Olá, tudo bem? Obrigado por visitar-nos. Queremos divulgar nossa tradição não só no Rio Grande, mas aonde houver um gaúcho. Se gostares do blog, divulgue para tua lista de contatos. Aproveite a visita ao blog, deixe seu RECADO, COMENTE nossos posts, olhe nossos PRODUTOS e seja um SEGUIDOR.

Faça seu pedido

Santo Angêlo - Resumo da Semana Farroupilha

Olá Caro leitor, se quiseres acompanhar nossos artigos, assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!
Cerca de 800 cavalarianos e carros alegóricos de entidades locais e da região mostraram orgulho gaúcho no desfile do 20 de setembro

Com um clima de primavera, sol e calor, foi realizado o desfile farroupilha que comemorou o 20 de setembro em Santo Ângelo, das 9h15min às 12 horas do último domingo, dia 19, na Marechal Floriano. O evento mais esperado da Semana Farroupilha reuniu, conforme informações da 3ª Região Tradicionalista, cerca de 800 cavalarianos, diversas entidades locais e da região, além de representações de órgãos da segurança pública. 

O desfile que comemorou os 175 anos da revolução farroupilha somente não teve mais público pelo fato de ser realizado paralelamente à Romaria de Nossa Senhora da Salette, como disse a coordenadora do evento, Maria Lúcia Mousquer, da 14ª Coordenadoria Regional de Educação. Segundo ela, em torno de 3 mil pessoas estiveram na Marechal, no domingo, para assistir as apresentações dos tradicionalistas.

Foi destacado ainda que todas as entidades locais que mostraram, através de encenações, dos carros alegóricos e outros tipos de manifestações, os temas do desfile temático deste ano - Farroupilhas : ideais, cidadania, revolução -, o fizeram com muita qualidade. 

Outro tipo de integração foi a presença de várias entidades de municípios vizinhos, que trouxeram, principalmente, cavalarianos, para participar do desfile, já que em suas cidades de origem o evento foi na segunda-feira. O encontro de gerações também foi muito visto, com crianças no colo de pais e avós, sobre o lombo de cavalos e até fazendo parte das apresentações.

A abertura teve a presença de integrantes dos órgãos locais de segurança pública, tanto a pé, de bicicleta, como motorizados e à cavalo, tendo à frente a figura estilizada de Sepé Tiaraju. Pela Brigada Militar desfilaram o Colégio Tiradentes com alunos e sua banda, o Grupamento Rodoviário, Corpo de Bombeiros e Proerd; a Polícia Civil mostrou algumas viaturas; e ainda desfilaram integrantes do Conselho Municipal Antidrogas.

ENTIDADES

Depois, no desfile temático, vieram as entidades, tendo à frente a 3ª Região Tradicionalista, seguida do GDF Os Farroupilhas; o Grupo Folclórico Madrugada do Rio Grande; o Grupo de Tradições Folclóricas Coronel Aparício Borges; o CTG Tio Bilia; o CTG 20 de Setembro; o CTG Os Legalistas; o CTG A Volta dos Farrapos; e o estreante Piquete Herdeiros da Tradição.

Na sequência, foi a vez de uma das partes mais esperadas, que é desfile dos cavalarianos. Do sul para o norte, na Marechal, vieram após as entidades locais já citadas acima, além de várias outras da região que prestigiaram o desfile, desta vez aberto pelo 7º RPMon. O Piquete Rédeas Brancas, de Santo Ângelo, participou somente com cavalarianos e fechou o desfile.

Fonte: A Tribuna

Você sabia? O Blog da Pithan Pilchas é atualizado todos os dias, por isso recomendo que siga nosso TWITTER (http://www.twitter.com/pithanpilchas), RSS FEED, FACEBOOK ou cadastre seu endereço de e-mail para receber nossas atualizações por e-mail. 

Um abraço e muito obrigado por visitar o blog.

Assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!

0 comentários:

Postar um comentário

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS
COMPRE SEU LIVRO NA PITHAN PILCHAS: CLIQUE NA IMAGEM PARA SABER MAIS
Related Posts with Thumbnails