Olá, tudo bem? Obrigado por visitar-nos. Queremos divulgar nossa tradição não só no Rio Grande, mas aonde houver um gaúcho. Se gostares do blog, divulgue para tua lista de contatos. Aproveite a visita ao blog, deixe seu RECADO, COMENTE nossos posts, olhe nossos PRODUTOS e seja um SEGUIDOR.

Faça seu pedido

Final do Freio de Ouro 2012

Olá Caro leitor, se quiseres acompanhar nossos artigos, assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!


Balaqueiro do Nonoai e Sananduva do Salton vencem o Freio de Ouro 2012

Chuva e barro. Emoção e ansiedade. Morfologia, função e raça. A final da 31ª edição do Freio de Ouro teve todos os elementos que fizeram da maior seletiva do cavalo Crioulo uma prova de apaixonados. A decisão da competição deste ano, realizada na tarde de 26 de agosto na pista do Parque Assis Brasil em Esteio/RS, foi um espetáculo para os olhos e um teste para o coração e os nervos.

Os troféus do Freio de Ouro foram para o cavalo Balaqueiro do Nonoai, exposto pelo Condomínio Balaqueiro dos municípios de Nonoai e Marau/RS e a égua Sananduva do Salton, do expositor Paulo Murilo Dias Lopes de Dom Pedrito/RS. Balaqueiro foi montado pelo ginete Cezar Augusto Freire e encerrou a prova com a nota 21,236, enquanto Sananduva teve a monta de Márcio Maciel e ficou com a nota final de 21,976.
O Freio de Prata das fêmeas ficou com Oraca do Itapororó, exposta por Aldo Vendramin e montada por Fábio Silveira e o de Bronze com Rapariga do Amanhecer, do criador Fábio Moura, com o ginete Daniel Teixeira. Abre Cancha da Onicron, de José Bueno e João Medeiros e montado por Adriano Streck foi o Freio de Prata nos machos. O Bronze da categoria ficou RZ Revuelto Cristal da Carapuça, montado por Daniel Teixeira e exposto por Luizantero Peixoto e filhos e Vitélio Rigão e filhas.

Desfile e comemoração
Na abertura da prova, ao meio dia, os 80 anos da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) foram lembrados com o desfile de tropilhas simbolizando os primórdios da seleção da raça, além de comissões montadas representando núcleos e modalidades oficiais do cavalo Crioulo.
A solenidade, coordenada pela ex-presidente e atual secretária da ABCCC, Elisabeth Lemos, e roteirizada pelo jornalista Renato Dalto, ainda contou com a execução dos hinos brasileiro e rio grandense durante o hasteamento das bandeiras, com a presença do governador do Estado do Rio Grande do Sul, Tarso Genro.

A grande decisão
Logo após a abertura, o público que, mesmo com a forte chuva que caiu durante todo o tempo, lotou as arquibancadas do parque, voltou a sua atenção para a pista de mangueira onde teve início a primeira etapa da decisão. Até então o equilíbrio entre as altas médias dos 28 concorrentes, que durante as primeiras fases apresentaram um desempenho uniforme e ficaram à frente de um total de 104 conjuntos, mantinham a prova em aberto em ambas categorias.
Oscilando entre as posições, cerca de oito éguas mostravam condições de chegar na ponta, na decisão das fêmeas. Algumas tiveram dificuldade na mangueira e foram penalizadas. Nos machos, os possíveis candidatos já se diferenciavam dos demais e mostravam melhor qualidade nos apartes e pechadas.
Sem intervalo a prova voltou à pista de campo para a Bayard-Sarmento, onde a avaliação dos giros e esbarradas deu ainda mais força aos líderes parciais. O resultado, como costuma ser no Freio de Ouro, só foi decidido após a última paleteada.

Coração valente e de Ouro
“Venceu a égua que melhor conseguiu manter a regularidade e a resistência para a última etapa. Ela foi muito constante, parelha e principalmente suave nos movimentos e com boa postura”, disse Ciro Manoel de Freitas, jurados das fêmeas junto de André Rosa e Francisco Fleck, sobre Sananduva.
Após alcançar o sexto lugar no Bocal de Ouro em e a quinta colocação no Freio em 2010 e um mau desempenho no ano passado, O título de Sananduva deu a sensação de realização. “Foi uma grande satisfação, sabíamos do potencial e sempre confiamos nela. Sananduva tem o coração de ouro”, disse Camila Seaba, da Cabanha Salton.
“Essa égua é uma lição de vida para mim. No ano passado faltou um pouco de experiência minha e esse ano eu falei que não iria perder para mim mesmo e foi o que aconteceu”, disse emocionado o ginete Márcio Maciel.
Rodrigo Py, jurado dos machos junto de João Arísio e Christina Mello, elogiou a alta capacidade funcional do vencedor da categoria e salientou a sua principal virtude. “Ele é um cavalo de um temperamento fora de série. Explode na hora que precisa e quando não precisa, descansa. Isso transmite muita confiança ao ginete”, avaliou.
Balaqueiro, quarto colocado no Freio de 2011 e no Freio Internacional, este ano em Montevidéu, também dava mostras de que poderia render mais. “Chamamos ele de coração valente porque ele não desiste nunca. Esse resultado estava guardado para ele”, disse Fábio Vaccaro, integrante do condomínio de criadores que detém a propriedade do animal.
Cezar Freire, que com o premio conquista o bi-campeonato da prova, também falou a respeito do cavalo gateado. “Quando vi a previsão de chuva pensei que seria bom para nós pois ele é um cavalo de muita força. Faz quatro anos que eu treino com ele e me apaixonei por esse cavalo desde a primeira vez. Ele tem um temperamento espetacular”.
Freire ainda levou para casa o prêmio de Ginete do Ano pelo terceiro ano consecutivo, e o domador e ginete Germano Chempceke teve o seu trabalho reconhecido com o prêmio de Domador do Ano.

