Olá, tudo bem? Obrigado por visitar-nos. Queremos divulgar nossa tradição não só no Rio Grande, mas aonde houver um gaúcho. Se gostares do blog, divulgue para tua lista de contatos. Aproveite a visita ao blog, deixe seu RECADO, COMENTE nossos posts, olhe nossos PRODUTOS e seja um SEGUIDOR.

Faça seu pedido

Jogos Campeiros: Bocha, tava, Tetarfe

Olá Caro leitor, se quiseres acompanhar nossos artigos, assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!
JOGOS CAMPEIROS

- INÍCIO: 27/11, SÁBADO, 13H30MIN
- ENCERRAMENTO: 28/11, DOMINGO
- INCRICÕES: ATÉ 22/11
- EQUIPES: 12 a 20 PARTICIPANTES
INFORMAÇÕES: 
- JOÃO FRANCISCO: (55) 3212.1055 / 9642.7903 
- DULCE (13ª RT): (55) 3026.6815

01 -As equipes deverão estar representando uma entidade. 
02 - Cada equipe deverá ter no mínimo 12 e no máximo 20 participantes.
03 - As provas mistas deverão ser disputada por ambos os sexos, conforme normativa de cada modalidade.
04 - Todas as equipes deverão competir em todos os jogos, sendo que poderão desistir de no máximo 03 modalidades, sem somar pontos.
05 - A desistência em mais de 03 modalidades desclassificará a equipe.
06 - Cada equipe terá um capataz, cabendo somente a ele representá-la junto à coordenação dos jogos.
07 - Os jogos serão acompanhados por um avaliador, o qual será solicitado sempre que houver dúvidas sobre as competições, cabendo à coordenação dos jogos resolver os casos omissos a este regulamento.
08 - Em caso de empate entre as equipes, o desempate se dará por ordem de modalidade, conforme numeração na normativa dos jogos.
09 - Qualquer manifestação violenta dos participantes desclassificará sumariamente a equipe envolvida.
10 - A confirmação de participação da equipe deverá ser feita até o dia 22 de NOVEMBRO, através do telefone (55) 3212 1055 / 9642 7903 (JOÃO FRANCISCO), ou 3026 6815 (DULCE/13ª RT), sendo que a ficha de inscrição com a relação dos integrantes da equipe deverá ser entregue até 30 minutos antes do início dos jogos, ou seja, até às 13 horas.
11 - Os jogos terão início no dia 27 DE NOVEMBRO às 13:30 h e encerrarão no dia 28 DE NOVEMBRO.
12 - Os participantes deverão estar pilchados, da seguinte forma:
Masculino: bombacha, camisa ou camiseta timbrada com símbolos gaúchos ou timbres de entidades, botas, alpargatas ou chinelos de couro, com exceção nas normativas de cada jogo. 
Feminino: bombacha feminina ou abrigo, camisa ou camiseta com símbolos gaúchos ou timbres de entidades e botas ou tênis.
13- Cada equipe deverá observar o horário dos jogos, a fim de desdobrar seus componentes, visando não interferir na ordem das provas.
14 - As equipes deverão estar a par dos horário e locais dos jogos, pois a ausência desclassificará da prova descrita.
15 - A classificação se dará pelo somatório das provas.
- Pontuação:        1º lugar ...........100 pontos
                           2º lugar .............65 pontos
                           3º lugar .............40 pontos
                           4º lugar .............20 pontos
16 - Premiação
-  Os participantes classificados em 1º e 2º lugar receberão medalhas, em cada modalidade. 
- A equipe vencedora receberá um troféu, em cada modalidade. 
- A entidade vencedora ficará com o troféu rotativo. 
- Ficará definitivamente com o troféu rotativo a entidade que ganhá-lo três (03) vezes consecutivas ou cinco (05) vezes alternadas.

JOGOS (Regulamento utilizado pelo MTG)

 - TAVA 
- 02 participantes, livre

- TETARFE – TEJO / TAVA / ARGOLA / FERRADURA (MISTO) 
- 02 participantes, 01 masculino e 01 feminino

- TRUCO 
- 03 participantes, livre

- TRACIADOR (MISTO) 
- 02 participantes, 01 masculino e 01 feminino
Descrição: Cada dupla terá uma tora de aproximadamente 30 cm de diâmetro. Será vencedora aquela dupla que serrar em menos tempo.

- CORRIDA A PÉ 
- 02 participantes, livre
Descrição: Pista de 50 metros em revezamento.

