Olá, tudo bem? Obrigado por visitar-nos. Queremos divulgar nossa tradição não só no Rio Grande, mas aonde houver um gaúcho. Se gostares do blog, divulgue para tua lista de contatos. Aproveite a visita ao blog, deixe seu RECADO, COMENTE nossos posts, olhe nossos PRODUTOS e seja um SEGUIDOR.

Faça seu pedido

Dê atenção a si mesmo

Olá Caro leitor, se quiseres acompanhar nossos artigos, assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!
Realize seus desejos e exercite a autoestima todos os dias

É comum, nos dias de hoje, lermos muitos livros que enfatizam a autoestima. O assunto está cada vez mais em pauta. 

É notada uma urgência na conscientização para que as pessoas reaproximem-se delas mesmas, aprendam a viver com mais equilíbrio, afetando a si e àqueles com quem convivem. 

São oferecidas inúmeras ferramentas para que essa conscientização comece a implantar seus efeitos. Informações acessíveis em todos os meios de comunicação, terapias de todo gênero, produtos na área estética e alimentar, dentre tantos outros. 

Não podemos negar de que temos acesso às informações de que necessitamos para começar a refletir sobre o que andamos fazendo de nossa própria vida... Para onde estamos conduzindo nosso corpo, nossa mente e emoções? 

Por vezes, adotamos um ritmo acelerado de vida, que não nos permite tempo para olharmos para nós. Olharmos verdadeiramente, não de forma superficial, como por vezes fazemos. 

E onde, eu pergunto, entra a auto-sabotagem nesse processo? Em que ocasião, nossos conjuntos de crenças nos permitiram escolher um método de vida opressivo e de negação às nossas principais necessidades? Você já parou para notar quais são suas verdadeiras necessidades e se elas vêm sido atendidas? Ou, você tem vivido sua trajetória como um verdadeiro mártir, realizando os desejos dos outros e negando àqueles que vêm ao seu coração? 

Exercitar a autoestima é prática diária. Entre em contato com os sinais que seu corpo, sua mente e coração têm tentado lhe passar há tanto tempo. Pergunte-se: 

- Como anda sua saúde, seu sono, seu prazer na vida? 
- O que é necessário mudar para entregar mais leveza ao seu cotidiano?
-A que crenças, você ainda continua apegado, que não lhe permite relaxar? 
- O que é necessário para relacionar-se melhor com o meio em que vive? 
- Se você anda projetando suas carências de afeto consigo mesmo para aqueles que fazem parte de seu ciclo social? 

Largando as culpas 

É importante paramos de culpar e transferir responsabilidades para as nossos chefes, familiares ou amigos por tudo o que nos aconteceu e acontece na vida. E obviamente: pararmos de nos culpar, pegar leve conosco quando algo não vai bem! 

O vitimismo das pessoas é muito grande, constato isso com meus clientes em terapia, a maior parte têm uma lista de queixas e as relata com muita ênfase e "valor". 

São capazes de chorar suas dores desde a infância novamente e não são capazes, por vezes, de sozinhos, largarem seus conjuntos de crenças e memórias tristes do passado. Ficaram apegados literalmente à elas. 

O passado, como o próprio nome diz, já passou. É preciso focar os olhos no momento de agora, saber que crenças podem ser destituídas e constituídas a cada momento e que é preciso definir um novo projeto de vida, um projeto que nos traga saúde, equilíbrio e paz. Sabermos que é somente dessa forma que também nosso relacionamento com o mundo melhora, pois estamos dando "atenção" a nós mesmos, percebendo nossas insuficiências e preenchendo a cada uma delas, para que de forma total conosco, sejamos também "totais" com os outros. 

Texto: Fernanda Lopes é terapeuta holística, palestrante motivacional, escritora e presidente da ONG - Associação Voluntários da Esperança. 

Você sabia? O Blog da Pithan Pilchas é atualizado todos os dias, por isso recomendo que siga nosso TWITTER (@pithanpilchas), RSS FEED, FACEBOOK ou cadastre seu endereço de e-mail para receber nossas atualizações por e-mail. 

Um abraço, muito obrigado por visitar o blog, deixe seu comentário.
Assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!

12 comentários:

  1. Os únicos responsáveis por nossas escolhas somos nós mesmos, acredito que buscar a auto aceitação com meditações ajuda, e é necessário tbm usar de reparações, pois apartir do momento que culpo o meu próximo por minhas mazelas, estaria o prejudicando. Então devemos reparar nossos danos e entender que na vida temos opções!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. O livro de auto-ajuda é importante quando a pessoa realmente quer modificar o seu modo de vida. Para melhor, é claro.

