Olá, tudo bem? Obrigado por visitar-nos. Queremos divulgar nossa tradição não só no Rio Grande, mas aonde houver um gaúcho. Se gostares do blog, divulgue para tua lista de contatos. Aproveite a visita ao blog, deixe seu RECADO, COMENTE nossos posts, olhe nossos PRODUTOS e seja um SEGUIDOR.

Faça seu pedido

Histórico do CTG Boca da Serra

Olá Caro leitor, se quiseres acompanhar nossos artigos, assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!


CTG Boca da Serra - SC: h
istórico

                           
        Acreditando que era preciso resgatar a cultura dos antepassados e cultivar o autêntico tradicionalismo que cada um trazia dentro de si, algumas pessoas idealizaram formar uma sociedade tradicionalista no município de santo Amaro da Imperatriz.

        Por isso no dia 16 de dezembro de 1996, realizou-se a primeira reunião para criação do Centro de Tradições Gaúchas “Boca da Serra”. A origem deste nome é por se encontrar aos pés da Serra Catarinense.

        Os principais objetivos da criação do CTG Boca da Serra são: difundir, preservar e cultuar o folclore, a história, os feitos heróicos, os valores morais e culturais, os usos e costumes da gente catarinense e gaúcha. Promover rodeios crioulos, espetáculos artísticos, fandangos e churrascos, ou quaisquer outras festividades de centro regionalista.

        Nesse mesmo dia ( 16 de dezembro de 1996 ) formou-se  a primeira Patronagem. O 1º Patrão Geral deste CTG, foi o Dr . Laerte Roque da Silva,( Na época juiz da Comarca de Santo Amaro da Imperatriz). Esta diretoria e os demais sócios tinham pela frente um trabalho árduo, um sonho que precisava tornar-se realidade. Mas, o comprometimento, a participação efetiva de todos, a competência e a união, foram os princípios básicos para o crescimento desta sociedade. A construção do Parque de Rodeios foi um dos objetivos concretizado.Tudo era novo, as dificuldades eram muitas, mas a vontade e a persistência falavam mais alto do que os obstáculos encontrados.(1996-2000).

        A partir do dia 01 de janeiro de 2001, o Sr. Pedro Joaquim Goulart foi escolhido como Patrão Geral. Juntamente com a nova diretoria e demais sócios realizaram um trabalho que vinha a dar continuidade às obras realizadas pela primeira patronagem. Entre várias melhorias realizadas no Parque de Rodeios, o marco mais  relevante deixado pelo Patrão Pedro foi a construção da gruta de Nossa Senhora Aparecida, 1ª Prenda do Céu, Protetora das Prendas e Peões. Local que atraem grande público durante todo o ano. Segundo Sr. Pedro: “Foram quatro anos de muito trabalho e realizações. Com certeza a maior conquista de todo esse tempo em que estive a frente da patronagem é a certeza de ter contribuído para a perpetuação da tradição gaúcha no nosso município de Santo Amaro da Imperatriz. Herdei do meu pai esse respeito por essa cultura tão rica e espero que ela seja mantida por quem realmente a guarda no lado esquerdo do peito.  Espero que o Centro de Tradição Gaúcha não seja apenas local de festa, mas também, ponto de encontro de famílias e amigos.  Assim sempre considerei o nosso “Boca da Serra” e assim espero que ele seja mantido. Tenham certeza que como as porteiras do CTG o meu coração está sempre aberto a acolher a nossa cultura maior.”( PJG  2001-2005 ).

        O 3º  Patrão Geral foi o Sr. Antônio Rogério Martins. Desde que assumiu a entidade teve como meta principal preservar e cultivar a união entre os tradicionalistas. Foi através da união, da coragem e o comprometimento de pessoas amantes da Tradição Gaúcha, que hoje o CTG Boca da Serra possui sua sede própria, situado na Rua Natividade, no Centro de Santo Amaro da Imperatriz. Foi através da persistência e dedicação  do Patrão e sua equipe realizaram inúmeras conquistas, dentre elas podemos destacar, a compra do terreno, a implantação da Invernada Artística, a reestruturação da rede elétrica e iniciou o Galpão do CTG. ( 2006-2009).

        O 4º e atual Patrão é o Sr. Mário Cézar Besen, sócio fundador do CTG Boca da Serra, assumiu  no dia 16 de dezembro de 2008. Tem por objetivo dar continuidade ao grande galpão que vem sendo construído que irá sediar grandes eventos artísticos e culturais e apoiar o Projeto social  ( dança, poesia e escolinha de laço) realizado pelo CTG que atende Crianças, jovens e adultos.   Mário acredita que: Graças a dedicação de peões e prendas com o objetivo de difundir a tradição gaúcha  que atualmente o CTG Boca da Serra  realiza um dos maiores Rodeios da 7ª Região Tradicionalista de Santa Catarina. E que acima de tudo,  cultivar a tradição gaúcha   significa liberdade, amor à natureza, ao cavalo, à música, à justiça que se cultiva nos  encontros, ao som de músicas e a degustação de deliciosos pratos a base de frescal.

Por Carmem Besen


Fonte: ctgbocadaserra.com.br


Neste blog, tu encontrarás notícias sobre: a cultura do Rio Grande do Sul, Semana FarroupilhaCTGrodeiobaileENARTprendapeãocavalosfestas típicasfestivais de músicaagenda de artistasturismo e muito mais... 

Você sabia? O Blog da Pithan Pilchas é atualizado todos os dias, por isso recomendo que siga nosso TWITTER (@pithanpilchas), RSS FEEDFACEBOOK ou cadastre seu endereço de e-mail para receber nossas atualizações por e-mail.
Assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!

0 comentários:

Postar um comentário

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS
COMPRE SEU LIVRO NA PITHAN PILCHAS: CLIQUE NA IMAGEM PARA SABER MAIS
Related Posts with Thumbnails