Olá, tudo bem? Obrigado por visitar-nos. Queremos divulgar nossa tradição não só no Rio Grande, mas aonde houver um gaúcho. Se gostares do blog, divulgue para tua lista de contatos. Aproveite a visita ao blog, deixe seu RECADO, COMENTE nossos posts, olhe nossos PRODUTOS e seja um SEGUIDOR.

Faça seu pedido

Acampamento da Canção Nativa: inscrições

Olá Caro leitor, se quiseres acompanhar nossos artigos, assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!
Depois de 19 anos, Acampamento da Canção Nativa volta a ser realizado em Campo Bom

Prorrogação das inscrições: 10.º Acampamento da Canção Nativa terá inscrições até 2 de fevereiro, e o 9.º Bivaque da Poesia Gaúcha, até 20 de janeiro

        Entre o final da década de 80 e início da década de 90, quem perguntasse o nome de um dos mais renomados festivais de música nativista do estado recebia como resposta o Acampamento da Canção Nativa de Campo Bom. Realizado pela última vez em 1992, depois de 19 anos a Prefeitura retoma o festival que tem sua volta festejada entre as comunidades tradicionalistas gaúchas e entusiastas da cultura nativista. O 10º Acampamento da Canção Nativa, que acontece no dias 3, 4 e 5 de março, no Parque Municipal do Trabalhador, promete reunir os principais nomes do nativismo em três noites de talento e muita arte. Queremos que ele retorne com toda a sua magnitude e reunindo o que há de melhor e mais bonito no nativismo", reforça o prefeito Faisal Karam. A fim de viabilizar a realização da grande festa nativista, a Prefeitura já está trabalhando na infraestrutura do novo Parque Municipal do Trabalhor, espaço que está sendo construído na área do antigo CTG Campo Verde, adquirida pela Administração em 2010. O local irá sediar a cidade de lona onde ocorrerá o festival. 

        "O Acampamento é uma das páginas musicais mais belas do RS, figurou entre os principais festivais e eu  como sou cria dele, iniciei minha carreira nele, estou muito feliz com a sua volta". A afirmação do músico Délcio Tavares resume a importância do Acampamento da Canção Nativa para a comunidade tradicionalista. Ele faz coro a outro nome do meio, o poeta e pajador Paulo de Freitas Mendonça, que também comemora a retomada do evento: "que saudades gerou esse festival que nunca deveria ter deixado o calendário cultural do nosso estado".

        Segundo o titular da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Marcos Riegel, a expectativa de público e de músicas concorrentes no evento é grande, por isso ele convida os interessados a agilizarem-se em inscrever suas músicas, uma vez que o término do prazo de inscrição se aproxima. Depois de encerradas as inscrições, será  feita uma triagem das músicas inscritas por uma comissão julgadora formada por nomes da música e poesia como Valdemar Camargo, Jaime Brum Carlos, Guilherme Collares entre outros, que irão avaliar música, letra e arranjo. Desta triagem serão escolhidas as 18 músicas que subirão ao palco do 10º Acampamento da Canção Nativa divididas em dois dias: 9 delas no dia 3 de março e outras 9 no dia 4. Das 18, canções apenas 10 vão para a grande final que será realizada no dia 5 de março, último dia do evento. As 10 selecionadas irão integrar o DVD do festival que será gravado ao vivo. 

            O secretário ressalta que a volta do Acampamento da Canção Nativa é uma grande felicidade para a cidade de Campo Bom e para a comunidade. “Eu participei de todos os festivais do 1º ao 9º e era um evento de primeira grandeza. O Acampamento da Canção Nativa era o expoente da cultura de Campo Bom, o maior evento cultural que nós tínhamos na época. A volta dele era um pedido antigo da comunidade, todos estavam com saudades, além da importância histórica e cultural que ele tem para a cidade”, finaliza o secretário.

Inscrições prorrogadas em Campo Bom

Acabo de receber a notícia de que foi prorrogado o prazo para as inscrições dos dois festivais de Campo Bom: o 10.º Acampamento da Canção Nativa terá inscrições até 2 de fevereiro, e o 9.º Bivaque da Poesia Gaúcha, até 20 de janeiro. Os dois eventos ocorrerão juntos, de 4 a 6 de março, no Parque do Trabalhador (antiga sede do CTG Campo Verde), e serão uma boa opção para quem não é chegado em carnaval. 


Neste blog, tu encontrarás notícias sobre: a cultura do Rio Grande do Sul, CTGrodeiobaileprendapeãocavalosfestas típicasfestivais de músicaagenda de artistas e muito mais...

        Você sabia? O Blog da Pithan Pilchas é atualizado todos os dias, por isso recomendo que siga nosso TWITTER (@pithanpilchas), RSS FEEDFACEBOOK ou cadastre seu endereço de e-mail para receber nossas atualizações por e-mail.
Assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!

0 comentários:

Postar um comentário

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS
COMPRE SEU LIVRO NA PITHAN PILCHAS: CLIQUE NA IMAGEM PARA SABER MAIS
Related Posts with Thumbnails