Olá, tudo bem? Obrigado por visitar-nos. Queremos divulgar nossa tradição não só no Rio Grande, mas aonde houver um gaúcho. Se gostares do blog, divulgue para tua lista de contatos. Aproveite a visita ao blog, deixe seu RECADO, COMENTE nossos posts, olhe nossos PRODUTOS e seja um SEGUIDOR.

Faça seu pedido

Tradicionalistas: escolha da Primeira Prenda

Olá Caro leitor, se quiseres acompanhar nossos artigos, assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!


Tradicionalistas defendem manutenção da beleza como critério para escolha da Primeira Prenda gaúcha

Soberana adulta do Estado, no entanto, salienta a verdadeira essência da mulher gaúcha

Uma proposta polêmica sobre a escolha da Primeira Prenda do Estado será votada nesta sexta-feira pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). O concurso eliminaria a beleza como um dos critérios para a soberana dos galpões. Outra mudança: deslizes de português não vão ocasionar em perda de pontos.

A seguir, confira a opinião de tradicionalistas e especialistas sobre o assunto:

João de Almeida Neto, cantor, compositor e escritor
"A Primeira Prenda tem que ser bonita e inteligente, não pode ser feia e burra. Se não se consideram capazes de avaliar, então coloquem alguém habilitado, o que tu não pode é afrouxar, é ser relapso na avaliação e colocar uma pessoa que representa um segmento da cultura, que não tenha sequer conhecimento da Língua Portuguesa."

Shana Muller, cantora e jornalista 
"Concorri à Primeira Prenda do RS nas categorias mirim e juvenil. Numa perdi e em outra venci. Coincidentemente na avaliação da primeira vez que concorri minha prova escrita teve uma das melhores notas e acabei perdendo no quesito beleza. Confesso que na época fiquei bem triste, mas afinal, eu era uma criança.

Não acredito no fato que analisar beleza seja um “preconceito” assim como vejo fundamental que uma prenda saiba escrever e falar corretamente. Se a escolhida será representante, que seja a que preencha a maior parte dos requisitos. A beleza é um conceito que vai muito além dos atributos físicos ou padrões instituídos, portanto não me parece que deva ser retirada do concurso. Não pode ser feio ser bonito."

Antônio Augusto Fagundes (Nico Fagundes), poeta, compositor e tradicionalista
"Querem acabar com as duas grandes características da primeira prenda, a beleza e o conhecimento cultural. Uma Primeira Prenda do MTG, bonita e culta, parece uma princesinha. Na realidade, ela é uma autoridade em cultura gaúcha. Não acabem com isso, por favor. E como é que vai se aceitar uma Primeira Prenda falando tudo errado?" 

Raquel Pinheiro, Primeira Prenda adulta do RS
Raquel Pinheiro, 20 anos, se preparou para o concurso da Primeira Prenda gaúcha desde os seis anos. Tem os títulos mirim e juvenil. Por dois anos, estudou durante seis horas a cada dia para conhecer a história e a tradição do Rio Grande do Sul. O resultado veio no ano passado, quando foi eleita a Primeira Prenda adulta do Estado. Se beleza importa?

— Não é o tipo de concurso que procura a mulher mais bonita, é um concurso que busca a verdadeira essência da mulher gaúcha — opina.

Cláudio Moreno, doutor em Letras
"É justo que se avalie, nas candidatas, a capacidade de se expressar com naturalidade e fluência — eu ainda acrescentaria "graça e desembaraço" —, porque essas são características que contribuem para a caracterização de uma personalidade, tanto ou mais do que a aparência física. Agora, avaliar "linguajar correto e sem gírias ou tiques", isso seria pedir ao júri que vá muito além de sua competência.

A inclusão deste item no regulamento foi motivada, tenho certeza, pela melhor das intenções, mas baseada em critérios nada científicos; qualquer especialista sabe que há uma larga faixa indefinida entre o que se considera certo ou errado, adequado ou inadequado, especialmente na linguagem falada."

Como é hoje
— O critério beleza integra o item Caracteres Pessoais da planilha de notas. São 10 pontos no total, que se dividem em cinco para o critério boas maneiras, 2,5 para simpatia e 2,5 para beleza.

Como pode ficar
— O critério beleza será trocado pelo item “comunicação”, que deverá julgar as vestimentas, a maquiagem, o cabelo, a postura e a maneira como a prenda se apresenta aos jurados.

Fonte e texto: Joice Bacelo e Marielise Ferreira - joice.bacelo@zerohora.com.br - marielise.ferreira@zerohora.com.br


Neste blog, tu encontrarás notícias sobre: a cultura do Rio Grande do Sul, Semana FarroupilhaCTGrodeiobaileENARTprendapeãocavalosfestas típicasfestivais de músicaagenda de artistasturismo e muito mais... 

Você sabia? O Blog da Pithan Pilchas é atualizado todos os dias, por isso recomendo que siga nosso TWITTER (@pithanpilchas), RSS FEEDFACEBOOK ou cadastre seu endereço de e-mail para receber nossas atualizações por e-mail.
Assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!

0 comentários:

Postar um comentário

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS
COMPRE SEU LIVRO NA PITHAN PILCHAS: CLIQUE NA IMAGEM PARA SABER MAIS
Related Posts with Thumbnails