Olá, tudo bem? Obrigado por visitar-nos. Queremos divulgar nossa tradição não só no Rio Grande, mas aonde houver um gaúcho. Se gostares do blog, divulgue para tua lista de contatos. Aproveite a visita ao blog, deixe seu RECADO, COMENTE nossos posts, olhe nossos PRODUTOS e seja um SEGUIDOR.

Faça seu pedido

Desfile Temático da Semana Farroupilha

Olá Caro leitor, se quiseres acompanhar nossos artigos, assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!


DESFILE TEMÁTICO DE PORTO ALEGRE

Antes de expressar minha opinião sobre o Desfile Temático da Semana Farroupilha de Porto Alegre, quero dizer que eu deveria estar lá na avenida Edvaldo Pereira Paiva, ao lado do radialista e amigo Jairo Reis, comentando o desfile para a Rádio Rural, como já o fizera por ocasião do Desfile Tradicional. Ocorre que a gente pensa que a atual sempre será a última Semana Farroupilha da vida da gente (dentro daquele pensamento de sugar o máximo o momento atual em que vivemos) e acabei me descuidando nos temporais. Resultado: Ontem vi o desfile da cama, com febre e a garganta que não passava um gole de água. Ainda bem que o Jairo Reis, cria de Santo Antônio da Patrulha, não se mixa por pouca coisa e conduziu maestralmente as narrativas (vi pela TV COM e ouvi a Rádio Rural).

Mas bueno! Sempre que se fala em Desfile Temático, hay que ter-se muito cuidado pois a gauchada mais ortodoxa desce o rebenque nas opiniões. Acham que a coisa é meio carnavalesca. Então, os organizadores ficam atados. Se fazem uma coisa mais gigantesca caem no risco de "virar carnaval". Se não fazem, o desfile fica singelo demais. Já participei de algumas reuniões pré-desfile e sei da dificuldade destes criadores de carros temáticos.

O que eu pude ver, com os olhos da lente, o que é bem diferente de estar na avenida, foi um desfile bonito, coeso, com intensa participação das pessoas envolvidas e fidelidade ao tema proposto (Nossas Riquezas). No início achei que havia certa disparidade entre alguns dos nove carros temáticos, ou seja, uns bem acabados e bonitos e outros bem mais humildes mas revendo o cortejo pude percebi que aquelas alegorias mais simples eram auxiliares da principal. Como um todo, diria que o desfile esteve nota 9!

Não dou um dez porque acho que os organizadores vão ter que repensar o seguinte: NÃO PODE TER ANIMAIS NO DESFILE TEMÁTICO. Era constrangedor ver 97% dos 1.500 participantes ter que desviar dos estercos por causa de quatro ou cinco cavalarianos portando as bandeiras diante de cada carro. Que se carregue as bandeias a pé, ou nos carros, mas cavalo no desfile temático não. Da mesma forma que NÃO PODE TER GENTE A PÉ NO DESFILE TRADICIONAL! Mas este, é assunto para segunda-feira!

Em relação ao público, foi bem maior e mais participativo do que o desfile tradicional.

O que se pode dizer atualmente, é que o Desfile Temático é algo concreto, enraizado e positivo no meio tradicionalista. O que muitos não dizem, mas vou dizer agora, é que, segundo meu amigo, pajador Paulo de Freitas Mendonça, essa idéia de desfile temático surgiu em Passo Fundo em 1992, a partir de um pensamento de Luís Mussini, que denominou como Mostra da Cultura Gaúcha. Na época o coordenador tradicionalista da região foi contra e por ser voto vencido e radical, se licenciou. Hoje o Desfile Temático é sucesso na capital e poucos lembram dos mentores ou colocam em dúvida que tenha sido lá pelo Planalto Médio que surgiu esta brilhante ideia.

Fonte e texto: CMCPOA e blog do Léo Ribeiro


Neste blog, tu encontrarás notícias sobre: a cultura do Rio Grande do Sul, Semana FarroupilhaCTGrodeiobaileENARTprendapeãocavalosfestas típicasfestivais de músicaagenda de artistasturismo e muito mais... 

Você sabia? O Blog da Pithan Pilchas é atualizado todos os dias, por isso recomendo que siga nosso TWITTER (@pithanpilchas), RSS FEEDFACEBOOK ou cadastre seu endereço de e-mail para receber nossas atualizações por e-mail.
Assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!

0 comentários:

Postar um comentário

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS
COMPRE SEU LIVRO NA PITHAN PILCHAS: CLIQUE NA IMAGEM PARA SABER MAIS
Related Posts with Thumbnails