Madrugada – Vanera
02. Sentimento de Gaiteiro – Milonga
03. De Véio pra Véio – Vanerão
04. Chote Macanudo – Chote
05. Baile de Candeeiro – Rancheira
06. A Gaita do Rio Grande – Vanerão
07. Campo Aberto – Vanera
08. Talho da Tramontina – Chamarra
09. Lágrimas – Valsa
10. Canção ao mundo novo – Canção
11. Oh! De Casa / Cancioneiro das Coxilhas

Acordeonista, cantor e compositor, natural de Pelotas – RS. É um dos mais respeitados músicos do sul do país. Atua também como produtor musical e arranjador e realiza intenso trabalho de pesquisa e composição da música gaúcha, remetendo o som regional do acordeom a uma linguagem contemporânea fazendo uma fusão entre o sul do Brasil e o resto do mundo.

Possui sete discos lançados, entre eles o disco instrumental “Cruzando a pampa” (2007), indicado pelo jornal Zero Hora como um dos cinco melhores discos do ano e vencedor do Prêmio Açorianos de música como melhor disco regional, e ainda “Cordeona-me” (2012), disco em parceria com o poeta Gujo Teixeira, igualmente contemplado no prêmio Açorianos como melhor disco regional.

O reconhecimento por sua atuação também veio através de importantes prêmios conquistados, entre estes, Prêmio Vitor Mateus Teixeira da Assembléia Legislativa do RS, seis prêmios açorianos como artista revelação, instrumentista e compositor regional e ainda duas indicações ao Prêmio da Música Brasileira (2001 e 2010).


Neste ano de 2014, Maia apresenta o lançamento de um projeto de resgate de clássicos de grandes gaiteiros gaúchos, intitulado “A Gaita do Rio Grande”, e ainda prepara o lançamento do CD instrumental Janelas ao Sul, com participações especiais do acordeonista Bebê Kramer e do multi-instrumentista Arismar do Espírito Santo e texto de apresentação de Toninho Ferragutti.

Luciano tem representado a música do Sul do Brasil em importantes projetos musicais no Brasil e na Europa. Recentemente apresentou-se a convite da embaixada brasileira em Londres, na Inglaterra, no projeto Memória Musical Brasileira, no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça. Também excursionou em turnê pela Alemanha e França com o grupo instrumental Quartchêto, atuou como diretor musical do espetáculo Galpão Crioulo 30 anos da RBSTV e ainda atuou como solista do concerto Piazzolla Coreografado da Orquestra de Câmara da Fundarte.

Quando Luciano Maia sobe ao palco nos leva a um amplo universo sonoro que revela com bom gosto, toda musicalidade e regionalismo que seu talento abriga: peculiaridades que fazem dele um legítimo representante do acordeom brasileiro, naturalmente gaúcho.

Acesse www.lucianomaia.com

Fonte e texto: Blog BAHSTIDORES

Descubra, clicando nas hashtag (#), o que estão falando sobre esses assuntos no Facebook:

#pithanpilchas #chimarrao #bombacha #pilcha #Tchê #vestido #bota #alpargata
#LojaPithanPilchas #CTG #Prenda #Peão #Rodeio

Descubra, clicando nas hashtag (#), o que estão falando sobre esses assuntos no TWITTER:
#pithanpilchas #chimarrao #bombacha #pilcha #Tchê #vestido #bota #alpargata
#LojaPithanPilchas #CTG #Prenda #Peão #Rodeio


Neste blog, tu encontrarás notícias sobre: a cultura do Rio Grande do Sul, Semana FarroupilhaCTGrodeiobaileENARTprendapeãocavalosFreio de Ourofestas típicasfestivais de músicaagenda de artistasturismo e muito mais... 


Você sabia? O Blog da Pithan Pilchas é atualizado todos os dias, por isso recomendo que siga nosso TWITTER (@pithanpilchas), RSS FEEDFACEBOOK ou cadastre seu endereço de e-mail para receber nossas atualizações por e-mail.
Assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!

0 comentários:

Postar um comentário

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS
COMPRE SEU LIVRO NA PITHAN PILCHAS: CLIQUE NA IMAGEM PARA SABER MAIS
Related Posts with Thumbnails