Olá, tudo bem? Obrigado por visitar-nos. Queremos divulgar nossa tradição não só no Rio Grande, mas aonde houver um gaúcho. Se gostares do blog, divulgue para tua lista de contatos. Aproveite a visita ao blog, deixe seu RECADO, COMENTE nossos posts, olhe nossos PRODUTOS e seja um SEGUIDOR.

Faça seu pedido

Carnaval, tradicionalismo, samba e CTG

Olá Caro leitor, se quiseres acompanhar nossos artigos, assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!

Carnaval e tradicionalismo no desfile carnavalesco em Porto Alegre

Ontem, aqui em Porto Alegre, teve o início dos desfiles das escolas de samba. Algumas escolas homenagearam cidades importados do Rio Grande do Sul. E dentro destas homenagens, não poderia faltar a importância que estas cidades têm dentro tradicionalismo e nativismo do nosso estado.

Passo Fundo foi tema dos Acadêmicos de Gravataí

Quinta escola mais antiga do carnaval de Porto Alegre, a Acadêmicos de Gravataí apresentou como tema-enredo "A Onça Negra Samba e Canta Passo Fundo". Destacada pelas cores vermelho, preto e branco, as 18 alas e cinco carros alegóricos trouxeram para a avenida uma mescla de lendas e realidade que estão na origem de uma das principais cidades do Rio grande do Sul.

O início folclórico de Passo Fundo foi o tema do carro abre alas da escola que destacou o nome da cidade que tem origem numa passagem história sobre um rio fundo em que os índios, inicialmente, e depois os tropeiros, tinham que passar para ir ao norte. Neste local surgiu Passo Fundo. 

A comissão de frente, de branco e sem tripé, representou os arautos da imaginação.
- A proposta foi misturar dois CTGs: o Domadores do Rincão, de Sapucaia do Sul, e o Rancho da Saudade, de Cachoeirinha. Essa mistura de tradicionalismo com samba deu muito certo - explicou Alexandre Ourique, coordenador da comissão de frente.

A terceira alegoria destacou o famoso Cassino da Maróca, um dos locais mais conhecidos dos anos 50, que foi registrado por Ruth Schneider, uma das principais artistas plásticas gaúcha. Em seguida entraram na avenida as alas que prestaram homenagem ao passo-fundense mais conhecido no Brasil e no exterior: Teixeirinha. A Acadêmicos fechou sua apresentação mostrando o potencial de Passo Fundo, destacando sua vocação cultural, com o Festival de Folclore e a Jornada Internacional de Literatura, e a perspectiva de crecimento econômico do município, a partir das pesquisas com o biodisel.

Vila Isabel contou a história de Viamão

Segunda escola a entrar na avenida, a Unidos de Vila Isabel apresentou o enredo "Ibia Mon, Minha História, Minha Raiz", rendendo homenagem aos primeiros habitantes de Viamão. 

Com o carro Farol de Itapuã, a escola trouxe a temática da colonização do homem branco, mais especificamente dos açorianos, que criaram um povoado as margens da estrada que levava a Viamão. A quarta alegoria da Vila Isabel destacou através da Trincheira dos Farrapos, a função de Viamão dentro deste contexto histórico fundamental para formação da cultura sul-rio-grandense.



Bambas faz homenagem a Bagé


A agremiação mais antiga da Capital, a Bambas da Orgia foi a quinta e última escola a desfilar seu samba na primeira noite do Carvanal 2012, Grupo Especial, na madrugada deste sábado, 18, no Porto Seco. A escola que completa 72 anos, homenageou a "rainha da fronteira", a cidade de Bagé. Distribuída em 19 alas e 5 carros alegóricos, os 1,5 mil integrantes da Bambas mostraram o sentimento de amor pela cidade.


O Porto Seco viajou para a fronteira com Bambas da Orgia. Última escola a desfilar no Carnaval, a  agremiação conta a história de Bagé, a rainha da fronteira, no samba-enredo "Dos cerros do solo gaúcho nasce a rainha da  fronteira. Bagé, um salto para o futuro".


A mais antiga escola de Porto Alegre contou a história do índio charrua Ypagé, lutador que cresceu na aldeia e conquistou até  o homem branco. Mais tarde, seu nome deu origem as terras onde hoje ficam a cidade de Bagé. A coragem do guerreiro será exaltada,  assim como a trajetória do município.

Fonte: Blog do Conselho Munic. de Cultura de POA e Zero Hora

Neste blog, tu encontrarás notícias sobre: a cultura do Rio Grande do Sul, Semana FarroupilhaCTGrodeiobaileENARTprendapeãocavalosfestas típicasfestivais de músicaagenda de artistasturismo e muito mais... 

Você sabia? O Blog da Pithan Pilchas é atualizado todos os dias, por isso recomendo que siga nosso TWITTER (@pithanpilchas), RSS FEEDFACEBOOK ou cadastre seu endereço de e-mail para receber nossas atualizações por e-mail.
Assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!

2 comentários:

  1. Hoje comentei com uma pessoa que nosso carnaval já desponta como de ótima qualidade.
    Que bom.
    beijos, meu querido.
    Maria Marçal - Porto Alegre - RS

    ResponderExcluir
  2. foi uma justa homenagem para essas três cidades, apesar de não gostar muito de carnaval ficou legal as apresentações da cultura gaúcha junto com o samba

    ResponderExcluir

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS
COMPRE SEU LIVRO NA PITHAN PILCHAS: CLIQUE NA IMAGEM PARA SABER MAIS
Related Posts with Thumbnails