Olá, tudo bem? Obrigado por visitar-nos. Queremos divulgar nossa tradição não só no Rio Grande, mas aonde houver um gaúcho. Se gostares do blog, divulgue para tua lista de contatos. Aproveite a visita ao blog, deixe seu RECADO, COMENTE nossos posts, olhe nossos PRODUTOS e seja um SEGUIDOR.

Faça seu pedido

Horário de verão: Economia no Sul

Olá Caro leitor, se quiseres acompanhar nossos artigos, assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!
O horário de verão

Responda: E tu, o que achas do horário de verão?

O horário de verão 2010/2011 começa à 0h do domingo 17 de outubro e termina à 0h do domingo 20 fevereiro de 2011 (ou meia-noite do sábado 20). Os relógios devem ser adiantados uma hora somente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.

Desde 2008 um decreto do presidencial estabelece datas fixas para o início e término do horário de verão brasileiro. A mudança ocorrerá, anualmente, entre o terceiro domingo de outubro e o terceiro domingo de fevereiro (quando essa data coincidir com o domingo de Carnaval, o final do horário de verão é transferido para a semana seguinte).

Como funciona
O PRINCÍPIO DO HORÁRIO DE VERÃO continua o mesmo: adaptar nossas atividades diárias à luz do Sol. Nos meses de verão o Sol nasce antes que boa parte da população tenha iniciado seu ciclo de trabalho. Assim, se os relógios forem adiantados durante esse período, a luz do dia será melhor aproveitada e as pessoas passarão a consumir energia em melhor acordo com a luz solar.

Hoje, aproximadamente 30 países utilizam o horário de verão em pelo menos parte de seu território. E muito embora o nome faça referência a uma estação do ano, as datas de início e fim do horário de verão não são definidas por critérios astronômicos.

Boa parte das porções continentais do planeta está no hemisfério norte. Ali o inverno costuma ser rigoroso e o Sol se põe bem cedo, levantando-se timidamente durante o dia. No verão ocorre o contrário: é comum ainda haver claridade por volta das 20 ou até 22 horas. É por isso que nesses lugares o horário de verão faz muita diferença.

No caso do Brasil – atualmente o único país equatorial do mundo que adota o horário de verão – a economia de energia elétrica não é considerada o fator predominante. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a motivação de se estabelecer esse dispositivo no Brasil é pela segurança do sistema.

Economia só no Sul
Verifica-se uma economia de energia nos Estados da região Sul (até 5% de redução da demanda integrada durante o consumo de pico), porque essas localidades estão inteiramente ao sul do Trópico de Capricórnio.

Porém, nos Estados da região Nordeste e, principalmente, da região Norte, a variação de luz solar anual é insignificante – o que não justifica a adoção do horário de verão nem mesmo para melhorar a segurança do sistema.

Enquanto está em vigor (nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil) o único impacto no Norte e Nordeste do país é na programação das emissoras de televisão, que seguem o horário em vigor no Rio de Janeiro e São Paulo.

Isso sem mencionar o fato de que, como as estações são opostas em cada hemisfério da Terra, nos quase 10% de terras brasileiras ao norte do equador, em vez de verão, rigorosamente falando, temos inverno (embora as temperaturas nesses locais permaneçam altas entre dezembro e março).
O horário de verão foi criado na Inglaterra, mas foi adotado primeiro na Alemanha.

E tu, o que achas do horário de verão?

Você sabia? O Blog da Pithan Pilchas é atualizado todos os dias, por isso recomendo que siga nosso TWITTER (@pithanpilchas), RSS FEED, FACEBOOK ou cadastre seu endereço de e-mail para receber nossas atualizações por e-mail. 

Um abraço, muito obrigado por visitar o blog, deixe seu comentário.
Assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!

8 comentários:

  1. Paulo, meu querido!
    Quando eu trabalhava fora, adorava porque sempre saia quando ainda estava claro...isso me animava e até me fazia esquecer o cansaço. Hoje em dia não sei...acordar cedo (por outro lado) me deixa meio chateada...rsrsrs... Vai entender, né?
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  2. Olá querido amigo !!!
    Eu odeio horário de verão !!

    A noite não sinto sono, pois se dormia as 22hs, na verdade meu corpo só terá sono às 23hs do novo horário... e pela manhã acordo um caco, pois se acordo às 6hs, na verdade ainda são 5hs !
    Um caos !!!
    Só é bom quando estou de bobeira e dá pra aproveitar mais umas horas de sol na piscina ou praia...hehehe

    Grande abraço !

    ResponderExcluir
  3. Olá Jackie,

    eu gosto muito, pois aproveito mais o dia.

    Acho muito tri às 21:00 ainda ter sol...hehehe

    Bju

    Paulo

    ResponderExcluir
  4. Buenas Sam,

    eu não tenho esse problema. Meu biologico e psicológico se adaptam fácil.

    Pior que nem mudança de fuso horário me derruba...já fiquei com 5 horas de diferença de fuso e mesmo assim pra mim ficava tudo normal...hehehe

    Gracias pelo comentário,

    Bju

    Paulo

    ResponderExcluir
  5. Meu caro amigo Paulo, boa noite!!!
    Muita gente reclama muito deste horário de verão, não vejo muita diferença, apenas nos primeiros dias... depois fica tudo normal... se trás benefícios, que mal há? Que venha...
    cinco por cento já é uma boa economia...
    Parabéns pela excelente postagem, ótima!!!
    Grande abraço e muita paz!!!

    ResponderExcluir
  6. Buenas Edu,

    para o sul ele é muito importante mesmo.

    Mais um do time que não é afetado...hehehe

    Gracias

    Paulo

    ResponderExcluir
  7. Bah tchê acho tri legal esse horário!!!
    Pena que dure tão pouco...quando estou acostumando já volta o horário normal.
    As pessoas ficam mais tempo na rua,uma delícia caminhar de manhã ou no fim da tarde quando é bem agradável a temperatura.Bom pra viajar,passear,namorar...TDB!(Tudo de bom!)
    Bom final de semana!!!

    ResponderExcluir
  8. Buenas Elisa,

    também penso assim. Principalmente aqui sul, o horário que escurece no verão (lá pelas 21:00) contraste com o inverno que escurece lá pelas 17:30.

    Bom findi pra ti tbm

    Paulo

    ResponderExcluir

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS
COMPRE SEU LIVRO NA PITHAN PILCHAS: CLIQUE NA IMAGEM PARA SABER MAIS
Related Posts with Thumbnails