Olá, tudo bem? Obrigado por visitar-nos. Queremos divulgar nossa tradição não só no Rio Grande, mas aonde houver um gaúcho. Se gostares do blog, divulgue para tua lista de contatos. Aproveite a visita ao blog, deixe seu RECADO, COMENTE nossos posts, olhe nossos PRODUTOS e seja um SEGUIDOR.

Faça seu pedido

Semana Farroupilha: Grupos regionalistas

Olá Caro leitor, se quiseres acompanhar nossos artigos, assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!
Grupos regionalistas marcam mais de 30 apresentações por mês no RS
Setembro é o mês mais intenso para os grupos tradicionalistas do estado.
Ônibus servem como casa para os músicos que passam dias na estrada.

Eles cantam a Semana Farroupilha por todo o Rio Grande do Sul e até fora do estado. O clima dos festejos levou pela primeira vez a banda Tchê Barbaridade para uma casa noturna de Gravataí, na Região Metropolitana, especializada em música pop. Mesmo com 24 shows marcados para o mês de setembro, o grupo precisa mostrar energia e levantar o público.

Além desta banda, outros cantores do estado dormem na estrada e precisam aguentar a rotina intensa do mês dos gaúchos. “Daqui a pouco, às 6 h, estamos pegando um voo para o Norte do Paraná, para a abertura de uma festa. E assim tem sido. O mês dos gaúchos tem favorecido bastante a nossa agenda, mas nesses 26 anos de carreira é uma ascendente muito bacana”, comenta Marcelo, vocalista do Tchê Barbaridade.

A música gaudéria está cada vez mais forte nas casas noturnas. Atrás do palco, no entanto, a rotina é intensa. E o ônibus usado como transporte também serve de moradia. “Pelas minhas contas, deve ter aí umas 12 camas. Tem armário também e aqui a gente guarda as botas, as pilchas”, explica. "Hoje seria o nosso cavalo de quatro rodas, para nos levar até o baile onde nós tocamos”, compara Marcelo, referindo-se ao ônibus da banda.

Setembro é o mês com mais trabalho para esses artistas que levam a música regional a clubes e CTGs. A dupla César Oliveira & Rogério Melo foi contratada para  29 apresentações. “Quando chega nos intervalos nos hotéis, o máximo de sono possível, não só para a garganta, mas para o corpo também poder atender, porque no palco é uma hora e meia que a gente deposita toda nossa energia", diz César Oliveira.

"Nós cantamos quase todos os dias, então falta pouco tempo para a recuperação. Uns três ou quatro dias de descanso, que seria o ideal para recuperar a voz, com bastante água", completa Rogério Melo.

Tendinite, dor nas costas, males que viraram rotina para esses músicos. “Eu comecei a tocar gaita muito cedo, com sete anos. E o instrumento, a gaita, já é pesada e a coluna começa a sofrer", relata o gaiteiro Edilberto Bergamo.

Já o cantor Luiz Marenco é o recordista em shows no mês de setembro. São 33 apresentações, nove em apenas dois dias. Ao lado da banda, o cantor viaja em uma van. À noite, dorme em hotéis das cidades. “Para mim o mais importante é dormir. Eu descansando o corpo, o corpo estando descansado, a garganta tá descansada", diz Marenco.

Fonte e texto: G1-RS

Descubra, clicando nas hashtag (#), o que estão falando sobre esses assuntos no Facebook:

#pithanpilchas #chimarrao #bombacha #pilcha #Tchê #vestido #bota #alpargata
#LojaPithanPilchas #CTG #Prenda #Peão #Rodeio

Descubra, clicando nas hashtag (#), o que estão falando sobre esses assuntos no TWITTER:
#pithanpilchas #chimarrao #bombacha #pilcha #Tchê #vestido #bota #alpargata
#LojaPithanPilchas #CTG #Prenda #Peão #Rodeio


Neste blog, tu encontrarás notícias sobre: a cultura do Rio Grande do Sul, Semana FarroupilhaCTGrodeiobaileENARTprendapeãocavalosFreio de Ourofestas típicasfestivais de músicaagenda de artistasturismo e muito mais... 


Você sabia? O Blog da Pithan Pilchas é atualizado todos os dias, por isso recomendo que siga nosso TWITTER (@pithanpilchas), RSS FEEDFACEBOOK ou cadastre seu endereço de e-mail para receber nossas atualizações por e-mail.
Assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!

0 comentários:

Postar um comentário

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS
COMPRE SEU LIVRO NA PITHAN PILCHAS: CLIQUE NA IMAGEM PARA SABER MAIS
Related Posts with Thumbnails