Olá, tudo bem? Obrigado por visitar-nos. Queremos divulgar nossa tradição não só no Rio Grande, mas aonde houver um gaúcho. Se gostares do blog, divulgue para tua lista de contatos. Aproveite a visita ao blog, deixe seu RECADO, COMENTE nossos posts, olhe nossos PRODUTOS e seja um SEGUIDOR.

Faça seu pedido

Pérola em Canto

Olá Caro leitor, se quiseres acompanhar nossos artigos, assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!
19º PÉROLA EM CANTO

Art. 1º – O 19º PÉROLA EM CANTO é uma realização da PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO LOURENÇO DO SUL, através da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio e Coordenadoria de Cultura, sob a coordenação da COMISSÃO ORGANIZADORA, referendada pelo Prefeito Municipal. 
Art. 2º - O 19º PÉROLA EM CANTO acontecerá no dia  31 de março de 2011, no Galpão Crioulo do Camping Municipal de São Lourenço do Sul, incluído na programação do 27º REPONTE DA CANÇÃO.
Art. 3º - O 19º Pérola em Canto terá duas linhas: Campeira e Livre.
Parágrafo 1º - Na linha CAMPEIRA as composições devem versar sobre os usos e costumes das lides de campos, representando as raízes da cultura riograndense.
Parágrafo 2º - Na linha LIVRE as composições terão maior liberdade na escolha dos temas e também dos ritmos e instrumentos, respeitando as manifestações da cultura regional gaúcha.
Art. 4º - Poderão participar do 19º PÉROLA EM CANTO compositores residentes e atuantes em São Lourenço do Sul, há, no mínimo, 04 (quatro) anos. Para tanto deverá ser apresentado documento comprobatório, sob pena de desclassificação sumária.
Parágrafo Único – O descumprimento desta exigência poderá ser denunciado formalmente a Comissão Organizadora, até 07 (sete) dias após a divulgação do resultado da triagem.
Art. 5º - As inscrições estarão abertas até o dia 11 de fevereiro de 2011, valendo esta data como limite para a inscrição. 
Parágrafo 1º – A triagem será realizada nos dias 17 e 18 de fevereiro de 2011.
Parágrafo 2º - Somente serão aceitas inscrições que utilizarem a ficha oficial do evento, sendo permitida que a mesma seja fotocopiada, sob pena de desclassificação sumária.
Art. 6º - Cada composição inscrita deverá estar acompanhada de 05 (cinco) cópias da letra e estar gravada em CD individual, da respectiva ficha de inscrição, devidamente preenchida com letra legível e assinada, em envelope lacrado contendo por fora somente a expressão “Pérola”, o título da composição e a linha em que concorre.
Parágrafo 1º – Os envelopes deverão ser entregues no Setor de Protocolo da Prefeitura Municipal, endereçados à Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio.
Parágrafo 2º - A Comissão Organizadora não se responsabilizará por CDs que contenham erros que impossibilitem a leitura total ou parcial.
Art. 7º - Não há limite para o número de composições inscritas, sendo gratuita a inscrição. 
Parágrafo Único – Serão classificados, no máximo, 01 (uma) composição por autor de letra e até 02 (duas) de autor de música.
Art. 8º - Não serão aceitas composições com mais de 05 (cinco) minutos de duração.
Art. 9º - As composições deverão ser inéditas até sua apresentação pública no 19º PÈROLA EM CANTO, sendo eliminadas em caso contrário.

Parágrafo 1º – Define-se como inédita a composição não divulgada em meios de comunicação de massa ou registrada em disco, cassete ou CD, podendo, porém, ter participado em eventos do gênero.
Parágrafo 2º – A simples participação, sem eventual premiação e registro em CD, cassete, ou similares, em outros eventos, não constituirá fator impeditivo de classificação para o 19º PÉROLA EM CANTO.
Parágrafo 3º – O não ineditismo deverá ser denunciado à Comissão Organizadora, até sete dias após a publicação das músicas classificadas para o 19º PÉROLA EM CANTO. 
Art. 10º – Os CDs das músicas inscritas no 19º PÉROLA EM CANTO farão parte do acervo do Festival e assim sendo, não serão devolvidos.
Art. 11º - Serão selecionadas pelos jurados, até 10 (dez) composições, sendo 05 (cinco) da linha Campeira e 05 (cinco) da linha Livre.
Parágrafo 1º – Não havendo inscrições suficientes para o preenchimento das vagas em alguma das linhas mencionadas, estas serão preenchidas por composições da linha remanescente. 
Parágrafo 2º - As notas dos jurados serão emitidas, utilizando os seguintes critérios:
▪ Letra – Pontuação 03 (três)
▪ Melodia – Pontuação 03 (três)
▪ Intérprete – Pontuação 02 (dois)
▪ Palco – Pontuação 01 (hum)
▪ Arranjo – Pontuação 01 (hum)
Parágrafo 3° - As notas referidas no parágrafo anterior serão disponibilizadas até 3 (três) dias úteis depois do término do 19° Pérola em Canto.
Parágrafo 4° - Caso haja empate na média final pelas obras classificadas em primeiro lugar em cada linha, as médias obtidas, individualmente, nos itens constantes deste artigo e pela ordem, serão utilizados para o desempate.
Parágrafo 5° - Persistindo o empate, a comissão julgadora decidirá através de votação simples.

