Olá, tudo bem? Obrigado por visitar-nos. Queremos divulgar nossa tradição não só no Rio Grande, mas aonde houver um gaúcho. Se gostares do blog, divulgue para tua lista de contatos. Aproveite a visita ao blog, deixe seu RECADO, COMENTE nossos posts, olhe nossos PRODUTOS e seja um SEGUIDOR.

Faça seu pedido

Como se faz chapéus

Olá Caro leitor, se quiseres acompanhar nossos artigos, assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!
Conheça como se faz chapéus no Acampamento Farroupilha

A produção de uma das peças mais importantes da indumentária gaúcha pode ser conhecida no parque

Uma segunda-feira de chuva costuma ser pouco convidativa para os visitantes do Acampamento Farroupilha, que acaba habitado – em sua maioria – pelos patrões e caseiros que zelam dos piquetes. 

Aprender sobre o processo de fabricação do chapéu campeiro, no entanto, pode ser opção de lazer para quem acredita que, durante a Semana Farroupilha, não tem tempo ruim. No Piquete Nossa Senhora Aparecida, o patrão Adalberto de Lima Junior, o Betão, não poupa explicações para os interessados em conhecer a produção do chapéu, um dos itens indispensáveis da indumentária gaúcha. 

Vendedor há mais de 30 anos, Betão relata que entre as etapas do processo estão: a lavagem da lã de ovelha, a elaboração do feltro, a fabricação do cone, o tingimento e a formatação do tecido, de acordo com o tipo de modelo desejado. Na indústria, o processo depende de água e vapor, basicamente. Já no piquete, é artesanal, demonstrativo. 

Para o ano que vem, Betão estuda a possibilidade de mostrar para o público da Copa o processo inteiro, até o acabamento do chapéu. Considera que será difícil, pela infraestrutura do parque para receber a máquina. Mas não desiste da ideia: 

— Apesar de usar as máquinas, é um processo muito artesanal. Quem vê pronto não imagina todas as etapas que passou até chegar o resultado final — explica. 

Nos dias 20 e 22, às 14 e 16h, respectivamente, ocorrem oficinas abertas ao público.

Lara Ely - lara.ely@zerohora.com.br

Fonte e texto: Zero Hora - Lara Ely - lara.ely@zerohora.com.br

Descubra, clicando nas hashtag (#), o que estão falando sobre esses assuntos no Facebook:

#pithanpilchas #chimarrao #bombacha #pilcha #Tchê #vestido #bota #alpargata
#LojaPithanPilchas #CTG #Prenda #Peão #Rodeio

Descubra, clicando nas hashtag (#), o que estão falando sobre esses assuntos no TWITTER:
#pithanpilchas #chimarrao #bombacha #pilcha #Tchê #vestido #bota #alpargata
#LojaPithanPilchas #CTG #Prenda #Peão #Rodeio


Neste blog, tu encontrarás notícias sobre: a cultura do Rio Grande do Sul, Semana FarroupilhaCTGrodeiobaileENARTprendapeãocavalosFreio de Ourofestas típicasfestivais de músicaagenda de artistasturismo e muito mais... 


Você sabia? O Blog da Pithan Pilchas é atualizado todos os dias, por isso recomendo que siga nosso TWITTER (@pithanpilchas), RSS FEEDFACEBOOK ou cadastre seu endereço de e-mail para receber nossas atualizações por e-mail.
Assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!

0 comentários:

Postar um comentário

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS
COMPRE SEU LIVRO NA PITHAN PILCHAS: CLIQUE NA IMAGEM PARA SABER MAIS
Related Posts with Thumbnails