Olá, tudo bem? Obrigado por visitar-nos. Queremos divulgar nossa tradição não só no Rio Grande, mas aonde houver um gaúcho. Se gostares do blog, divulgue para tua lista de contatos. Aproveite a visita ao blog, deixe seu RECADO, COMENTE nossos posts, olhe nossos PRODUTOS e seja um SEGUIDOR.

Faça seu pedido

Raiva em equinos no sul do RS

Olá Caro leitor, se quiseres acompanhar nossos artigos, assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!
Inspetoria de Defesa Agropecuária alerta para a raiva em equinos no sul do Rio Grande do Sul

“A raiva é uma doença infecciosa aguda. Em cavalos é incurável e com mortalidade em 100% dos casos”. O alerta é da Inspetoria de Defesa Agropecuária de Pelotas (IDA). Segundo a veterinária Jacqueline Camozzato Fadrique, há pelo menos três anos o surgimento de focos da doença na região, no Extremo Sul do Rio Grande do Sul, têm sido constante.


A forma mais comum de transmissão da raiva em equinos é a mordida do hematófago Desmodus Rotundus, conhecido como morcego-vampiro, que transporta o vírus e contagia por meio da saliva já contaminada.

A vacina contra a raiva deve ser ministrada no animal uma vez por ano, a partir dos três meses de vida. No caso do equino já nascer em uma área considerada de risco, a melhor forma de prevenção é aplicar a vacina mediatamente, e após 30 dias ministrar um reforço.

 Outro cuidado importante, segundo Jacqueline, é com o deslocamento dos cavalos para provas e eventos pela região e pelo país. “No Brasil há muita desinformação frente à contaminação deste vírus em cavalos. O assunto ainda é pouco divulgado, abrindo espaço para a disseminação da infecção”, afirma.

É importante estar ciente de que já contaminado, o animal poderá permanecer sem reações concretas e resultantes da doença por até um ano - período aproximado da incubação do vírus. O que pode ser identificado – mais facilmente em algumas situações, como em cavalos de pelagens claras - são sinais da mordedura, como minúsculas marquinhas ou vestígios de sangue escorrendo pelo lombo do equino. Neste caso, o animal já estará acometido pela doença e o vírus alojado e presente nas secreções e no sangue. É fundamental, neste momento, que o criador separe o cavalo imediatamente.

A manifestação da raiva pode ser percebida pela locomoção perturbada do cavalo, afastamento do grupo, cegueira, febre e emagrecimento rápido. Os sinais clínicos estão relacionados com a parte do Sistema Nervoso Central que foi atingido. A confirmação só pode ser feita através de exame no cérebro. Por tal motivo, é imprescindível o isolamento do animal, mesmo sob apenas uma suspeita.

A fim de evitar um surto descontrolado, o IDA de Pelotas, que abrange a região de Camaquã até Santa Vitória do Palmar, está com atenção redobrada à busca pelos focos do vírus. “É primordial a parceria dos proprietários no trabalho de identificação de risco, já que o lugar de contaminação muda de tempos em tempos pela movimentação do morcego contaminado”, esclarece Jacqueline.

É importante notificar à inspetoria mais próxima da cabanha da existência de animais de comportamento alterado, da presença de morcegos de qualquer espécie na propriedade, e informar casos de morte de animais com suspeita de raiva ou causa desconhecida, para que uma equipe de defesa agropecuária possa comparecer no local e avaliar a real situação.

Nas últimas semanas, apenas na região de Pelotas, foram encontrados focos em Monte Bonito e na região do Cascalho, onde há registro de pelo menos nove mortes por raiva. Em Pelotas e na região de abrangência, os contatos com o IDA podem ser feitos pelos telefones (53) 3260.1166 ou 3260.1167. 

Fonte e Texto: ABCCC

Descubra, clicando nas hashtag (#), o que estão falando sobre esses assuntos no Facebook:

#pithanpilchas #chimarrao #bombacha #pilcha #Tchê #vestido #bota #alpargata
#LojaPithanPilchas #CTG #Prenda #Peão #Rodeio

Descubra, clicando nas hashtag (#), o que estão falando sobre esses assuntos no TWITTER:
#pithanpilchas #chimarrao #bombacha #pilcha #Tchê #vestido #bota #alpargata
#LojaPithanPilchas #CTG #Prenda #Peão #Rodeio


Neste blog, tu encontrarás notícias sobre: a cultura do Rio Grande do Sul, Semana FarroupilhaCTGrodeiobaileENARTprendapeãocavalosFreio de Ourofestas típicasfestivais de músicaagenda de artistasturismo e muito mais... 


Você sabia? O Blog da Pithan Pilchas é atualizado todos os dias, por isso recomendo que siga nosso TWITTER (@pithanpilchas), RSS FEEDFACEBOOK ou cadastre seu endereço de e-mail para receber nossas atualizações por e-mail.
Assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!

0 comentários:

Postar um comentário

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS
COMPRE SEU LIVRO NA PITHAN PILCHAS: CLIQUE NA IMAGEM PARA SABER MAIS
Related Posts with Thumbnails