Olá, tudo bem? Obrigado por visitar-nos. Queremos divulgar nossa tradição não só no Rio Grande, mas aonde houver um gaúcho. Se gostares do blog, divulgue para tua lista de contatos. Aproveite a visita ao blog, deixe seu RECADO, COMENTE nossos posts, olhe nossos PRODUTOS e seja um SEGUIDOR.

Faça seu pedido

Centro de Tradições Gaúchas SINUELO

Olá Caro leitor, se quiseres acompanhar nossos artigos, assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!


HISTÓRICO DO CTG SINUELO

O Centro de Tradições Gaúchas SINUELO existe desde o dia 11 de Julho do ano de 1986, inicialmente conhecido como Grupo Nativista Sinuelo, sendo que o registro no MTG ocorreu no dia 25 de março de 2003. Dele participavam funcionários dos diversos setores da Metalúrgica Abramo Eberle S/A, atualmente Mundial S/A. Na época, o Grupo Nativista, coordenado por uma equipe de voluntários e simpatizantes do Movimento Tradicionalista que sensibilizados pelas solicitações de um bom número de colaboradores que se demonstravam interessados a integrar um grupo que objetivasse cultuar a tradição gaúcha, através de diversos apelos no programa "cartão de idéias”.

Liderava o grupo de colaboradores, os Senhores Zanildo Barbosa do Nascimento, Arlindo Bonatto, Renato Mathias, e outros que foram se incorporando ao grupo, que passaram a se reunir para a montagem de um planejamento e estratégia de atuação, sem imaginar que deste ponta pé inicial resultaria num grupo que perdurasse até nossos dias.

Inicialmente o grupo planejava algumas ações, como: curso de danças de fandango, bailes de integração dos funcionários das empresas Eberle, que naquela época beirava a casa de 6.000 colaboradores. De um desses cursos de danças surgiu a idéia da montagem de um grupo de danças tradicionais. Nesse instante é que foi pensado em batizar o grupo e o nome unânime foi o que se mantém até hoje: Grupo Nativista SINUELO. O nome Sinuelo foi pensado exatamente pelo conceito que a palavra propõe. Assim como é dado o nome àquele animal manso que vai à frente para conduzir os demais a um ponto, este grupo de pessoas que estavam à frente tinham este mesmo sentido. Nesta época também foi buscado um lema dentro desta linha, que também persiste até nossos dias. E o lema escolhido foi "Puxando a Tradição”.

Após diversas interrupções e ressurgimentos, no início do ano de 2003 foi tomada a decisão de registrar o grupo ao MTG, mantendo-o vinculado ao departamento cultural da Sociedade Esportiva e Recreativa Eberle. Assim, buscou-se o enquadramento às normas do movimento e obteve-se a possibilidade de participação em rodeios e eventos oficiais, como o ENART.

A entidade se transformou em CENTRO DE TRADIÇÕES GAÚCHAS, devidamente registrada ao movimento sob nº 2111, conforme carta despachada pela 25ª Região Tradicionalista e passou a tratar as ações com maior seriedade na prática das atividades e cultivo das tradições gaúchas.

Foram eleitos para a primeira Patronagem do CTG Sinuelo, que ficou no mandato de 2003 a 2007, os seguintes membros:

- Patrão: Roni Martins.

- Capataz: (Vice patrão): João Macedo.

- Sota-Capataz: (Secretário): Adão Bueno.

- Agregado das Pilchas: (Tesoureiro): Gilmar Ziliotto.

Os membros do Conselho da SER-Eberle também assumiram o Conselho do CTG, sob a coordenação do Presidente Arlindo Bonatto. Como sinal de reconhecimento, neste evento também recebeu o título de Patrão de Honra, o Sr. Zanildo Barbosa do Nascimento.

Em evento marcando o 4º aniversário do CTG, realizado em abril de 2007, ocorreu a troca de patronagem, que assim se compôs:

- Patrão: Gilmar Ziliotto.

- Capataz: (Vice patrão): João Macedo.

- Sota-Capataz: (Secretário): Hélton de Oliveira.

- Agregado das Pilchas: (Tesoureiro): Neiva Balbinot Ziliotto.

Nessa data o Sr. Roni foi empossado como Coordenador do Conselho de Vaqueanos.

Nesta data também ocorreu a posse do prendado do CTG que realizou seu primeiro concurso interno de prendas e peões.

