Olá, tudo bem? Obrigado por visitar-nos. Queremos divulgar nossa tradição não só no Rio Grande, mas aonde houver um gaúcho. Se gostares do blog, divulgue para tua lista de contatos. Aproveite a visita ao blog, deixe seu RECADO, COMENTE nossos posts, olhe nossos PRODUTOS e seja um SEGUIDOR.

Faça seu pedido

Concurso de Primeira Prenda

Olá Caro leitor, se quiseres acompanhar nossos artigos, assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!



Concurso de Primeira Prenda exige pelo menos três anos de preparação

Tradicional concurso tem eliminatórias e provas teóricas e práticas.
Raquel Pinheiro, atual vencedora, começou a se preparar aos seis anos.

Dedicação, muita dedicação, e amor pelo Rio Grande do Sul. Esses são dois dos principais requisitos para vencer todas as etapas que levam a ostentar o título de Primeira Prenda do estado. O posto requer uma preparação de pelo menos três anos. Para colocar a faixa, a representante precisa vencer três eliminatórias.

"Primeiro tem que se preparar para ser escolhida prenda da sua entidade (CTG ou MTG), aí se prepara um ano para participar de um concurso regional. Depois, mais um ano para concorrer a Primeira Prenda do Estado", explicou ao G1 Maria Regina Cava Arce, avaliadora regional há oito anos e patrona da Semana Farroupilha de Gravataí.

Diferente dos concursos de misses, a beleza não é julgada. Os pré-requisitos são ser solteira, não ter filhos e não morar de forma estável com companheiro. Habilitada para concorrer, a candidata precisa passar por provas artísticas e de conhecimentos.

"É um concurso de conhecimento, sociabilidade e simpatia. Não inclui beleza. Faz a prova escrita (historia, geografia e conhecimentos gerais) uma redação com tema tradicionalista. Depois, faz a prova artística. Primeiro tem que declamar, cantar ou tocar um instrumento. Em seguida tem que dançar uma dança tradicional e uma dança de salão. Por último, precisa fazer uma apresentação oral sobre um tema tradicionalista sorteado 15 minutos antes".

Atual Primeira Prenda começou a se preparar aos 6 anos
Raquel Pinheiro Pereira, 21 anos, é a atual Primeira Prenda do estado. A representante de Santana do Livramento, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, começou a participar de concursos de prendas aos seis anos. Aos 15, foi eleita na categoria juvenil, em 2007/2008. Aos 20, ganhou como Primeira Prenda adulta.

Normalmente, as meninas começam a concorrer nas categorias menores, servindo de preparação para a competição adulta. Disputam a categoria mirim crianças de 9 a 13 anos. A fase juvenil vai dos 14 aos 17. No adulto concorrem mulheres dos 18 aos 27 anos.

"Varia de prenda para prenda, mas a maioria começa desde pequena, como prendinha. Comecei com 6 anos, aí comecei a tocar gaita e sempre tive esse sonho de ser escolhida", contou Raquel ao G1.

A virtude para tocar gaita ajudou a abrir as portas para Raquel. Como não canta e não declama, ela sempre tocou gaita nos concursos como sua aptidão artística. Para ser escolhida ela também teve de se aperfeiçoar nas danças.

"Dançava só quando pequena, tive que aperfeiçoar, mas o que requer mais preparação mesmo é a parte escrita. Tem que saber sobre geografia e história do Rio Grande do Sul, história do Brasil relacionada ao Rio Grande do Sul e tradição e folclore”.

Participação em eventos
Além das provas e apresentações, a Primeira Prenda precisa ser atuante em eventos sociais. Certificados são exigidos para que a concorrente siga em condições de disputa. Para isso, ela precisa comparecer a eventos estaduais, congressos e encontros tradicionalistas. Em cada um deles a prenda vai colhendo certificados. Para comprovar a presença, tem que tirar fotografia ao lado da faixa do evento.

Se escolhida como Primeira Prenda, a função social também é uma das principais.Será ela uma das responsáveis por representar o estado em diversos eventos culturais. Entre os encargos estão ajudar a difundir as raízes gaúchas, despertar o interesse dos jovens para que ingressem no movimento tradicionalista e promover reuniões e eventos que incentivem a cultura rio-grandense. Raquel, atual representante do estado, chega a visitar 10 cidades em um mês.

Por Gabriel Cardoso

Fonte: G1


Neste blog, tu encontrarás notícias sobre: a cultura do Rio Grande do Sul, Semana FarroupilhaCTGrodeiobaileENARTprendapeãocavalosfestas típicasfestivais de músicaagenda de artistasturismo e muito mais... 

Você sabia? O Blog da Pithan Pilchas é atualizado todos os dias, por isso recomendo que siga nosso TWITTER (@pithanpilchas), RSS FEEDFACEBOOK ou cadastre seu endereço de e-mail para receber nossas atualizações por e-mail.
Assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!

0 comentários:

Postar um comentário

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS
COMPRE SEU LIVRO NA PITHAN PILCHAS: CLIQUE NA IMAGEM PARA SABER MAIS
Related Posts with Thumbnails