Olá, tudo bem? Obrigado por visitar-nos. Queremos divulgar nossa tradição não só no Rio Grande, mas aonde houver um gaúcho. Se gostares do blog, divulgue para tua lista de contatos. Aproveite a visita ao blog, deixe seu RECADO, COMENTE nossos posts, olhe nossos PRODUTOS e seja um SEGUIDOR.

Faça seu pedido

Hoje é Dia do Compositor

Olá Caro leitor, se quiseres acompanhar nossos artigos, assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!
7 de outubro: Dia do Compositor

O Dia do Compositor tem passado anualmente quase despercebido, mas é uma data consagrada aos responsáveis por deixarem na vida e na época em que vivem uma sensação profunda de que o momento passado pode ser revivido. Experimente ouvir uma música antiga e sua memória o levará para uma determinada data e lugar guardados na sua consciência.

O Dia do Compositor é comemorado no Brasil no dia 7 de outubro, mas mundialmente isso acontece no dia 15 de janeiro. A data presta uma homenagem ao artista criador, profissional que escreve música através de um sistema de notas,

Também existem aqueles que não usam desse sistema, sendo chamados de artistas ou compositores originais (popularmente conhecida como música de ouvido). Assim, o termo compositor, erudito ou popular, é o ponto de origem da musicalidade para seus intérpretes que os representam, difundindo suas composições.

A transmissão pode ser feita pelas notas, ou pela memorização e repetição. O sistema de notação é a codificação da música e existe desde a antiguidade. Vestígios arqueológicos na antiga Mesopotâmia e no antigo Egito provam a existência, há milhares de anos, dessa prática de transmissão de músicas através da notação. 

A música tem essa propriedade de registrar profundamente um espaço dentro do tempo. As gerações tiveram e têm suas músicas marcantes, assim como os eventos e acontecimentos históricos. O compositor faz isso: registra através da música, aquele determinado período, tanto da sociedade quanto do indivíduo.

O termo música vem do grego musiké téchne significando a "Arte das Musas", uma sucessão de sons e pausas. Sua universalidade fez com que fosse incorporada em todos os segmentos e momentos, como na religião, na educação, no militarismo, na cura terapêutica, na alegria e na tristeza, e em cada civilização ou país, com sua originalidade e vocação.

Para os antigos gregos, a música está no éter. Pitágoras formulava que a música é um conceito matemático, podendo ser gravada em cálculos que, registrados e repassados para os instrumentos, dariam a sonoridade desejada de acordo com escalas de tons e semitons.

Presente no universo ou  inconsciente do compositor, a música flui, ou pela intervenção de instrumentos, ou pela capacidade imaginativa de arranjos mentais, que elaboram de maneira cognitiva as criações sonoras.

De forma geral, o compositor é protegido – ou deveria ser -  pela Lei do Direito Autoral como o autor da música e, detentor dos direitos de execução de sua composição. 

O órgão, formado por 10 associações de músicas e que administra esse direito é o ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição).

Nativismo no Rio Grande do Sul
No Rio Grande do Sul existe um movimento cultural, basicamente musical conhecido como nativismo, também influente na poesia gaúcha. Os adeptos do movimento se concentram principalmente em festivais (diferente dos tradicionalistas, que se concentram em CTGs), e é um movimento fundamentalmente musical, formado por músicos que buscam mostrar um trabalho de qualidade e profundamente ligado às raízes da cultura gaúcha. Com possíveis raízes remotas no trabalho de pesquisadores como Barbosa Lessa e de composições de temas regionais de Lupicínio Rodrigues, o nativismo tomou corpo na década de 1970, através do festival Califórnia da Canção Nativa (primeira edição em 1971) e do trabalho de grupos musicais como Os Almôndegas, que misturavam elementos do tropicalismo e do rock a uma música de raízes regionais. Posteriormente, este movimento assume grandes proporções, na década de 1980, chegando os festivais como a "Califórnia" ao seu auge. A música das Califórnias e outros festivais assumiu um caráter, aos poucos, de crítica social e política, em plena ditadira militar brasileira. No geral, eram explorados temas campeiros, sobre êxodo rural, agricultura, pecuária, pesca, bem como a exaltação da figura do gaúcho e de sua coragem, embora de forma, normalmente, crítica às revoluções. Adotaram, no geral, ritmos do próprio estado, com influências musicais vindas também da Argentina, Uruguai e Paraguai. Basicamente o xote, a vanera, a milonga, o bugio e a guarânia, e posteriormente, a chacarera e o chamamé. Alguns músicos, como Mário Barbará e o Grupo Saracura, assumiram uma temática urbana, buscando encontrar as tradições gaúchas na vida da cidade, e influências de outros ritmos latino-americanos. Havia uma consciência de movimento, unidade temática e estilística, e grandes músicos e poetas surgiram deste movimento.

