Olá, tudo bem? Obrigado por visitar-nos. Queremos divulgar nossa tradição não só no Rio Grande, mas aonde houver um gaúcho. Se gostares do blog, divulgue para tua lista de contatos. Aproveite a visita ao blog, deixe seu RECADO, COMENTE nossos posts, olhe nossos PRODUTOS e seja um SEGUIDOR.

Faça seu pedido

Mostra Folclorica do ENART 2012

Olá Caro leitor, se quiseres acompanhar nossos artigos, assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!


Diretrizes da Mostra Folclorica do ENART 2012

COORDENAÇÃO DE CULTURA INTERNA
13ª MOSTRA DE ARTE E TRADIÇÃO GAÚCHA
(Evento paralelo ao ENART 2012)

DIRETRIZES

A 13ª MOSTRA DE ARTE E TRADIÇÃO GAÚCHA, tem como objetivo a exposição e divulgação das pesquisas e atividades culturais desenvolvidas pelas Prendas e Peões coordenados pelos Departamentos Culturais das trinta Regiões Tradicionalistas do MTG, sob a responsabilidade da Coordenação Cultural Interna do MTG, do Casal Coordenador de Prendas e Peões, das Prendas e Peões Estaduais, com a participação efetiva dos Departamentos Culturais Regionais.

1. OBJETIVO:
• Divulgar, através da Mostra Folclórica, do ENART, pesquisa sobre um fato histórico ocorrido em sua região tradicionalista, relacionado com a história do Rio Grande do Sul. 
2. PÚBLICO ALVO:
• Tradicionalistas participantes do ENART 
• Simpatizantes do Movimento Tradicionalista Gaúcho e comunidade em geral.
3. DESENVOLVIMENTO:
A: Prendas Adultas, Juvenis, Mirins, Peões e Guris Regionais e das Entidades:
• Realizar uma exposição que represente o fato histórico, ocorrido em sua região, resultado de pesquisa de campo realizada na Região Tradicionalista correspondente.
• A apresentação do trabalho à Comissão Avaliadora será realizada pelas Primeiras Prendas Regionais (Mirim, Juvenil e Adulta), Peões Regionais (Peão Farroupilha e Guri Farroupilha) durante o período especificado, na presença, somente, do Diretor(a) de Cultura Regional.
• As demais Prendas inscritas deverão participar da exposição pública dos trabalhos conforme escala organizada pelo Diretor(a) de Cultura Regional.
• A ordem de apresentação dos trabalhos acontecerá mediante sorteio. O sorteio acontecerá em Encontro Estadual de Diretores Culturais.

Prendas e Peões Estaduais - Para todas as categorias
Apresentação de uma Linha de Tempo da História do Rio Grande do Sul, destacando curiosidades ocorridas ao longo da História.

4. DATA E HORÁRIO DA MOSTRA: Sábado dia 17 de novembro de 2012.
8horas às 10 horas: Organização e montagem da Mostra.
10horas às 12horas:Avaliação 1º bloco (apresentar-se à organização às 10horas).
12horas às 14horas:Avaliação 2º bloco (apresentar-se à organização às 11h30min).
14horas às 16horas:Avaliação 3º bloco (apresentar-se à organização às 13h30min).
16horas às 20horas:Exposição Pública.

5. INSCRIÇÕES:Cada Região Tradicionalista poderá utilizar durante a Mostra:
• As Prendas Regionais (mirim, juvenil e adulta) e Peões Regionais (peão e guri);
• Prendas (mirim, juvenil e adulta) e Peões (peão e guri) das Entidades filiadas.
• Cada Região Tradicionalista poderá inscrever, no máximo, 20 integrantes, entre prendas e peões, que terão o direito às credenciais e aos certificados.
• A relação dos participantes deverá ser entregue até o dia 29 de outubro, juntamente com o resultado da pesquisa, em forma de trabalho escrito e uma cópia em CD, diretamente no MTG, ou via correio SEDEX, aos cuidados do Secretário Geral.
• Na relação entregue deverá constar o nome completo e correto de cada participante e o número do Cartão Tradicionalista.

6. CONTROLE DE PARTICIPAÇÃO:
• Cada participante deverá permanecer na Mostra, participando da exposição, pelo tempo não inferior a duas horas, cabendo a cada Região Tradicionalista a responsabilidade do controle, bem como a entrega dos certificados fornecidos pelo MTG conforme relação encaminhada até o dia 30 de outubro.
• Os certificados serão entregues mediante a apresentação do crachá de participação de expositor.

7. LOCAL:
• Pavilhão de Artesanato do Parque da Oktoberfest em Santa Cruz do Sul.
8. AVALIAÇÃO DA 13ª MOSTRA 
• A avaliação será realizada por comissão nomeada pela Coordenação Cultural Interna e levará em conta os seguintes quesitos:
o Conhecimento até 2,5 
o Oralidade  até 2,5 
o Criatividade  até 2,5 
o Pesquisa  até 2,5 
o Total  0 pontos.

9. DISPOSIÇÕES GERAIS
• Será de responsabilidade do MTG, a organização do espaço físico para a exposição dos trabalhos que serão expostos pelas regiões;
• Será disponibilizado, para cada região, um espaço previamente definido. Os espaços serão padronizados, portanto as exposições devem se limitar a eles.
• A organização, a montagem e a guarda de cada espaço da exposição é responsabilidade da Coordenadoria Regional, através das Prendas e Peões e do Departamento Cultural das Regiões, assim como o material que será utilizado para a exposição.
• A coleta e retirada do material necessário para a realização da “Mostra” é de responsabilidade das Prendas e Peões Regionais, com o apoio da Coordenadoria Regional, através do seu Departamento Cultural.
• No momento da avaliação dos trabalhos expostos, que será apresentado pelas Primeiras Prendas Regionais (mirim, juvenil e adulta), e pelos Peão e Guri Farroupilha, será permitido somente a presença do(a) Diretor(a) Cultural Regional, exceto quando se fizer necessário a participação como cenário.
• A apresentação pública dos trabalhos expostos estará a cargo das Prendas e Peões Regionais, auxiliados pelas Prendas e Peões das Entidades Tradicionalistas, os quais deverão atender aos horários estabelecidos na escala de atendimento planejada pela Coordenadoria Regional.
• Em nenhum momento, os espaços (Mostra das prendas e Mostra dos peões) poderão ficar sem a presença de no mínimo dois inscritos pela Coordenadoria, sob pena de desclassificação da Região Tradicionalista, na 13ª Mostra.
• As três Regiões Tradicionalistas que apresentarem os melhores trabalhos, em cada categoria (prendas e peões) receberão um Troféu Destaque.

Fonte e texto: Blog do MTG-RS


Neste blog, tu encontrarás notícias sobre: a cultura do Rio Grande do Sul, Semana FarroupilhaCTGrodeiobaileENARTprendapeãocavalosfestas típicasfestivais de músicaagenda de artistasturismo e muito mais... 

Você sabia? O Blog da Pithan Pilchas é atualizado todos os dias, por isso recomendo que siga nosso TWITTER (@pithanpilchas), RSS FEEDFACEBOOK ou cadastre seu endereço de e-mail para receber nossas atualizações por e-mail.
Assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!

0 comentários:

Postar um comentário

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS
COMPRE SEU LIVRO NA PITHAN PILCHAS: CLIQUE NA IMAGEM PARA SABER MAIS
Related Posts with Thumbnails