Olá, tudo bem? Obrigado por visitar-nos. Queremos divulgar nossa tradição não só no Rio Grande, mas aonde houver um gaúcho. Se gostares do blog, divulgue para tua lista de contatos. Aproveite a visita ao blog, deixe seu RECADO, COMENTE nossos posts, olhe nossos PRODUTOS e seja um SEGUIDOR.

Faça seu pedido

Irmãos Bertussi

Olá Caro leitor, se quiseres acompanhar nossos artigos, assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!
Tropeiro da Música Gaúcha

“Os Bertussi” são referenciais da música gaúcha pelo mundo afora, especialmente por terem sido os difusores do Bugio, reconhecido como o único ritmo originário do Rio Grande do Sul. Primeiro os “Irmãos Bertussi”, quando Honeyde e Adelar iniciaram uma carreira de sucesso, depois o trabalho solo que certificou o talento destes artistas. São dezenas de discos e mais de 400 composições que fazem parte dos repertórios dos bailes gaúchos.

Buscando resguardar a história dos músicos e também da própria música regional do Rio Grande do Sul, foi elaborado um documentário musical intitulado “Adelar Bertussi – o Tropeiro da Música Gaúcha”.

Produzido pela Spaghetti Filmes, o documentário teve pré-estréia na terça-feira (15.02) para convidados e foi exibido ao público em geral no sábado (19.02), durante a programação do Gaitaço de Criúva, que objetiva comemorar os 88 anos de Honeyde Bertussi, falecido em 04 de janeiro de 1996.

Os 90 minutos do documentário apresentam Adelar totalmente à vontade diante das câmeras, reconstruindo a linha do tempo que guiou sua vida, relembrando causos e fatos, muitas vezes engraçados. Do mesmo modo, a produção exibe Adelar ao lado do filho, Gilney, que também é acordeonista, entoando canções marcantes da história dos Bertussi e do cancioneiro do Rio Grande do Sul.

Foram mais de 5 horas de entrevistas gravadas e levou mais de 3 anos para ser produzido. O filme ainda conta com a apresentação de documentos, imagens e fotografias antigas, além de diversos depoimentos de personalidades tradicionalistas e amigos do tropeiro da música gaúcha

O local escolhido para a homenagem e apresentação do documentário, foi o Memorial aos Irmãos Bertussi, localizado na terra natal dos irmãos em São Jorge da Mulada, no distrito de Criúva. O monumento, além de eternizar os cantores com estátuas de bronze, também reproduz a história dos artistas por meio de fotos, vídeos, cartazes, partituras e recortes de jornais que ficam expostos nas paredes do memorial.

Fonte
: Portal do MTG


Neste blog, tu encontrarás notícias sobre: a cultura do Rio Grande do Sul, CTGrodeiobaileprendapeãocavalosfestas típicasfestivais de músicaagenda de artistas e muito mais...

        Você sabia? O Blog da Pithan Pilchas é atualizado todos os dias, por isso recomendo que siga nosso TWITTER (@pithanpilchas), RSS FEEDFACEBOOK ou cadastre seu endereço de e-mail para receber nossas atualizações por e-mail.
Assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!

0 comentários:

Postar um comentário

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS
COMPRE SEU LIVRO NA PITHAN PILCHAS: CLIQUE NA IMAGEM PARA SABER MAIS
Related Posts with Thumbnails