Olá, tudo bem? Obrigado por visitar-nos. Queremos divulgar nossa tradição não só no Rio Grande, mas aonde houver um gaúcho. Se gostares do blog, divulgue para tua lista de contatos. Aproveite a visita ao blog, deixe seu RECADO, COMENTE nossos posts, olhe nossos PRODUTOS e seja um SEGUIDOR.

Faça seu pedido

ENART e o turismo

Olá Caro leitor, se quiseres acompanhar nossos artigos, assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!



ENART, sua importância para o Turismo

Encontro de Artes e Tradição Gaúcha, segundo a UNESCO, o maior festival amador da América Latina. Para quem dança, os 25 minutos mais tensos e realizadores. Só que o ENART não é só a cultura e a tradição sendo mostrada nos palcos e tablados, ele vai muito além. Quando decidi por fazer deste o assunto do meu Trabalho de Conclusão de Curso, tive que relacioná-lo com a minha área (Turismo) e para a minha surpresa e para a resposta de dúvidas, o ENART é um dos eventos que mais mobiliza o Turismo no Estado. Em cada cidade que ele é realizado, movimenta o comércio, restaurantes e hotéis. Quando se trata da final em Santa Cruz, o resultado é melhor ainda.


Em Santa Cruz do Sul, o festival mobiliza todo o trade turístico da cidade, os hotéis tem uma ocupação de 100% durante os três dias de festival, e ainda são ocupados escolas, ginásios e até casas de famílias. Os restaurantes que trabalham dentro do parque aumentam faturamentos, assim como as associações que apresentam artesanatos para venda. O ENART movimenta muito mais que dançarinos com sonhos e desejos, movimenta a cidade, as pessoas, as prefeituras que trabalham para que tudo saia de acordo e todos os equipamentos turísticos investem para receber estas pessoas que estão lá, para realizar sonhos e divulgar a tradição.
Para a população de Santa Cruz do Sul, além de promover a cidade, o evento traz benefícios econômicos grandes, além de ser um evento cultural onde todos aprendem cada vez mais a cultura do Estado. Além disso, a pesquisa feita no Enart 2011 com a população e com visitantes, para estes, o ENART é o principal evento de manifestação cultural do Estado, pois, em todos os cantos do Estado, sempre há um CTG com uma Invernada que sonha em ir pelo menos 1 vez para o Enart, e é isso, este sonho que movimenta a todos aqueles que participam e saem de suas cidades em direção a Santa Cruz do Sul. Turisticamente falando, movimenta o turismo por onde as inter-regionais são realizadas.

Se todas as cidades que recebem o evento fizerem um levantamento e aproveitarem o evento para movimentar e divulgar a sua cidade nos dias do evento, o turismo da cidade cresce, o evento cresce e a divulgação da cultura e do tradicionalismo se expande para mais pessoas, agregando cada vez mais pessoas que cultivam e levam a tradição para todos os cantos do Estado.

Caroline Schiller Monte Blanco
Formanda Curso de Turismo
Universidade Feevale


Fonte e texto: blog do CMCPOA e Rogério Bastos


Neste blog, tu encontrarás notícias sobre: a cultura do Rio Grande do Sul, Semana FarroupilhaCTGrodeiobaileENARTprendapeãocavalosfestas típicasfestivais de músicaagenda de artistasturismo e muito mais... 

Você sabia? O Blog da Pithan Pilchas é atualizado todos os dias, por isso recomendo que siga nosso TWITTER (@pithanpilchas), RSS FEEDFACEBOOK ou cadastre seu endereço de e-mail para receber nossas atualizações por e-mail.
Assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!

0 comentários:

Postar um comentário

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS
COMPRE SEU LIVRO NA PITHAN PILCHAS: CLIQUE NA IMAGEM PARA SABER MAIS
Related Posts with Thumbnails