Art. 12º - As músicas selecionadas serão comunicadas em tempo hábil, através de correspondência ou outros meios, a qual conterá modelo de autorização a ser preenchida pelos autores (letra e música), intérpretes e músicos que defenderão a composição no palco, versando este sobre a liberação do uso de imagens captadas para DVD, bem como sobre a inclusão da composição no CD do festival e outras formas de divulgação. 
Parágrafo 1º – As autorizações dos autores de letra, música e dos intérpretes deverão ser 
autenticadas em Cartório  e endereçadas a Comissão organizadora até o dia  11.03.2011, sob pena de desclassificação sumária. As autorizações dos músicos também deverão ser remetidas a Comissão organizadora até o dia 11.03.2011, sendo dispensado o reconhecimento de firmas. 
Parágrafo 2º – Ao apresentar-se os concorrentes devem portar documento de habilitação emitido pela OMB (ordem dos Músicos do Brasil), RG e CPF, inclusive quando se tratar de menor de idade. 
Parágrafo 3°- A (s) obra(s) de autoria de falecido(s) deve(m) estar acompanhada(s) de autorização expressa assinada por um representante legalmente constituído, com firma reconhecida por autenticidade.
Art. 13º - O descumprimento do disposto no Art. 12 implicará na desclassificação sumária da obra e a sua imediata substituição pela primeira suplente, respeitada a linha indicada. 
Art. 14º - Serão aceitos, no mínimo 04 (quatro) e no máximo 08 (oito) integrantes por grupo concorrente, sendo os músicos de livre escolha dos autores das composições, podendo estes residir ou não no Município.
Parágrafo Único – Será permitida a participação de grupos com número inferior estabelecido neste artigo.
No entanto, a ajuda de custo será proporcional à representação, cabendo o equivalente a 25% (vinte e cinco por cento) a cada um.
  
Art. 15º - Depois da apresentação no palco serão selecionadas 02 (duas) obras, sendo 01 (uma) da linha Campeira e 01(uma) da linha Livre, que concorrerão à premiação do 27º REPONTE DA CANÇÃO e integrarão o CD e o DVD respectivo, submetendo-se, assim, no  que couber, ao regulamento do 27º 
REPONTE DA CANÇÃO. 
Art. 16º – Será paga uma ajuda de custo de R$1.000,00 (Hum mil reais) para cada composição classificada.
Parágrafo 1° - O pagamento será feito à pessoa indicada na ficha de inscrição, mediante apresentação de documentação de identificação (RG e CPF) no ato do recebimento, sendo necessário, que esta preencha todos os dados constantes na ficha de inscrição, com letra legível.
Parágrafo 2° - A pessoa referida no parágrafo anterior deverá ter idade superior á 21 anos.
Parágrafo 3°- O pagamento do complemento da ajuda de custo das obras classificadas para o 27° Reponte da Canção, no valor de R$ 3.000,00 (Três mil reais) será  efetuado em até 5 (cinco) dias úteis  após o encerramento do 27° Reponte da Canção.
Art. 17º – Cada instrumentista poderá defender até 02 (duas) composições concorrentes.
Art. 18º – Cada intérprete poderá defender somente uma música concorrente.
Art. 19º – Todos os concorrentes, OBRIGATORIAMENTE, deverão subir ao palco trajando indumentária típica do Rio Grande do Sul ou de acordo com o tema apresentado, sendo proibidas as vestimentas ou adereços que contenham caracteres publicitários e/ou comerciais.
Parágrafo Único – Em caso de não cumprimento deste Artigo, o(s) intérprete(s) e/ou músico(s) poderá (ão) ser impedido(s) de subir ao Palco e não fará (ão) jus a ajuda de custo.
PREMIAÇÃO – DISPOSIÇÕES GERAIS
Art. 20º - O 19º PÉROLA EM CANTO oferecerá o TROFÉU PEÃO DAS ÁGUAS para:
- os 10 (dez) participantes;
- a melhor poesia;
- o melhor arranjo instrumental.
Art. 21º – A Comissão Organizadora do 27º REPONTE DA CANÇÃO é soberana em suas decisões, sendo estas irrecorríveis.
Art. 22º - Quaisquer omissões e dúvidas não contempladas por este REGULAMENTO serão examinadas e resolvidas, soberanamente, pela COMISSÃO ORGANIZADORA.
Art. 23º - O descumprimento das disposições deste regulamento implicará na desclassificação sumária da obra e a sua imediata substituição pela primeira suplente.



Neste blog, informaremos os gaúchos com notícias sobre: a cultura do Rio Grande do Sul, CTGrodeiobaileprendapeãocavalosfestas típicasfestivais de músicaagenda de artistas e muito mais...

        Você sabia? O Blog da Pithan Pilchas é atualizado todos os dias, por isso recomendo que siga nosso TWITTER (@pithanpilchas), RSS FEEDFACEBOOK ou cadastre seu endereço de e-mail para receber nossas atualizações por e-mail.
Assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!

0 comentários:

Postar um comentário

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS
COMPRE SEU LIVRO NA PITHAN PILCHAS: CLIQUE NA IMAGEM PARA SABER MAIS
Related Posts with Thumbnails