Olá, tudo bem? Obrigado por visitar-nos. Queremos divulgar nossa tradição não só no Rio Grande, mas aonde houver um gaúcho. Se gostares do blog, divulgue para tua lista de contatos. Aproveite a visita ao blog, deixe seu RECADO, COMENTE nossos posts, olhe nossos PRODUTOS e seja um SEGUIDOR.

Faça seu pedido

Gauderiada da Canção Gaúcha

Olá Caro leitor, se quiseres acompanhar nossos artigos, assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!


XXXI Gauderiada da Canção Gaúcha

As inscrições estaram abertas de 08 de Novembro a 12 de Dezembro de 2012. Increva-se já no maior festival da Canção Gaúcha

A Gauderiada da Canção Gaúcha completa 31 anos em 2013. O Festival que é um patrimônio do município, foi criado por Ramão Bonila e Lair Eich, que queriam a exemplo de outros municípios gaúchos, criar um festival nativista em Rosário do Sul, mas a principal inspiração foi a Califórnia de Uruguaiana, que foi a precursora.

Após se reunirem e discutirem a ideia e formato do evento faltava o nome, então o rosariense Artur Henrique dos Santos sugeriu Gauderiada, nome que virou marca da música nativista no Rio Grande do Sul.

Nos primeiros anos, a Gauderiada funcionava da seguinte forma: a apresentação das composições concorrentes acontecia no Ginásio Ervilhão, porém as tertúlias livres eram realizadas no Parque de Exposições, onde já havia também o acampamento crioulo como era chamado na época. Anos mais tarde, visando otimizar questões como infra-estrtura e agregar público maior ao evento, a Gauderiada se transferiu completamente para o Parque de Exposições onde é realizada até hoje.

Muitas canções marcaram esta história, como a clássica Manhãs, interpretada por Oristela Alves, Rodeio das Almas, interpretada por Luiz Marenco, Brincando de Gato Cego, Elegia ao Pássaro Cantor do rosariense Joel de Freitas Paulo, entre outras tantas, como Presença interpretada por Antonio Gringo, Caverá História e Saudade, e mais recentemente Agora Chora Cordeona, Alguém Mateia Comigo entre outras tantas composições. Grandes nomes do nativismo estiveram neste palco, que a cada janeiro se ilumina e se renova com novos talentos, novas canções, novas emoções.

Por sua importância e relevância na cultura do estado, a Gauderiada expandiu seus horizontes com a Gauderiada Mirim, que vai para sua 24ª edição, revelando talentos para a musica riograndense. Este texto é uma maneira resumida e suscinta de relatar o que é a Gauderiada, muitos outros nomes, composições, histórias foram vividas neste período, não podendo citar todos, fica aqui o agradecimento da Comissão Organizadora a cada um que fez, faz e fará parte da Gauderiada da Canção Gaúcha. Nos ajude a escrever esta história.

Atrações

Luiz Marenco - Sexta, 11 de Janeiro
Com quase 20 anos de carreira, uma discografia de 20 obras, 18 CDs e 2 DVDs, Luiz Marenco é hoje um dos espetáculos nativistas mais requisitados do sul do Brasil, tendo a consciência de que seu canto esta ligado a terra, valores, hábitos e costumes de seu povo.
Natural de Porto Alegre/RS, nasceu no dia 22/12/1964 e começou a se interessar pela música aos 08 anos de idade, quando ganhou seu primeiro violão. Sua carreira profissional iniciou em 1988, quando começou a participar de festivais , movimento importante para a cultura de nosso estado e que lhe rendeu grandes conquistas em âmbito regional.

Seu canto já percorreu vários estados do Brasil, como Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Goiás, Brasília e Tocantins, assim como na Argentina, Uruguai e Paraguai fazendo apresentações ao lado Santiago Chalar e espetáculos e gravações com Pepe Guerra e Jorge Nasser(cantores do folclore Uruguaio), além de gravações com Antonio Tarrago Ros e Ramon Ayala da Argentina .


Osvaldir e Carlos Magrão - Sábado 12 de Janeiro
Relatar a história de Oswaldir & Carlos Magrão, não há como começar, sem fazer referência ao Bar Recanto Nativo, sucesso da noite nativista de Passo Fundo, na década de 80 e é claro ao amigo Dutra, que conseguiu reunir esses dois grandes músicos pela primeira vez pra tocarem juntos. Osvaldir Didoné Souto de Passo Fundo, já tinha formado vários conjuntos: Os Invencíveis, Banda 01, sempre conciliando a carreira musical com a sua primeira grande paixão: a fotografia. O fato que por volta de 1985, ele já estava a frente do Bar Recanto Nativo, que trazia a Passo Fundo os grandes nomes da época como Luis Carlos Borges, Rui Biriva, Daniel Torres, Dante Ramon Ledesma, etc... Do outro lado, acabava de chegar a cidade, vindo de Campo Novo, um jovem gaiteiro que queria estudar na Faculdade, mas que por força do talento veio ao encontro dos músicos que faziam o movimento rock de Passo Fundo. Carlos Eugênio Knob, tinha-se criado com o pai tocando em CTG e invernadas, mas a sua maior vontade era tocar teclado, sonho que conseguiu realizar em Passo Fundo no conjunto Reflexo Som, que transformou-se depois no Fogo de Chão onde o Magrão reencontrou o acordeon.
   
Joca Martins - Domingo, 13 de Janeiro

Cantor e compositor, iniciou sua brilhante carreira musical nos festivais de música gaúcha no ano de 1986, tendo obtido  diversas premiações como primeiro lugar e melhor intérprete.

Iniciou sua trajetória discográfica em 1995 com o CD “Xucro Ofício”, de lá pra cá, já gravou 14 CDs e 3 DVDs , tendo sido agraciado com dois Discos de Ouro, pelos álbuns  “O Cavalo Crioulo” e “Clássicos da Terra Gaúcha”.

No ano de 2005 recebeu o troféu Vitor Matheus Teixeira “Teixeirinha” de melhor cantor do Rio Grande do Sul.

Ele, vem representando a cultura gaúcha de bota e bombacha em diversos estados do Brasil como Santa Catarina, Paraná, Distrito Federal, Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro entre outros.

Atualmente Joca Martins está em fase de lançamento do seu CD – 25 anos, lançado pela gravadora ACIT, que sairá em DVD no final deste ano.

Joca Martins é um dos nomes mais requisitados para shows em rodeios, feiras, festivais e eventos culturais que priorizam a qualidade e o carisma perante o público.

Ele é citado pelo imortal Jayme Caetano Braun, como “um intérprete que possui o indispensável ao cantor crioulo: autenticidade!”




Neste blog, tu encontrarás notícias sobre: a cultura do Rio Grande do Sul, Semana FarroupilhaCTGrodeiobaileENARTprendapeãocavalosfestas típicasfestivais de músicaagenda de artistasturismo e muito mais... 

Você sabia? O Blog da Pithan Pilchas é atualizado todos os dias, por isso recomendo que siga nosso TWITTER (@pithanpilchas), RSS FEEDFACEBOOK ou cadastre seu endereço de e-mail para receber nossas atualizações por e-mail.
Assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!

0 comentários:

Postar um comentário

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS
COMPRE SEU LIVRO NA PITHAN PILCHAS: CLIQUE NA IMAGEM PARA SABER MAIS
Related Posts with Thumbnails