Olá, tudo bem? Obrigado por visitar-nos. Queremos divulgar nossa tradição não só no Rio Grande, mas aonde houver um gaúcho. Se gostares do blog, divulgue para tua lista de contatos. Aproveite a visita ao blog, deixe seu RECADO, COMENTE nossos posts, olhe nossos PRODUTOS e seja um SEGUIDOR.

Faça seu pedido

Turismo Rural: Caminho dos Tropeiros

Olá Caro leitor, se quiseres acompanhar nossos artigos, assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!
Caminho dos Tropeiros na Região dos Campos de Cima da Serra

É campo que não acaba mais, e muito rio e cachoeira; Matas de Araucária, os Aparados da Serra, a Curicaca e a Gralha Azul; fazendas serranas, o boi franqueiro, os tiros de laço, a cavalgada, o baile gaúcho; comida caseira no fogão a lenha; churrasco na vala, paçoca de pinhão, soquete de ovelha e vinho “bão”.

Descubra os Campos de Cima da Serra pela porteira que preferir - pelo Oeste (Vacaria); pelo Norte (Bom Jesus); pelo Nordeste (São José dos Ausentes); pelo Leste (Cambará do Sul); pelo Sul (São Francisco de Paula); ou irradie seu programa a partir do Centro (porque todos os caminhos passam por Jaquirana).

Importante mesmo é não ficar parado; como os tropeiros, é fundamental seguir viagem. É mais que pura contemplação: é participação ativa na paisagem.

ESPAÇO, TEMPO, SILÊNCIO, ATENÇÃO... PRECISA MAIS?

Em estando aqui, você está nos braços de gente boa e hospitaleira. “O Serrano é pachola, e a Serrana é faceira” no dizer de um dos ícones de nossa música tradicional nascido, não por acaso, num lugar chamado “Mulada”, lindeiro dessa Rota - que de resto não tem fronteiras, nem uma língua única, misturando a fala dos índios com o português e o espanhol.

Venha “estranhar” a Serra Gaúcha, sem pressa - você provavelmente conhece só a encosta de toda essa vastidão.Venha em família, grupo ou mesmo sozinho; de carro, a pé, “de a cavalo”, ou pedalando uma bicicleta; percorrendo um rio, atravessando um canyon, descendo do topo de uma cachoeira. Estamos falando de grandes espaços, com poucas esquinas, nenhum farol de trânsito e o silêncio aquele que nos permite ouvir tudo que a natureza tem pra contar.

RIO GRANDE DO SUL: UM MAPA DESENHADO PELOS ANTIGOS CAMINHOS TROPEIROS

O Rio Grande conhecido no Século 18 era um mundo de gado solto no campo - vacas, éguas, mulas. Tropeiros vieram em busca dessas “vacadas”, “eguadas” e “muladas” para garantir o sustento das “metrópoles” de então e o trabalho nas minas, engenhos e cafezais. Começaram procurando passos de rio e pouco a pouco foram riscando trilhas no topo da Serra Gaúcha - era a Vacaria dos Pinhais, nos Campos de Cima da Serra. Levando as tropas no rumo de Sorocaba, se acomodavam pra dormir nos POUSOS, marcavam ponto e comiam à sombra nas sesteadas, mascateavam em bodegas ao longo de cada jornada. 

Essa história, escrita a pata de muita mula e cavalo, desenhou o mapa do Rio Grande do Sul e integrou o estado ao resto do Brasil - as cidades, quase todas, foram surgindo na margem desses caminhos tropeiros ainda hoje visíveis, e que se abrem agora aos novos desbravadores, para curtir a velha e querida Serra Gaúcha, de um jeito totalmente diferente.

Informações:
Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Região dos Campos de Cima da Serra
Fonte:
 www.caminhodostropeiros.com.br
 

Neste blog, tu encontrarás notícias sobre: a cultura do Rio Grande do Sul, CTGrodeiobaileprendapeãocavalosfestas típicasfestivais de músicaagenda de artistas e muito mais...

        Você sabia? O Blog da Pithan Pilchas é atualizado todos os dias, por isso recomendo que siga nosso TWITTER (@pithanpilchas), RSS FEEDFACEBOOK ou cadastre seu endereço de e-mail para receber nossas atualizações por e-mail.
Assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!

0 comentários:

Postar um comentário

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS
COMPRE SEU LIVRO NA PITHAN PILCHAS: CLIQUE NA IMAGEM PARA SABER MAIS
Related Posts with Thumbnails