Olá, tudo bem? Obrigado por visitar-nos. Queremos divulgar nossa tradição não só no Rio Grande, mas aonde houver um gaúcho. Se gostares do blog, divulgue para tua lista de contatos. Aproveite a visita ao blog, deixe seu RECADO, COMENTE nossos posts, olhe nossos PRODUTOS e seja um SEGUIDOR.

Faça seu pedido

Semana Farroupilha começa no RS

Olá Caro leitor, se quiseres acompanhar nossos artigos, assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!
Semana Farroupilha começa no RS com acendimento da Chama Crioula

Chama Crioula foi acesa no Parque Farroupilha junto a Pira da Pátria.

Integrantes do MTG realizaram a cerimônia neste sábado em Porto Alegre.

A Semana Farroupilha foi aberta oficialmente neste sábado (7) no Parque Farroupilha em Porto Alegre. Representantes do Movimento Tradicionalista Gaúcho fundiram a Chama Crioula, símbolo da festa mais gaúcha do Rio Grande do Sul, à Pira da Pátria. A cavalo, o grupo seguirá até o Acampamento Farroupilha, no Parque Mauricio Sirotsky Sobrinho, dando início aos festejos a partir das 18h.

Antes de chegar ao Acampamento, os cavalarianos passaram pelo Colégio Estadual Júlio de Castilhos, local tido como berço do tradicionalismo e que também abrigará uma das centelhas. Em 1974, foi criado no colégio um Departamento de Tradições Gaúchas, para preservar a tradição. Naquele ano, estudantes trouxeram uma centelha da Pira da Pátria para o colégio, que passaria a simbolizar o apego do gaúcho e seu amor e respeito à sua terra.

Acesa em Santo Amaro do Sul, no interior do município de General Câmara, no dia 17 de agosto, a Chama Crioula foi distribuída em centelhas para 30 regiões tradicionalistas do estado. O fogo chegou a Porto Alegre no dia 24 e foi guardado na 1ª RT, na Zona Sul da capital.

Cavalarianos trouxeram a Chama da 1ª Região Tradicionalista do estado 

Segundo o assessor do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Rogério Bastos, até o ano 2000 o Acendimento da Chama Crioula não contava com a distribuição das centelhas. Dessa forma, a cerimônia não tinha tanta repercussão em todas as regiões do estado.

Desde 2001, no entanto, a Chama Crioula passou a ser compartilhada entre as 30 regiões tradicionalistas gaúchas por meio de centelhas, causando uma grande mobilização em torno dos preparativos para as comemorações da Semana Farroupilha.

"Essa mudança a partir de 2001 deu uma importância maior para o evento, mostrou o verdadeiro significado da Chama Crioula, que é dar o início dos Festejos Farroupilha. A partir do momento em que se acende a Chama, começam as comemorações e o estado inteiro se envolve nesse processo”, afirma Rogério.

Fonte e texto: www.g1.globo.com

Descubra, clicando nas hashtag (#), o que estão falando sobre esses assuntos no Facebook:

#pithanpilchas #chimarrao #bombacha #pilcha #Tchê #vestido #bota #alpargata
#LojaPithanPilchas #CTG #Prenda #Peão #Rodeio

Descubra, clicando nas hashtag (#), o que estão falando sobre esses assuntos no TWITTER:
#pithanpilchas #chimarrao #bombacha #pilcha #Tchê #vestido #bota #alpargata
#LojaPithanPilchas #CTG #Prenda #Peão #Rodeio


Neste blog, tu encontrarás notícias sobre: a cultura do Rio Grande do Sul, Semana FarroupilhaCTGrodeiobaileENARTprendapeãocavalosFreio de Ourofestas típicasfestivais de músicaagenda de artistasturismo e muito mais... 


Você sabia? O Blog da Pithan Pilchas é atualizado todos os dias, por isso recomendo que siga nosso TWITTER (@pithanpilchas), RSS FEEDFACEBOOK ou cadastre seu endereço de e-mail para receber nossas atualizações por e-mail.
Assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!

0 comentários:

Postar um comentário

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS
COMPRE SEU LIVRO NA PITHAN PILCHAS: CLIQUE NA IMAGEM PARA SABER MAIS
Related Posts with Thumbnails