Olá, tudo bem? Obrigado por visitar-nos. Queremos divulgar nossa tradição não só no Rio Grande, mas aonde houver um gaúcho. Se gostares do blog, divulgue para tua lista de contatos. Aproveite a visita ao blog, deixe seu RECADO, COMENTE nossos posts, olhe nossos PRODUTOS e seja um SEGUIDOR.

Faça seu pedido

ENART: Encontro de Arte e Tradição

Olá Caro leitor, se quiseres acompanhar nossos artigos, assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!

ENART - Encontro de Arte e Tradição - saiba como funciona

Enart, ou ENART (Encontro de Arte e Tradição) é o maior festival de arte amadora da América Latina segundo a UNESCO. É um evento tradicionalista gaúcho. Promovido pelo MTG, é realizado anualmente em três etapas. As regionais, as inter-regionais, e a final. Envolve competidores de todo o estado, e espectadores de todo o mundo. Estima-se haver mais de dois mil concorrentes por ano, e mais de 60 mil espectadores na fase na final. É de extrema importância para o Rio Grande do Sul, pois é o maior evento tradicionalista gaúcho do mundo, segundo fontes ligadas ao MTG.

Primórdios
O ENART, como atualmente concebido, derivou-se do primeiramente de eventos recorrentes do MOBRAL, consistindo em uma série de eventos meramente culturais.

Primeira Edição
A primeira edição do ENART ocorreu ainda em 1986, sob o nome de FEGART, na cidade de Farroupilha.

Mudança para Santa Cruz do Sul
Após anos com sua realização na serra gaúcha, o evento foi movido para Santa Cruz do Sul, onde permanece até hoje.

Mudança de Nome
Tendo em vista litígios decorrentes da mudança entre cidades, o nome do evento teve de ser alterado, nascendo o, presente, nome ENART.

Consolidação
Hoje o evento é um evento consolidado no meio tradicionalista gaúcho, tendo sua realização usualmente marcada na terceira semana de novembro. Dentre as evoluções que o evento trouxe, destaca-se o cada vez maior número de categorias, abrangindo diferentes aspectos da cultura gaúcha, dentro dos preceitos abrangidos pelo MTG. Consoante a isto, em 2009 ocorreu à primeira transmissão ao vivo do ENART via internet, consolidando a amplitude do evento, que já foi considerado o maior evento de arte amadora da América Latina.

Etapas
O ENART é realizado em três etapas: regionais, inter-regionais e a final, da seguinte forma:

Regional
Nesta etapa, onde pode ou não ser realizado um concurso (vária entre as regiões), classificam-se, sete competidores de cada modalidade para a próxima fase.

Inter-regional
É a etapa, onde em grupos de regiões, classificam-se, oito ou nove competidores (dependendo da Inter), para a fase Final. Recentemente, ocorreu algumas alterações no regulamento, e hoje são realizadas quatro inter-regionais, envolvendo todas as 30 Regiões Tradicionalistas do estado do Rio Grande do Sul.

Final
A fase final, e mais importante, é realizada todo o ano, no 3º final de semana de novembro, na cidade de Santa Cruz do Sul, onde os classificados das inter-regionais, competem com concorrentes de todo o estado, elegendo assim, os "Campeões Estaduais". Em algumas modalidades, como Danças Tradicionais, existe mais uma fase, que ocorre no 3º dia da fase final, chamada de finalíssima, onde certo número de competidores, é selecionado, para se reapresentar, na qual, são conhecidos, como os 20, por exemplo, na modalidade Danças Tradicionais.

Modalidades
Desde o último ENART (2007), existem 23 modalidades. São elas:
§  Danças tradicionais
§  Chula
§  Gaita piano
§  Gaita de boca
§  Gaita botão até 8 Baixos
§  Gaita Botão + de 8 Baixos
§  Bando neon
§  Violino ou rabeca
§  Violão
§  Viola
§  Conjunto instrumental
§  Conjunto vocal
§  Intérprete solista vocal masculino
§  Intérprete Solista vocal feminino
§  Trova campeira (Mi Maior de Gavetão)
§  Trova de martelo
§  Trova estilo Gildo de Freitas
§  Declamação masculina
§  Declamação feminina
§  Pajada
§  Causo
§  Danças de salão

Fonte: Blog Prendas e Peões da 11° RT


Neste blog, tu encontrarás notícias sobre: a cultura do Rio Grande do Sul, Semana FarroupilhaCTGrodeiobaileprendapeãocavalosfestas típicasfestivais de músicaagenda de artistasturismo e muito mais... 

Você sabia? O Blog da Pithan Pilchas é atualizado todos os dias, por isso recomendo que siga nosso TWITTER (@pithanpilchas), RSS FEEDFACEBOOK ou cadastre seu endereço de e-mail para receber nossas atualizações por e-mail.
Assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!

0 comentários:

Postar um comentário

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS
COMPRE SEU LIVRO NA PITHAN PILCHAS: CLIQUE NA IMAGEM PARA SABER MAIS
Related Posts with Thumbnails