Olá, tudo bem? Obrigado por visitar-nos. Queremos divulgar nossa tradição não só no Rio Grande, mas aonde houver um gaúcho. Se gostares do blog, divulgue para tua lista de contatos. Aproveite a visita ao blog, deixe seu RECADO, COMENTE nossos posts, olhe nossos PRODUTOS e seja um SEGUIDOR.

Faça seu pedido

CTG Querência Nova

Olá Caro leitor, se quiseres acompanhar nossos artigos, assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!

CTG Querência Nova

Fundado em 03.12.1983 com a primeira reunião realizada no salão paroquial do setor 01 de Ariquemes, tendo como primeiro presidente o Sr. Valdir Mazzonetto, com o seguinte discurso: “A finalidade dessa Assembléia é de deliberamos sobre a fundação de uma associação recreativa e cultural, cujo objetivo será de realizar reuniões de caráter cultural, recreativo e campeiro entre os associados do centro e seus convidados tendo por finalidade divulgar e conservar os aspectos peculiares da vida do gaúcho, seus usos, costumes e tradições.”

Nascia o C.T.G. Querência Nova.

O primeiro evento artístico-cultural do CTG Querência Nova, foi um fandango marcado para o dia 29 de setembro de 1984 em comemoração à semana farroupilha, abrindo caminho para muitos outros eventos que viriam a ocorrer até os dias de hoje.

Durante o ano de 1984, o CTG Querência tentava adquirir um terreno junto à Prefeitura de Ariquemes, para a construção da sede do CTG, mas ainda sem sucesso.

Em meados de 1985, foi conseguido o terreno para construção da sede. Logo após tal aquisição, realizou-se o projeto da sede junto ao CREA e desmatamento da área. Porém, avisados pelo secretario de obras, a área de terras do CTG foi remanejada para outro lote, perdendo todo o trabalho feito até então. Sem nos abatermos, iniciamos as atividades para a construção da tão sonhada sede.

Em 19 de setembro de 1986 assume o novo cargo de patrão o Sr. Argeu de Souza Ferrando.

Para o biênio 1987-89 o Sr. Valdir Mazzonetto reassumiu o cargo de patrão, e nesta gestão a maior preocupação da diretoria era a construção do galpão do CTG.

No ano de 1988 foram realizados grandes eventos: em 03 e 04 de setembro, no Country Club, um grande fandango com o grupo “Os Milongueiros”, vindos de Porto Alegre – RS.

Em novembro do mesmo ano, um Grande Baile Gaúcho, com a Invernada Mirim Querência Nova e apresentação de Xula.

É importante registrar que, para a criação da Invernada – que hoje é um sucesso – foi preciso dedicação, e acima de tudo criatividade. Os primeiros professores foram Adair do Nascimento, que treinava os peões, e Constância Verônica Mazzonetto, que treinava as prendas. Era muito difícil fazer um bom trabalho, pois eles não possuíam um local para os ensaios, as coreografias e roupas eram preparadas e adaptadas graças à fitas de vídeo e recortes vindos do sul do país e pricipalmente à criatividade dos professores. Mas, pela dedicação de ambos os professores, foi possível criar uma referência no que se diz respeito a danças gaúchas. Hoje, o professor da Invernada é o Sr. Walmor.

Neste ano também, no dia 26 de outubro foi definido o símbolo do CTG Querência Nova.

Em 1989, o que ocorreu não foi muito diferente: dois grandes bailes para resgatar as tradições gaúchas foram realizados pelo CTG Querência Nova, com animação de cantores gaúchos e conjuntos típicos do Rio Grande do Sul.

Segundo o depoimento do Sr. Dorval Maria Borges, que acrescentou um pouco mais sobre a história da construção da sede do C.T.G.. Foi um período de muita luta, cercado de dificuldades, mas como ele mesmo disse, nunca perderam a força e a coragem, fazendo com que a vontade de ter a própria sede fortalecesse o espírito de todos os membros para que ester não se abatessem e fossem, todos juntos, capazes de conciliar as dificuldades com o desejo infindo de serem uma comunidade genuinamente gaúcha. E esse desejo permanece até hoje, pois o Sr. Dorval exibe com todo o orgulho seu título de sócio remido do C.T.G. Querência Nova.

A inauguração da sede definitiva foi em 23 de setembro de 1994 no parque das gemas, com uma grande invernada festiva artística exaltando as riquezas da cultura sulista, com trajes típicos. Quem animou a festa foi o grupo Os Filhos do Rio Grande, na época com mais de 20 anos de carreira. Foram homenageadas diversas autoridades do estado e do município de Ariquemes, a fim de agradecê-los por seu empenho em tornar possível a construção de nossa sede.

O CTG Querência Nova, realiza todos os anos muitos eventos, e em 1995 não foi diferente com a presença dos Grupos Gaitaço, que marcou presença na época. Este ano, também ficou marcado pelo ano que o CTG fez sua primeira apresentação fora de Ariquemes, participando do 1º Festival Folclórico de Guajará-Mirim, como convidados especiais.

Desde então o CTG Querência Nova caracteriza-se por sua força em manter as tradições gaúchas e passá-las de geração em geração. Sua Invernada é muito requisitada em vários eventos na cidade de Ariquemes e na Região Norte do Brasil.

Fonte: GTG Querência Nova


Neste blog, tu encontrarás notícias sobre: a cultura do Rio Grande do Sul, CTGrodeiobaileprendapeãocavalosfestas típicasfestivais de músicaagenda de artistasturismo e muito mais...

        Você sabia? O Blog da Pithan Pilchas é atualizado todos os dias, por isso recomendo que siga nosso TWITTER (@pithanpilchas), RSS FEEDFACEBOOK ou cadastre seu endereço de e-mail para receber nossas atualizações por e-mail.
Assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!

0 comentários:

Postar um comentário

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS
COMPRE SEU LIVRO NA PITHAN PILCHAS: CLIQUE NA IMAGEM PARA SABER MAIS
Related Posts with Thumbnails