ASSOCIAÇÕES EFETIVAS

ABRAMUS
(Associação Brasileira de Música e Artes)
www.abramus.org.br

AMAR
(Associação de Músicos, Arranjadores e Regentes)
www.amar.art.br

SBACEM
(Sociedade Brasileira de Autores, Compositores e Escritores de Música)
www.sbacem.org.br

SICAM
(Sociedade Independente de Compositores e Autores Musicais)
www.sicam.org.br

SOCINPRO
(Sociedade Brasileira de Administração e Proteção de Direitos Intelectuais)
www.socinpro.org.br

UBC
(União Brasileira de Compositores)
www.ubc.org.br

ASSOCIAÇÕES ADMINISTRADAS

ABRAC
(Associação Brasileira de Autores, Compositores, Intérpretes e Músicos)
ANACIM
(Associação Nacional de Autores, Compositores, Intérpretes e Músicos)
ASSIM
(Associação de Intérpretes e Músicos)
www.assim.org.br
SADEMBRA
(Sociedade Administradora de Direitos de Execução Musical do Brasil)

Fonte: Agoravale, Wikipedia


Você sabia? O Blog da Pithan Pilchas é atualizado todos os dias, por isso recomendo que siga nosso TWITTER (@pithanpilchas), RSS FEED, FACEBOOK ou cadastre seu endereço de e-mail para receber nossas atualizações por e-mail. 

Um abraço, muito obrigado por visitar o blog, deixe seu comentário.
Assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!

8 comentários:

  1. Olá meu querido amigo !!!

    Cresci e continuo cercada de músicos por todos os lados, portanto me interesse e gosto muito do assunto ! Não sabia que hoje era Dia do Compositor !
    Adorei todas as informações, obrigada por compartilhar !!!
    Um enorme abraço !

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a todos os compositores espalhado por ai a fora.
    Eles que nos proporcianam tantas coisas belas para se ouvir!
    parabéns e que Deus continue iluminando a todos!

    ResponderExcluir
  3. Olá Paulo querido!
    Não tinha conhecimento dessa data festiva.
    Espero que surjam novas gerações de bons compositores porque o que vemos hoje em dia são cantares novos usando de composições antigas e consagradas... Precisamos ter sangues novos...
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  4. Olá Sam,

    hummm...então tu deves ter uma veia musical, quem sabe tu compoe algo e mostra para nós.

    Gracias,

    Bju

    Paulo

    ResponderExcluir
  5. Olá Adauto,

    Excelente comentário.

    Obrigado

    Paulo

    ResponderExcluir
  6. Buenas Jackie,

    aqui no sul, nossa safra de compositores novos está bem rica. Por nossa música ser diferenciada, muito do que é produzido aqui chega só até Santa Catarina e outros estados como Mato Grosso, onde tem muitos gaúchos.

    Obrigado pelo comentário,

    Bju

    Paulo

    ResponderExcluir
  7. Meu caro amigo Paulo, boa noite!!!
    É verdade, muitas datas comemorativas como esta foram esquecidas no decorrer do tempo.
    Parabéns a todos os compositores!!!
    Parabéns pela excelente homenagem aos compositores, eles merecem todo o nosso carinho!!!
    Grande abraço e muita paz!!!

    ResponderExcluir
  8. Buenas Edu,

    essa lembrança é o mínimo que podemos fazer para homenageá-los.

    Obrigado pela participação.

    Abraço

    Paulo

    ResponderExcluir

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS
COMPRE SEU LIVRO NA PITHAN PILCHAS: CLIQUE NA IMAGEM PARA SABER MAIS
Related Posts with Thumbnails