Olá, tudo bem? Obrigado por visitar-nos. Queremos divulgar nossa tradição não só no Rio Grande, mas aonde houver um gaúcho. Se gostares do blog, divulgue para tua lista de contatos. Aproveite a visita ao blog, deixe seu RECADO, COMENTE nossos posts, olhe nossos PRODUTOS e seja um SEGUIDOR.

Faça seu pedido

Carreteada Viamonense

Olá Caro leitor, se quiseres acompanhar nossos artigos, assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!
CARRETEADA VIAMONENSE REVIVE VELHOS TEMPOS

Aconteceu, na Estância Grande em Viamão, a 1ª Carreteada Viamonense. O evento reuniu carretas de boi, carretas de quatro rodas puxadas a mulas, carretas puxadas a cavalo e cavalarianos.
   
O passeio pelas estradas da região da Estância Grande reviveu o passado. Nesta localidade onde nasceu o município, as carretas faziam todo o tipo de transporte no início desta civilização. Os participantes ficaram maravilhados com as belezas da localidade e com a originalidade do evento.
   
O cidadão chamado Hélio e agora conhecido como Hélio de Maquiné, veio com suas mulas daquele município distante cerca de 130Km do local do evento. Pra mim é uma coisa fantástica poder participar de um evento tão original, de confraternização e ainda poder me expressar através de uma rádio, disse. O cidadão conhecido como “Zoreia”, veio com sua carreta de quatro rodas puxada por três mulas (foto principal), da cidade de Taquara. Durante todo o percurso, a carreta cheia de gente cantarolando canções embaladas pela gaita do Chamurro. Assim também outras carretas tinham na sua lotação, artistas da música sertaneja que não perderam um momento sequer  do passeio sem interpretar uma música do farto repertório referente às carretas, carros de boi e tropeadas. 
   
Logo após o passeio alguns participantes deram entrevistas na Rádio Comunitária Santa Isabel FM a esse apresentador. A professora Ivone Costa não conseguia reunir os termos exatos para relatar as emoções que viveu. E olha que ela é bem vivida em microfones. Valdecir Chamurro, também pessoa vivida e experiente em atividades culturais diversas, estava extasiado. “Uma iniciativa fenomenal” concluiu. O comunicador, poeta e apresentador de programas de rádio e televisão, Odilon Ramos, também esteve na emissora dando entrevistas e à noite apresentou uma tertúlia musical com a participação de artistas locais. Ficou entusiasmado e disse que Viamão merece e precisa de um evento com esta envergadura. 
   
No domingo as atividades começaram logo cedo. As 5:45h da madrugada já havia fogo de chão aceso. Cheguei para apresentar o programa “Fogão a Lenha” e só coloquei a trempe sobre o fogo (foto menor) com a chaleira de ferro e em seguida o mate estava no ponto. O mesmo fogo serviu para assar a lingüiça e cozinhar o arroz para o almoço. Após isso um café de chaleira com o tição para assentar o pó no fundo, fechou o cardápio deste saudosista.
   
Pela manhã tivemos também a Missa Crioula, apresentada pelo Padre Amadeu Canelas que é tradicionalista gaúcho. Durante a pregação. Uma cruz de madeira, com os lenços branco e colorado, cruzados, entrelaçados, simbolizando as duas correntes políticas do passado, quais sejam os os chimangos e os maragatos faziam a ornamentação. Os fiéis puderam cantar, rezar e acompanhar toda a pregação em linguagem gauchesca, própria para a ocasião. 
   
À tarde no encerramento, o padre Rogério, pároco da Igreja Matriz de Viamão e também responsável pela paróquia São Vicente Mártir, local do evento, esteve presente e reconheceu a importância de um evento organizado e fundamentado nos valores culturais locais. Isso reforça a comunidade. Assim ficou registrado esta primeira edição da Carreteada Viamonense. Para o próximo ano, já tem gente comprando boi agora para dar tempo de amansar e se enfileirar com os demais. Roberto Kellermann

Fonte: Portal Viamão


Neste blog, tu encontrarás notícias sobre: a cultura do Rio Grande do Sul, Semana FarroupilhaCTGrodeiobaileprendapeãocavalosfestas típicasfestivais de músicaagenda de artistasturismo e muito mais...

        Você sabia? O Blog da Pithan Pilchas é atualizado todos os dias, por isso recomendo que siga nosso TWITTER (@pithanpilchas), RSS FEEDFACEBOOK ou cadastre seu endereço de e-mail para receber nossas atualizações por e-mail.
Assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!

6 comentários:

  1. É uma bela volta no tempo! Muito legal! Um abraço Pithans.

    ResponderExcluir
  2. É uma bela volta no tempo! Muito legal! Tomara que atitudes assim se tornem corriqueiras, pois esse tipo de passeio é uma grande "terapia". Um abraço Pithans.

    ResponderExcluir
  3. Me bateu uma saudade do tempo em que fui criado na roça.

    ResponderExcluir
  4. Eu que vivi um certo período de tempo no interior do Rio Grande do Sul em zona de Colonização Italiana, pude assim com seu post recordar os meus bons momentos lá vivido e que saudade bateu agora em meu peito da bela Cidade de Nova Alvorada que fica próxima dos municípios de Marau, Vila Maria, Camargo e Arvorezinha....

    ResponderExcluir
  5. Oi Paulo,
    Deve ter sido uma festança...
    Um dia ainda assisto a uma Missa Crioula, independente dos chimangos e maragatos
    Parabéns ao povo, de carroça e sem carroça1 rsrsrs
    Hasta!
    Bejo.

    ResponderExcluir
  6. Que interessante! =D Eu já participei de uma carreata de carros mesmo, só não me lembro do que era, pois eu era muito criança, mas lembro que fiz muita "bagunça" e me divertir muito tocando a buzina do carro... hahaha

    ResponderExcluir

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS
COMPRE SEU LIVRO NA PITHAN PILCHAS: CLIQUE NA IMAGEM PARA SABER MAIS
Related Posts with Thumbnails