Olá, tudo bem? Obrigado por visitar-nos. Queremos divulgar nossa tradição não só no Rio Grande, mas aonde houver um gaúcho. Se gostares do blog, divulgue para tua lista de contatos. Aproveite a visita ao blog, deixe seu RECADO, COMENTE nossos posts, olhe nossos PRODUTOS e seja um SEGUIDOR.

Faça seu pedido

Compra de cavalos

Olá Caro leitor, se quiseres acompanhar nossos artigos, assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!
Cuidados na hora da compra de um cavalo
        

Primeiro precisamos pensar que o cavalo é um ser vivo que necessitará de atenção, carinho, boa comida, espaço, exercícios freqüentes, etc. E tudo isto nos custará duas coisas fundamentais: tempo e dinheiro. Mas também nos trará grande satisfação. 
        
Se estamos decididos a assumir esta responsabilidade, só precisamos decidir para que queremos o animal, passeio, cavalgada, tiro de laço, criação, entre outras atividades. 
        
Observação em aspecto geral: sem tocar o animal, avaliar inicialmente a cabeça; o olhar deve ser alegre, que não denote sofrimento ou cansaço; olhos brilhantes que demonstrem vivacidade. 
        
Simetria: não pode haver diferenças, tais como um joelho ou canela maior do que o outro. Inchaços ou saliências no lombo ou garupa; joelhos pelados indicam que o animal tropeça; cascos rugosos ou rachados demostram sofrimento de enfermidades anteriores; pêlos 
brancos no lombo podem identificar lesões ocasionadas por arreios duros. 
        
Após estas observações, se aproxime do cavalo e leve a mão a cabeça lentamente, faça carícias e vá apalpando o animal até chegar no lombo. A partir daí, faça uma certa pressão, deslizando os dedos polegar e indicador no sentido da cruz da garupa. Em caso de dor no lombo, o cavalo acusa uma moléstia local. Já num problema renal mais sério, o 
eqüino abaixa-se de trás, quando os dedos passam sobre os rins. 
       
Entre 7 e 15 anos de idade o eqüino está na plenitude de sua forma, bem como é justamente neste período em que se pode confiar, a lealdade é latente, conhece o ginete, tem como toda a família - tratador, ginete ou ferreiro - inclusive fazendo parte dela. 
       
Se você busca um animal para montaria, é preciso observar a colocação do freio; pode-se observar se ele nega ou aceita o ferro na boca; se levante em demasia a cabeça ou simplesmente não quer. Se a operação como um todo ocorreu sem maiores dificuldades, isto indica que o animal está habituado aquela situação. 
       
Uma vez encilhado, podemos testar o andar do cavalo, como ele se comporta no momento de montar, andar ao passo, trote e galope, testando o grau de mansidão, cômodo, obediência. 
       
A avaliação dos aprumos também é fundamental, porque problemas desta natureza poderão representar defeitos que vão incidir na propulsão e sustenção. Peça para alguém cabrestear o animal em sua direção e o observe de frente, os posteriores e anteriores devem estar alinhados. Faça o mesmo para observar o cavalo de trás, pedindo que alguém 
o leve na direção contrária à sua. 
      
Estas são apenas algumas dicas para lhe ajudar no momento de aquisição de um cavalo, quando se trata de uma compra para qualquer tipo de competição, morfológica ou funcional ou ainda para a criação, muitos outros aspectos precisam ser analisados.

Fonte: Raça Crioula 

Neste blog, informaremos os gaúchos com notícias sobre: a cultura do Rio Grande do Sul, CTGrodeiobaileprendapeãocavalosfestas típicasfestivais de músicaagenda de artistas e muito mais...

        Você sabia? O Blog da Pithan Pilchas é atualizado todos os dias, por isso recomendo que siga nosso TWITTER (@pithanpilchas), RSS FEEDFACEBOOK ou cadastre seu endereço de e-mail para receber nossas atualizações por e-mail.
Assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!

0 comentários:

Postar um comentário

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS
COMPRE SEU LIVRO NA PITHAN PILCHAS: CLIQUE NA IMAGEM PARA SABER MAIS
Related Posts with Thumbnails