Olá, tudo bem? Obrigado por visitar-nos. Queremos divulgar nossa tradição não só no Rio Grande, mas aonde houver um gaúcho. Se gostares do blog, divulgue para tua lista de contatos. Aproveite a visita ao blog, deixe seu RECADO, COMENTE nossos posts, olhe nossos PRODUTOS e seja um SEGUIDOR.

Faça seu pedido

Chama Crioula em Piratini

Olá Caro leitor, se quiseres acompanhar nossos artigos, assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!

Chama Crioula Permanentemente Acesa em Piratini

No próximo 21 de setembro, sairá de Porto Alegre a Chama Crioula que ficará acesa em Piratini permanentemente. A Chama será conduzida até Piratini pelo MTG - Movimento Tradicionalista Gaúcho - , CBTG - Confederação Brasileira de Tradição Gaúcha -  e pela Ordem dos Cavalarianos.

A Chama chegará em Piratini no dia 1º de outubro, sendo recebida na frente do Palácio da República Rio - Grandense.

Piratini sede Permanente da Chama Crioula

Os festejos Farroupilha do município de Piratini terão uma atração a mais a partir deste ano. Com a aprovação em dezembro de 2010 da Lei 13.600, de autoria do deputado Adilson Troca, a cidade passa a ser sede permanente da Chama Crioula. No encerramento da Semana Farroupilha ela será levada até Piratini, onde permanecerá acesa o ano inteiro no Palácio da República Rio-Grandense. A Chama Crioula sairá de Porto Alegre no dia 21 de setembro, conduzida pelo MTG, CBTG e ordem dos cavalarianos, e deverá chegar em Piratini no dia 1° de outubro. 

O deputado Adilson Troca, que também é autor da Lei 12.919/2008 que tornou a Semana Farroupilha de Piratini em Patrimônio Histórico do Estado, explica que os valores da simbologia tradicionalista não devem limitar-se no tempo. “É um patrimônio cultural que se traduz em fatos, em normas de conduta ética que devem ser lembradas e praticadas quotidianamente. A chama crioula, retirada todos os anos da Pira da Pátria, tem um significado que não pode desaparecer no encerramento da Semana Farroupilha”.

Adilson Troca acrescenta que Chama Crioula “Deve continuar iluminando a trilha daqueles que adotam um ideário de liberdade, igualdade e humanidade, como consta do escudo e da bandeira do Rio Grande do Sul”.

Rodrigo Wenzel -
Fonte: Virgínia Motta - Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal


Neste blog, tu encontrarás notícias sobre: a cultura do Rio Grande do Sul, CTGrodeiobaileprendapeãocavalosfestas típicasfestivais de músicaagenda de artistasturismo e muito mais...

        Você sabia? O Blog da Pithan Pilchas é atualizado todos os dias, por isso recomendo que siga nosso TWITTER (@pithanpilchas), RSS FEEDFACEBOOK ou cadastre seu endereço de e-mail para receber nossas atualizações por e-mail.
Assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!

0 comentários:

Postar um comentário

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS
COMPRE SEU LIVRO NA PITHAN PILCHAS: CLIQUE NA IMAGEM PARA SABER MAIS
Related Posts with Thumbnails