Olá, tudo bem? Obrigado por visitar-nos. Queremos divulgar nossa tradição não só no Rio Grande, mas aonde houver um gaúcho. Se gostares do blog, divulgue para tua lista de contatos. Aproveite a visita ao blog, deixe seu RECADO, COMENTE nossos posts, olhe nossos PRODUTOS e seja um SEGUIDOR.

Faça seu pedido

CTG Querência de Nova Hartz

Olá Caro leitor, se quiseres acompanhar nossos artigos, assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!
1º JANTAR BAILE DO CHOPP DO CTG QUERÊNCIA DE NOVA HARTZ

“No cabo do arado assim se foi, rasgando a terra em nova esperança, na lida caborteira com seu boi, um homem que trabalha não se cansa...”
(Musica utilizada pelo CTG querência de Nova Hartz para homenagear os imigrantes da sua cidade em uma etapa regional de dança, autor desconhecido.)

Foi assim que os primeiros imigrantes desbravaram nossas matas, dando origem a nossa cidade, Nova Hartz. Graças a família Hartz que no ano de 1854, abriu picadas aqui neste vale, nossa cidade começou a ganhar vida.

Imigrantes alemães que vieram aqui na raça e na coragem, nos deixaram legados que movimentam o nosso cotidiano até hoje. Vieram pra cá, tecelões, marceneiros, sapateiros, tafoneiros, que impulsionaram a economia que sustenta nossa cidade até hoje. 

Mas um trabalho tão árduo necessita também de um pouco de diversão, ou melhor, de muita diversão. Os colonos alemães eram e ainda são, os principais responsáveis por grandes festejos de nossa cidade. O Kerb aqui é conhecido por todos, festança que na época dos colonos e tafoneiros, duravam até três dias, iniciando sempre com a missa do domingo, já seguido pelo almoço.

No almoço, as carnes de gado e porco, unidas com as saladas curtidas como chucrute, beterraba, cebola, além da maionese e do aipim, eram sempre as estrelas mais cobiçadas do banquete. Depois do almoço a festa seguia, com muita cerveja é claro!

Os bailes do kerb seguiam até a noite, e sempre nos intervalos lingüiça, cuca e queijo eram servidos para acompanhar a bebida. As bandinhas e valsas animavam a festa, sendo tocadas muitas vezes com instrumentos bem peculiares. 

Outra característica marcante desta festa, eram as famosas coroas do kerb, a Kerwenkranz. Sempre muito enfeitadas, elas ficavam penduradas no meio do salão, geralmente com “uma volta de linguiça”, ou um caneco de chopp (que era comum ser feito de cerâmica), pendurados ao centro. No meio da festa quando alguns convidados já haviam bebido além da conta, a expectativa era para ver quem arrancaria o objeto da coroa do Kerb. O convidado que realizasse esta façanha, deveria pagar uma prenda, que poderia ser pagar certo número de garrafas de cerveja para os convidados do baile.

E é relembrando toda esta história que o CTG Querência de Nova Hartz deseja homenagear nossos colonizadores. Portanto, venha conosco relembrar estas tradições no I° Baile do Chopp do CTG Querência, que ocorrerá no dia 21 de maio de 2011 a apartir das 20:00 hrs em nossa sede social, situada na Rua Iguatemi, nº 370 Bairro Primavera, cidade Nova Hartz; com animação da Banda Sax & Cia Manchester , o valor dos ingressos para o jantar e o baile é de R$ 25,00 com direito a um caneco quem adquirir o convite antecipadamente. 

Com muita dança bebida e alegria, vamos fazer mais este kerb entrar para a história!

Fonte: MTG


Neste blog, tu encontrarás notícias sobre: a cultura do Rio Grande do Sul, CTGrodeiobaileprendapeãocavalosfestas típicasfestivais de músicaagenda de artistasturismo e muito mais...

        Você sabia? O Blog da Pithan Pilchas é atualizado todos os dias, por isso recomendo que siga nosso TWITTER (@pithanpilchas), RSS FEEDFACEBOOK ou cadastre seu endereço de e-mail para receber nossas atualizações por e-mail.
Assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!

0 comentários:

Postar um comentário

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS
COMPRE SEU LIVRO NA PITHAN PILCHAS: CLIQUE NA IMAGEM PARA SABER MAIS
Related Posts with Thumbnails