Resultado

Fêmeas
Freio de Ouro
Sananduva do Salton, filha de AS Malke Cartucho e Setária do Rincão do Barreto
Criador: Paulo Murilo Barreto Dias Lopes, Dom Pedrito-RS
Expositor: Paulo Murilo Barreto Dias Lopes
Estabelecimento: Cabanha Salton, Dom Pedrito-RS
Domador: Afonso Jardim
Ginete: Marcio Maciel
Credenciadora: Júlio de Castilhos-RS (Média: 20,921)
Classificatória: Carazinho-RS (Média: 19,542)
Nota Final: 21,976

Freio de Prata
Oraca do Itapororó, filha de Jalisco de Santa Angélica e Fuzarca do Itapororó
Criador: Nestor de Moura Jardim Filho, Itaqui-RS
Expositor: Aldo Vendramin
Estabelecimento: Estância Vendramin, Palmeira-PR
Domador: Antonieto Rosa
Ginete: Fábio Teixeira da Silveira
Credenciadora: Balsa Nova-PR (Média: 22,108)
Classificatória: Bocal de Ouro (Média: 23,747)
Nota Final: 21,208

Freio de Bronze
Rapariga do Amanhecer, filha de Nácar do Purunã e Sendero Luna Llena
Criador: Fábio Bellotti Moura, Brasília-DF
Expositor: Fábio Bellotti Moura
Estabelecimento: Cabanha Nova Querência, Brasília-DF
Domador: Germano Chempceke
Ginete: Daniel Waihrich Marim Teixeira
Credenciadora: Julio de Castilhos (Média: 20,141)
Classificatória: Carazinho-RS (Média: 19,064)
Nota Final: 20,953

Machos
Freio de Ouro
Balaqueiro do Nonoai, filho de SBT Custódio e Etiqueta Tambaé
Criador: Fábio Vaccaro, Erechim-RS
Expositor: Condominio Balaqueiro
Estabelecimento: Cabanha Santa Luzia e Turra, Nonoai e Marau-RS
Domador: Adriano Medeiros da Silva
Ginete: Cézar Augusto Schell Freire
Credenciadora: Julio de Castilhos (Média: 20,284)
Classificatória: FICCC (Média: 19,254)
Nota Final: 21,236

Freio de Prata
Abre Cancha da Onicron, filho de Pergaminho AA e Quina Tupambaé
Criador: José Eduardo Bueno, Novo Hamburgo-RS
Expositor: José Eduardo Bueno / João Carlos Medeiros
Estabelecimento: Cabanha Onicron e Reservada, Novo Hamburgo-RS
Domador: Miguel Barbieri Marques
Ginete: Adriano A. Streck
Credenciadora: Camaquã (Média: 19,619)
Classificatória: Caxias do Sul (Média: 20,441)
Nota Final: 21,089

Freio de Bronze
RZ Revuelto Cristal da Carapuça, filho de Chicão de Santa Odessa e BT Abadessa
Criador: Rubens Elias Zogbi, São Paulo-SP
Expositor: Luizantero P. Peixoto e filhos e Vitelio Rigão e filhas
Estabelecimento: Fazenda Tarumã e Estância da Conquista, Julio de Castilhos e Lavras do Sul-RS
Ginete: Daniel Waihrich Marim Teixeira
Credenciadora: Julio de Castilhos (Média: 20,798)
Classificatória: FICCC (Média: 20,415)
Nota Final: 20,700

Fonte: ABCCC


Neste blog, tu encontrarás notícias sobre: a cultura do Rio Grande do Sul, Semana FarroupilhaCTGrodeiobaileENARTprendapeãocavalosfestas típicasfestivais de músicaagenda de artistasturismo e muito mais... 

Você sabia? O Blog da Pithan Pilchas é atualizado todos os dias, por isso recomendo que siga nosso TWITTER (@pithanpilchas), RSS FEEDFACEBOOK ou cadastre seu endereço de e-mail para receber nossas atualizações por e-mail.
Assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!

0 comentários:

Postar um comentário

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS
COMPRE SEU LIVRO NA PITHAN PILCHAS: CLIQUE NA IMAGEM PARA SABER MAIS
Related Posts with Thumbnails