Olá, tudo bem? Obrigado por visitar-nos. Queremos divulgar nossa tradição não só no Rio Grande, mas aonde houver um gaúcho. Se gostares do blog, divulgue para tua lista de contatos. Aproveite a visita ao blog, deixe seu RECADO, COMENTE nossos posts, olhe nossos PRODUTOS e seja um SEGUIDOR.

Faça seu pedido

Batalha do Pulador

Olá Caro leitor, se quiseres acompanhar nossos artigos, assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!
Encenação simula V Batalha do Pulador 2010

No próximo dia 24 de Outubro, às 14.30 hr teremos a V Encenação da Batalha do Pulador, que será encenada pelos Cavaleiros do Mercosul, Brigada Militar e Tradicionalistas representados por Centro de Tradições, Grupos e Piquetes de Cavaleiros de Passo Fundo e da Região. Para o êxito do evento os organizadores estão tendo o apoio da Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Academia Passo-Fundense de Letras, 7ªRT, entidades sociais, comércio e indústria e da imprensa.

As rádios de Passo Fundo já estão fazendo chamadas, inclusive para os interessados em desempenhar os papéis de figurantes.

No dia anterior (23), as 14:30 hr, haverá a reprodução do desfile realizado pelo Gal. Gomercindo Saraiva e suas tropas, juntamente com o Gal. Prestes Guimarães, no dia que antecedeu a batalha (26/06/1894). Eles seguiram pela rua do Comércio, hoje Av. Brasil , em direção ao Pulador. Para enriquecer o espetáculo, tambem desfilarão as tropas governistas, bem como a Cruz Vermelha e os saqueadores.

O objetivo é levar ao conhecimento do público presente, as razões da deflagração da Revolução Federalista de 1893-1895, e da Batalha do Pulador, o maior combate do Brasil e da própria Revolução, onde morreram mais de mil combatentes e inúmeros feridos, entre Maragatos ou Federalistas e Pica-Paus, ou tropas governistas.  A V Encenação pretende mostrar desde a chegada do General Gomercindo Saraiva, recebido por Prestes Guimarães, o acampamento no rio Pinheiro Torto junto a Capela de São Miguel, até a deflagração da Batalha, acontecida a 27 de junho de 1894, cerca de 4.500 homens entraram em violento combate, que perdurou por seis horas

 A Encenação é uma forma inteligente de levar ao conhecimento do público, as razões do conflito, colaborando para que as pessoas sejam esclarecidas sobre esta parte da história acontecida há 116 anos, perdida no tempo, cujo resgate, com a ajuda de muitos e por iniciativa dos Cavaleiros do Mercosul, vem à memória do grande público através da própria encenação. Esse espetáculo de cunho cultural servirá para alavancar o turismo receptivo em nossa região. É sem dúvida a maior encenação, em número de participantes, em campo aberto realizada no Brasil.  

Na última Encenação, um público estimado em 20 mil pessoas se fez presente, onde mais de 600 figurantes encenaram o espetáculo, com o objetivo de resgatar a cultura e levar um fato histórico pouco conhecido do grande público.

Serviço :
Haverá almoço e lanche no local, arquibanca e banheiro químico.
Ingresso : Gratuíto
Estacionamento : R$ 2,00

Colaboração: Hilton Luiz Araldi


Você sabia? O Blog da Pithan Pilchas é atualizado todos os dias, por isso recomendo que siga nosso TWITTER (@pithanpilchas), RSS FEED, FACEBOOK ou cadastre seu endereço de e-mail para receber nossas atualizações por e-mail. 

Um abraço, muito obrigado por visitar o blog, deixe seu comentário.
Assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!

2 comentários:

  1. Parabéns pela divulgação.

    Precisamos valorizar mais a nossa rica história!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Buenas Carlos,

    está é nossa intenção, divulgar nossas raízes.

    Abraço

    Paulo

    ResponderExcluir

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS
COMPRE SEU LIVRO NA PITHAN PILCHAS: CLIQUE NA IMAGEM PARA SABER MAIS
Related Posts with Thumbnails