Olá, tudo bem? Obrigado por visitar-nos. Queremos divulgar nossa tradição não só no Rio Grande, mas aonde houver um gaúcho. Se gostares do blog, divulgue para tua lista de contatos. Aproveite a visita ao blog, deixe seu RECADO, COMENTE nossos posts, olhe nossos PRODUTOS e seja um SEGUIDOR.

Faça seu pedido

Freio de Ouro 2011

Olá Caro leitor, se quiseres acompanhar nossos artigos, assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!
Montevidéu classifica oito exemplares ao Freio de Ouro 2011 

Surpresa e confirmação. Apesar do objetivo comum, até a paleteada final que decidiu a Classificatória de Montevidéu ao Freio de Ouro, a terceira do ciclo 2011, os primeiros colocados da prova percorreram caminhos distintos: PO Ucrânia, a melhor entre as fêmeas, precisou se recuperar de um início não muito bom. Já o primeiro macho, Viragro Rio Tinto, teve a responsabilidade de manter a alta média da largada e minimizar a possibilidade de erros. No final, ambos garantiram a sua vaga e, assim como os demais classificados, irão buscar em Esteio o título máximo do cavalo Crioulo.

A etapa uruguaia da seletiva foi realizada entre os dias 14 e 16 de maio no parque do Prado, na Associação Rural de Montevidéu, e teve a participação total de 16 fêmeas e nove machos, oriundos de cabanhas uruguaias e brasileiras. Os conjuntos foram julgados pelos criadores de Bagé Eduardo Moglia Suñe e José Francisco Pereira de Moura, junto ao catarinense de Campos Novos, Alexandre Di Domenico.

Para o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos, Manuel Luís Sarmento, o Uruguai foi o primeiro país parceiro do Brasil no Freio de Ouro e hoje colhe os frutos dessa integração. “O Freio de Ouro fez aqui no Uruguai o mesmo que fez no Brasil. Qualificou os animais, os ginetes e possibilitou um crescimento grande em quantidade de criadores e interessados na raça”, disse.

Emoção e decisão na última prova
“O melhor dessa prova é que nada está definido até a última paleteada”, concluiu José Moura, um dos jurados da classificatória após o anúncio do resultado final. Entre as fêmeas, Calandria Poral e Coe Artiguense se alternavam na ponta desde o início das provas funcionais, até que ambas perderam o boi na corrida decisiva e acabaram com o favoritismo. As duas éguas ficaram respectivamente em sexto e quinto lugar, na reserva, e aguardam pela repescagem.

Beneficiada pelos erros, PO Ucrânia, que manteve a uniformidade e conseguiu fazer uma boa prova de mangueira, saltou para o primeiro lugar e encerrou a prova com a média 20,065. “Não esperávamos que ela iria andar tão bem, e fazer uma nota tão boa. 
Agora vamos deixá-la bem preparada para o Freio”, disse o seu proprietário, Volmir Colla. “Eu acreditava muito nela. Tinha esperança de classificar, mas não imaginava chegar em primeiro”, completou o ginete, Antonieto Rosa.

Já o macho Viragro Rio Tinto arrancou com uma nota morfológica muito alta, 8,800, e precisava manter o bom rendimento nas funcionais. O cavalo zaino, que em 2010 esteve muito perto do prêmio e acabou na quarta colocação, volta este ano à grande final em busca do título. “Estamos muito satisfeitos com o rendimento dele. Sabemos da dificuldade que é ganhar um Freio de Ouro mas, vamos tentar mais uma vez”, descreveu Euro Taborda Ribas, um de seus proprietários. “Classificando aqui, ganhamos mais tempo para treinar até a final. Vamos fazer todo o possível para que este ano tenhamos um desempenho melhor.”, reforçou o ginete, Daniel Teixeira.

Além dos primeiros lugares, também se classificaram os segundo colocados: Uma e Pico da Tamanca, nas fêmeas, e Hecho a Mano da Recalada, entre os machos. Os terceiros: Jaguel Fronteriza, nas fêmeas, e Nativo do HB, nos machos. Além da fêmea quarta colocada Três Pontas Guapa, e do quarto melhor macho, Balaço 08 Motolandia.

As etapas classificatórias do Freio de Ouro seguem até a grande final em Esteio, em agosto, durante a Expointer. A próxima será disputada na cidade de São Lourenço do Sul, entre os dias 19 e 22 de maio.

Classificados
Fêmeas
1º Lugar
PO Ucrânia, filha de Lutador do Purunã e Garbosa da 3J; criador Gonçalo Porto Silva e expositor Volmir José Colla, Cabanha Cola Crioula.
Ginete: Antonieto Rosa
Nota final: 20,065

2º Lugar
Uma e Pico da Tamanca, filha de BT Delantero e Bailarina de São Thomé; criador e expositor Lauro Cardoso Terra e Filhos, Estância Tamanca.
Ginete: Felipe Silveira
Nota final: 19,392

3º Lugar
Jaguel Fronteriza, filha de Jaguel Tormentoso e Jaguel Victoria; criador e expositor Green Belt S. A., Cabanha Septiembre.
Ginete: Claudio Fernandez
Nota final: 19,219

4º Lugar
Três Pontas Guapa, filha de Campana Farrapo e BT Demônica; criador e expositor Luiz Mierczynski Neto, Cabanha Três Pontas.
Ginete: Lindor Collares Luiz
Nota final: 19,166

Machos
1º Lugar
Viragro Rio Tinto, filho de CRT Guapo e Respeitosa de Santa Angélica; criador Viragro Agropecuária Ltda e expositor Condomínio Rio Tinto.
Ginete: Daniel Teixeira
Nota final: 20,745

2º Lugar
Hecho a Mano da Recalada, filho de Entrevero Charrua e Hermosa de Santa Angélica; criador Fábio Langlóis Ruivo e expositor Andrés Gustavo Macedo Martins, Cabanha Santa Fé.
Ginete: Lindor Collares Luiz
Nota final: 19,774

3º Lugar
Nativo do HB, filho de Nobre Tupambaé e Bailarina do Agabê; criador e expositor Hamilton Brum Bulcão, Cabanha Sepé Tiarajú.
Ginete: Pedro Móglia
Nota final: 19,768

4º Lugar
Balaço 08 Motolandia, filho de Santa Elba Comediante e Milonga Perau; criador Motolandia Agropecuária Ltda e expositor Mário Carrere Pons, Cabanha El Tramojo.
Ginete: Pablo Durán
Nota final: 19,171

Fonte: Click RBS
 

Neste blog, tu encontrarás notícias sobre: a cultura do Rio Grande do Sul, CTGrodeiobaileprendapeãocavalosfestas típicasfestivais de músicaagenda de artistasturismo e muito mais...

        Você sabia? O Blog da Pithan Pilchas é atualizado todos os dias, por isso recomendo que siga nosso TWITTER (@pithanpilchas), RSS FEEDFACEBOOK ou cadastre seu endereço de e-mail para receber nossas atualizações por e-mail.
Assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!

0 comentários:

Postar um comentário

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS
COMPRE SEU LIVRO NA PITHAN PILCHAS: CLIQUE NA IMAGEM PARA SABER MAIS
Related Posts with Thumbnails