- TIRO DE BODOQUE (MISTO) 
- 02 participantes, 01 masculino e 01 feminino
Descrição: Estará à disposição dos competidores uma plataforma com 04 alvos de diferentes tamanhos, conforme segue:
           lata de l8 litros  = 10 pontos
           lata de 10 litros  =15 pontos
           lata de 3,6 litros = 20 pontos
           lata de 01 litro    = 50 pontos.
A distância será de 12 metros, sendo que cada participante receberá 05 bolinhas e um bodoque, para atirar uma bolinha em cada alvo e uma em um alvo de livre escolha.
Empate: o competidor receberá mais 02 bolinhas para o desempate.

- PAU DE SEBO 
- 01 participante, livre
Descrição: O participante terá de subir em uma vara de 05 metros, tocar uma sineta e retornar ao chão. Será vencedor o que fizer em menos tempo.
Obs: O competidor deverá estar "pilchado" e descalço.

- CABO DE GUERRA 
- 05 participantes, livre
Descrição: Esta prova será melhor de três batidas, sendo que não pode sentar-se ou ajoelhar-se e devem estar "pilchados" e com os pés descalços.

- CORRIDA DO SACO (MIRIM) 
- 01 participante até 13 anos
Descrição: terá que percorrer 20 metros vestindo um saco até a altura da cintura e, em saltos, completar o percurso. Se cair poderá levantar-se e continuar a prova. Vence quem chegar primeiro.

- CORRIDA DO OVO (MISTO/MIRIM) 
- 02 participantes, 01 masculino e 01 feminino, sendo que um deles deverá ter até 13 anos.
Descrição: A pista terá 20 metros. Os participantes receberão uma colher e um ovo, colocarão a colher na boca com o ovo, caso cair e não quebrar poderá juntar e continuar a prova. Vence quem chegar primeiro.

- BOCHA CAMPEIRA (MISTO) 
- 02 participantes, 01 masculino e 01 feminino


O truco
Outra modalidade, também de cartas e de origem espanhola é o truco. Conforme Elder Ordoque este jogo tem como finalidade propiciar a aproximação entre os participantes da Fecars. “O objetivo do truco é oportunizar confraternização entre peões e prendas, criando assim novas amizades na festa”, disse. Neste jogo as partidas são realizadas em trio, sendo que 90 trios estarão concorrendo. Estarão coordenando esta modalidade Renato Edinger, Diretor de Truco do RS, Paulo Roberto Pereira, José Esir da Rosa e Julio César Ribas.

A tava
A modalidade de tava, conhecida também como jogo do osso, trata-se do arremesso de uma chapa em uma área delimitada de 50cm x 50cm. Esta chapa tem um lado dourado e outro prateado. Quando o lado dourado fica para cima é chamado de sorte, e significa que a equipe ganhará um ponto. Quando a parte prateada ficar para cima, chama-se culo, ou seja, os participantes perdem um ponto. A tava também é jogada em trios e estão inscritos para esta modalidade 44 trios. Quem coordenará o jogo é o Diretor de Tava do RS, Saulo Monte Aguiar. 

O tetarfe
A modalidade tetarfe também é um jogo de arremessos que faz uma combinação entre quatro modalidades esportivas: Tejo, Tava, Argola e Ferradura. Os participantes farão o arremesso de dez fichas de tejos em um círculo, três arremessos de tava em uma área de 50cm x 50cm e o arremesso de três ferraduras e três argolas, de tamanhos diferentes, em um ferro. Para somarem pontos, os participantes precisam acertar os objetos nas áreas destinadas a eles. Este jogo também é realizado em trios e será coordenado por Martim Guterres Damasco, Diretor de Tetarfe do RS, e Carmem Gianini Damasco. 

Bocha campeira
A outra modalidade, Bocha Campeira, é o jogo comum de bocha, porém realizado na grama. Também será competida em trios, estando inscritos um por região.Os coordenadores de bocha são o Diretor de Bocha do RS, Pedro Santos Ribeiro e Mateus Nunes Chaves.


                                  Você sabia? O Blog da Pithan Pilchas é atualizado todos os dias, por isso recomendo que siga nosso TWITTER (@pithanpilchas), RSS FEEDFACEBOOK ou cadastre seu endereço de e-mail para receber nossas atualizações por e-mail. 

Um abraço, muito obrigado por visitar o blog, deixe seu comentário.

Assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!

0 comentários:

Postar um comentário

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS
COMPRE SEU LIVRO NA PITHAN PILCHAS: CLIQUE NA IMAGEM PARA SABER MAIS
Related Posts with Thumbnails