Olá, tudo bem? Obrigado por visitar-nos. Queremos divulgar nossa tradição não só no Rio Grande, mas aonde houver um gaúcho. Se gostares do blog, divulgue para tua lista de contatos. Aproveite a visita ao blog, deixe seu RECADO, COMENTE nossos posts, olhe nossos PRODUTOS e seja um SEGUIDOR.

Faça seu pedido

Aniversário de Porto Alegre

Olá Caro leitor, se quiseres acompanhar nossos artigos, assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!
Porto Alegre 239 anos

Estas são algumas das razões por que admiro e valorizo viver em Porto Alegre ...
(Manolo Silveiro Cachafeiro) 

Em Porto Alegre gosto de pegar o jornal e escolher um filme pra ver ou ficar em dúvida entre as diversas salas de cinema da capital (em shoppings centers, é claro ... ah, que saudades dos cinemas de calçada!), dos restaurantes de todos os preços e tipos que a cidade oferece. 

Gosto de passear na beira do Guaíba – do Gasômetro até o Iberê, contemplando sua imensidão. Na zona sul adoro a Tristeza, que é muito alegre e parece uma cidade, onde passei toda a minha infância. 

Gosto muito da renovação (leia-se obras) do Centro Histórico que possibilitam conhecer as marcas de nossa trajetória histórica, com a apresentação de belos exemplares da arquitetura do final do século XIX e primeira metade do XX. 

Como é bom chegar no final-de-semana e ter a possibilidade de passear pelas muitas feiras que a cidade oferece: o Caminho dos Antiquários, a feira de antiguidades do 5ª avenida, a feira ecológica do Bom Fim, o brique de sábado, o brique de domingo, a feira de automóveis raros e antigos do largo da EPATUR, e todos outros eventos ... 

Também começo a prestar a atenção nas novas maneiras de manifestação da nossa gente, das muitas formas de expressão – o grafite e outras ações culturais que encontramos ao longo da rua da Praia (da Rua dos Andradas) ou no Largo do Mercado (Mercado Público) ... 

Entretanto, como todas as cidades, também temos coisas para mudar e melhorar ... mas como é dia de festa e não é toda a cidade que completa 239 anos com esta qualidade de vida e esta rica história e complexo mosaico cultural com contribuições do português, do negro e das várias etnias colonizadoras da europa, em especial o alemão e o italiano e muitas outras. 

Temos é que brindar esta cidade e tudo que ela nos oferece... 

Estas são algumas das razões por que admiro e valorizo viver em Porto Alegre...


Porto Alegre do Brasil
(Aleco Mendes, jornalista)

Capital do Brasil gaúcho, cidade dos pampas, risonha como criança no circo. Porto Alegre com o picadeiro armado há 239 anos, já ruiu, mas firme e forte jamais há de cair. 

É parque de diversões onde existem os mais loucos brinquedos. 

Grande-pequena que vai à Redenção sem deixar seu chimarrão.

Vai ao Teatro São Pedro encenar o próximo capítulo da sua história. 

Porto Alegre é demais, também dos Gre-Nais, da vida boêmia, solteira, também dos casais.

Sonhadora, de muita luta, garra, sangue e suor em busca de seus ideais. 

Porto dos Casais do passado surgiu à beira do Guaíba com o pôr-do-sol triunfante, já anunciante a Revolução Farroupilha traçou do passado um perfil da sua trilha. 

Cidade das personalidades, do Piratini, do gaúcho macho, do Laçador, do homem farrapo. 

Das belas mulheres, da moça bonita, do Bairro da Glória, do saudoso Bom fim e do Centro sem fim. 

A vida central, do café da Praça XV, do Mercado Público, do movimento da arquitetura das suas ruas, da cultura da Casa do Mário Quintana, do ar da Rua da Praia com suas simpáticas pombas. 

Porto turística, mas também econômica, política e de uma sociedade maravilha.

Para o Brasil: capital da qualidade de vida, aos brasileiros hospitaleira, aos gaúchos Bah! É tri legal, vou tomar um chimarrão, então põe água na chaleira. 

Porto Alegre fascina pela sua alegria exuberante, pelo seu semblante vil e contrastes mil. 

Contrasta na temperatura, com diversidade de cultura, tem vida para todos os gostos, na história tem os campos de várzea e na modernidade o Olímpico e o Beira-Rio. 

Como um livro de 239 páginas que começou a ser escrito há bastante tempo, padece com folhas amarelas, capa roída, mas a cada ano acrescenta uma página que não finda da existência de Porto Alegre do Brasil!

*Ao escrever este texto, deixo minha homenagem para esta cidade que amo, a minha casa, a nossa casa.





Neste blog, tu encontrarás notícias sobre: a cultura do Rio Grande do Sul, CTGrodeiobaileprendapeãocavalosfestas típicasfestivais de músicaagenda de artistasturismo e muito mais...

        Você sabia? O Blog da Pithan Pilchas é atualizado todos os dias, por isso recomendo que siga nosso TWITTER (@pithanpilchas), RSS FEEDFACEBOOK ou cadastre seu endereço de e-mail para receber nossas atualizações por e-mail.
Assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!

2 comentários:

  1. Bom a gente se sentir perto no Dia de Hoje, amigo.
    Também amo Porto Alegre, embora tenha nascido em Guaíba e minha família resida lá.

    Gosto de tudo que ela trouxe para mim: estudos, trabalho, amizades, familiaridade com os donos e donas de mercearias,farmácia, taxistas gentis..

    Tanta coisa me leva a agradecer Porto Alegre.

    Parabéns a Ela e a nós que aqui estamos brindando um aniversário especial.

    beijos, Maria Marçal - Porto Alegre - RS

    ResponderExcluir
  2. Porto Alegre tudo de bom,cidade maravilhosa e histórica,rica em cultura e diversão,muito hospitaleira e diversificada,com culturas diversas e em especial com seus pratos tipicos,mulher bonita e chimarão,tudo que um bom gaucho gosta!!!
    valeuuu..
    abçsss!!!

    ResponderExcluir

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS
COMPRE SEU LIVRO NA PITHAN PILCHAS: CLIQUE NA IMAGEM PARA SABER MAIS
Related Posts with Thumbnails