Em maio de 2008 a Mundial entregou a seus associados um complexo esportivo, fazendo parte dele também um Centro de Eventos que se transformaria num local onde o CTG poderia realizar suas promoções e eventos, tornando-se assim auto-sustentável.

Em março de 2009, num baile com o conjunto "Os Monarcas”, foi apresentada a nova pagronagem do CTG, sendo reeleita em março 2011 para mais um biênio, A nova patronagem assim se compôs:

- Patrão: Gilmar Ziliotto.

- Capataz: (Vice patrão): José Cristani.

- Sota-Capataz: (Secretário): Hélton de Oliveira.

- Agregado das Pilchas: (Tesoureiro): Neiva Balbinot Ziliotto.

- Capataz Patrimonial: João Macedo.

- Capataz Cultural: Maria de Lurdes Balbinot.

O CTG Sinuelo participou pela primeira vez de um Rodeio em fevereiro de 2004, na cidade de Canela, entrando pela primeira vez num palco como entidade membro do movimento, com sua invernada adulta.

A patronagem do CTG juntamente com a Diretoria da Fundação Abramo Eberle, atual gestora dos benefícios da Mundial SA, sempre imbuídos de um espírito de Responsabilidade Social, vem incentivando esta iniciativa, buscando o aprimoramento técnico das atividades da equipe através da formação de suas invernadas Veterana, adulta, Juvenil, mirim e pré-mirim. Participam destas invernadas, colaboradores da empresa, seus dependentes e comunidade em geral, vendo sempre o Tradicionalismo como Instrumento de Inclusão e Promoção Social.

Além de incentivar os ensaios semanais das invernadas, organizadas pelos coordenadores e departamento artístico, a patronagem do CTG também incentiva fortemente as ações do departamento cultural, o qual se empenha em promover diversos cursos e oficinas, como por exemplo: curso de danças para as invernadas, danças de salão, chula, declamação de poesias, pinturas em madeira e tecido, vocal e execução de instrumentos musicais, e outras oficinas e trazendo palestrantes, conforme necessidade. Sempre que possível, atende solicitações da 25ª RT e comunidade para apresentações em escolas, acampamento das empresas, eventos da Semana Farroupilha, Festa da Uva e outros que venham a ser promovidos.

Em recente projeto de responsabilidade social, iniciado em 2009 e que continua em andamento neste exercício, a entidade vem realizando atividades em colégios próximos à empresa, como é o caso da "Escola Municipal Marianinha de Queiroz”, com visitas culturais e troca de informações. Esta parceria proporcionou aos alunos da escola a possibilidade de se integrarem e participarem das atividades do CTG. Atualmente a entidade coloca à disposição das crianças um micro ônibus, todos os sábados, para que os interessados possam se deslocar das proximidades da escola até o local dos ensaios que fica a 8 Km da escola e levá-los de volta com segurança ao final do ensaio. Cerca de 20 crianças participam deste projeto.

Como resultado e fruto deste incentivo, se orgulha em ser, na Região, uma das entidades de maior participação. Nos rodeios mais relevantes do estado, destacamos o do Campo dos Bugres 2009 que ficou 1º lugar, e no da 25ª RT que ficou em 3º lugar, 2º lugar no Rodeio de Vacaria 2009 e 1º lugar no rodeio de São Marcos 2009. Em 2011 a Entidade teve sua Invernada Juvenil como finalista do Juvenart pela primeira vez e a Invernada Adulta participou das fases seletivas para o Enart, em 2010 pela Série B e em 2011 pela série A.

Diversos de seus membros inscritos são campeões dos mais renomados rodeios e do ENART, evento maior do tradicionalismo gaúcho, nas mais variadas modalidades artísticas.


Fonte: CTG Sinuelo

Neste blog, tu encontrarás notícias sobre: a cultura do Rio Grande do Sul, Semana FarroupilhaCTGrodeiobaileENARTprendapeãocavalosfestas típicasfestivais de músicaagenda de artistasturismo e muito mais... 

Você sabia? O Blog da Pithan Pilchas é atualizado todos os dias, por isso recomendo que siga nosso TWITTER (@pithanpilchas), RSS FEEDFACEBOOK ou cadastre seu endereço de e-mail para receber nossas atualizações por e-mail.
Assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!

0 comentários:

Postar um comentário

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS
COMPRE SEU LIVRO NA PITHAN PILCHAS: CLIQUE NA IMAGEM PARA SABER MAIS
Related Posts with Thumbnails