Olá, tudo bem? Obrigado por visitar-nos. Queremos divulgar nossa tradição não só no Rio Grande, mas aonde houver um gaúcho. Se gostares do blog, divulgue para tua lista de contatos. Aproveite a visita ao blog, deixe seu RECADO, COMENTE nossos posts, olhe nossos PRODUTOS e seja um SEGUIDOR.

Faça seu pedido

Parque Gaúcho: casa temática em Gramado

Olá Caro leitor, se quiseres acompanhar nossos artigos, assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!

Parque Gaúcho
CASA TEMÁTICA DO GAÚCHO, EM GRAMADO

Novo atrativo do município de Gramado, o Parque Gaúcho fará um apanhado antropológico da formação do povo rio-grandense. Em área total de 120 mil metros quadrados, o projeto é resultado de seis anos de execução e pesquisa. Na primeira etapa o público poderá ver o Memorial do Gaúcho. O espaço resgata peças que retratam os hábitos e costumes dos primeiros habitantes do pampa. O empreendimento é privado e idealizado por Marcos Gomes, proprietário do Gramadozoo.

O parque conta ainda com restaurante temático, arena de shows e domas, exposição de animais crioulos, galpão mirim, horta orgânica, herbário, espaço para mostra de arte gauchesca, apresentações da lida campeira e local para apresentações artísticas. Prevê ainda a inauguração do Santuário Gaúcho, em 10 mil metros quadrados de área coberta. Com cerca de mil peças, vai fazer a reconstrução histórica do surgimento do gaúcho desde os primórdios do consumo da erva-mate pelos índios até o período das charqueadas no início do século 20.

Para montar o acervo do memorial, os pesquisadores buscaram bibliografias do Rio Grande do Sul, da Argentina e do Uruguai, além de autores europeus que colonizaram o pampa e fizeram suas observações sobre o modo de vida dos habitantes locais. Todas as vestimentas são recriadas e têm relação com a atividade na lida com o gado e a extração do couro. Além dos itens históricos, o memorial coloca em uso os antigos utensílios e técnicas utilizadas pelo gaúcho, como o sistema de estaqueamento feito com ossos para secagem do couro, o beneficiamento da lã, a produção do charque, o carijo da erva-mate, entre outros.

Resgata ainda as vestimentas, as ferramentas de trabalho e as formas de locomoção e habitação do gaúcho. Maquetes ilustram o cotidiano no ciclo do couro e do charque. O empreendimento fica no Km 35 da ERS 115, ao lado do Gramadozoo. “Mais uma vez a comunidade de Gramado mostra que esta cidade é o que é, pelo trabalho de grandes empreendedores. Gramado apresenta uma gama de atrativos e isso garante uma excelente movimentação de turistas de todas as idades. A cultura gaúcha ganhou um amplo espaço, que levará as nossas tradições a outros Estados e Países”, destacou o prefeito da cidade Nestor Tissot.

Informações:
PARQUE DO GAÚCHO
Na mesma entrada do Gramado Zoo
Estrada RS 115 Km 35
Bairro Várzea - Gramado/RS
Tel.: (54) 3421 0800/54 9154 8861
Ingressos: R$ 18 
www.parquegaucho.com.br
eventos@parquegaucho.com.br


Fonte: Blog Destemperadinho

Neste blog, tu encontrarás notícias sobre: a cultura do Rio Grande do Sul, Semana FarroupilhaCTGrodeiobaileENARTprendapeãocavalosfestas típicasfestivais de músicaagenda de artistasturismo e muito mais... 

Você sabia? O Blog da Pithan Pilchas é atualizado todos os dias, por isso recomendo que siga nosso TWITTER (@pithanpilchas), RSS FEEDFACEBOOK ou cadastre seu endereço de e-mail para receber nossas atualizações por e-mail.
Assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!

2 comentários:

  1. Parabens por este laço certeiro no coraçao do Rio Grande , Abraços a todos . Geraldo Vieira

    ResponderExcluir
  2. visitei o parque gaucho este é o mais novo orgulho para todos que conhecem a cultura e a origem do gaucho, pois quem não conhece não acha rasões para gostar.

    ResponderExcluir

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS
COMPRE SEU LIVRO NA PITHAN PILCHAS: CLIQUE NA IMAGEM PARA SABER MAIS
Related Posts with Thumbnails