    Isso também pode ser conseguido através de palavras certas, oferecidas por pessoas empenhadas em ajudar o seu próximo.

    É fundamental existir a pré-disposição do indivíduo, caso contrário serão sementes lançadas ao deserto estéril.

    O assunto e o texto, concluindo, estão muito bons.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Olá meu querido amigo !!!

    Adorei o texto, excelente !!
    Muitos momentos de nossas vidas acabamos por massacrar nosso eu em nome da sociedade, dos afazeres e esquecemos de analisar o que realmente nos faz feliz.
    Nos apegamos ao erros, ao passado, deixamos nosso coração de lado.
    Quando percebemos isso e tentamos mudar, aí sim, por menor que seja o passo, com certeza nos levará a uma vida melhor e com mais qualidade.
    Um enorme abraço da amiga Sam !

    ResponderExcluir
  4. Buenas Sam,

    a vida em sociedade, em família, trabalho, etc não é fácil...sempre temos deveres e obrigações que conduzem nossos atos e nisso muitas vezes nos deixamos de lado pra fazer o que convenções e padrões mandam.

    Pode parecer egoismo, mas a primeira obrigação que temos e conosco...tornar nossa vida feliz...sendo feliz, faremos mais facilmente os outros tabm felizes.

    Gracias pela participação

    Paulo

    ResponderExcluir
  5. Olá Zergui,

    ótimo comentário, obrigado pela participação.

    Abraço

    Paulo

    ResponderExcluir
  6. Olá Rosangela,

    culpar os outros não é o melhor caminho. Devemos ser responsáveis por nossos atos e fazer sempe auto-avaliações da nossa vida.

    Abraço

    Paulo

    ResponderExcluir
  7. Auto ajuda, auto estima, estes são temas da "hora", não nego, temos sim de praticar a auto estima no dia a dia .... entretanto muitos não sabem exatamente como e ai compram estes "famosos livros de auto ajuda" e acabam fazendo uma veradeira "bagunça" emocional .... sei lá, ...

    ResponderExcluir
  8. Olá Jodelito,

    só ler não basta, as pessoas precisam conversar mais, busca informações e tentar se conhecer melhorr.

    Gracias,

    Paulo

    ResponderExcluir
  9. Olá tchê!
    Mas bah! Que texto bom, hein? Acho também que na correria do dia-a-dia acabamos por vezes nos descuidando de nós, sem dúvida. Atropelamos e somos atropelados e poucos sobrevivem a tal impacto. Muito tem a ver com o que escrevi, meu amigo, sobre sermos gentis conosco e de vez em quando dar uma paradinha para fazer as reavaliações e ver se o que acumulamos não está nos causando dores demasiadas...
    Grande beijo! Adorei! Tri legal!
    Jackie

    ResponderExcluir
  10. Buenas Prenda,

    penso que uma mente e um corpo debilitado não tem força para ajudar como se deve e realizar suas tarefas, sejam elas quais forem. Assim, devemos nos cuidar para que possamos ter forças, serenidade e paz de espírito para fazermos o que devemos.

    Aquelas velhas frases como: saco vazio não para em pé, são muito verdadeiras. Como podemos ajudar se não ajudamos a nós mesmos ou como podemos amar se não somos capaz de amar-nos?

    Gracias pelo comentário,

    Bju

    Paulo

    ResponderExcluir
  11. Meu caro amigo Paulo, buenas!!!
    Bela mensagem para reflexão, adorei!!!
    Pois é meu amigo, nesta vida temos que valorizar tudo, inclusive a nossa autoestima... qualquer reforma começa por nós mesmos... tenho que estar de bem comigo para poder encontrar a felicidade, para poder crescer, para ajudar o próximo... toda reforma ou mudança tem que começar por nós mesmos, melhorando a nossa auto estima e limpando o nosso interior.
    Parabéns pela excelente postagem, adorei meu amigo!!!
    Grande abraço e muita paz!!!

    ResponderExcluir
  12. Olá Edu,

    excelente participação, como sempre.

    Tem uma frase que é mais ou menos assim: Se tu queres mudar o mundo, comece com a pessoa que tu vês no espelho.

    É bem por aí

    Um grande abraço.

    Paulo

    ResponderExcluir

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS
COMPRE SEU LIVRO NA PITHAN PILCHAS: CLIQUE NA IMAGEM PARA SABER MAIS
Related Posts with Thumbnails