Olá, tudo bem? Obrigado por visitar-nos. Queremos divulgar nossa tradição não só no Rio Grande, mas aonde houver um gaúcho. Se gostares do blog, divulgue para tua lista de contatos. Aproveite a visita ao blog, deixe seu RECADO, COMENTE nossos posts, olhe nossos PRODUTOS e seja um SEGUIDOR.

Faça seu pedido

Paixão Côrtes - Patrono da Feira do Livro

Olá Caro leitor, se quiseres acompanhar nossos artigos, assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!
Paixão Côrtes é o patrono da 56ª Feira do Livro de Porto Alegre

Mais uma importante homenagem ao folclorista Paixão Côrtes: na manhã desta quarta ele foi anunciado como patrono da 56ª Feira do Livro de Porto Alegre, que será realizada entre 29 de outubro e 15 de novembro. Uma bela homenagem a ele que tanto contribuiu para o registro e valorização da cultura popular do nosso Estado!

"Em minhas pesquisas, julgo representar a identidade cultural do povo, sempre com a preocupação de preservar os seus valores e projetá-los no cenário universal", explica o folclorista, agrônomo, compositor, radialista e pesquisador da cultura brasileira. No dia Internacional do Folclore, 22 de agosto, ele foi homenageado durante a final da 24.ª Moenda da Canção, de Santo Antônio, pelos mais de 60 anos dedicado à cultura popular.

Paixão nasceu em Santana do Livramento, em 1927. Serviu de modelo para o escultor Antônio Caringi criar a estátua do Laçador, em 1958, um dos principais símbolos da Capital e do Estado. Foi um dos responsáveis pelo surgimento da Chama Crioula e da Ronda Crioula, e de toda a mobilização para o surgimento do movimento tradicionalista, iniciado em 1948 com a fundação do 35 CTG, em Porto Alegre. 

LIVROS: Paixão Côrtes publicou diversos livros, onde registrou suas pesquisas sobre o folclore no Rio Grande do Sul, como o Manual de danças gaúchas (1956), com Barbosa Lessa e Danças e andanças da tradição gaúcha (1975). Em 2006, teve sua obra "Folclore Gaúcho - Festas, Bailes, Música e Regionalidade Rural" reeditado pela Corag. Seu livro mais recente é Músicas, Discos e Cantares - Um resgate da história fonográfica do Rio Grande do Sul, publicado em 2001. E ele não para - está preparando um novo livro (que já conta com mais de 700 páginas), sobre danças gaúchas.

Autor do texto - Tânia Goulart / www.jornalnh.com.br/abcdogaucho.

Você sabia? O Blog da Pithan Pilchas é atualizado todos os dias, por isso recomendo que siga nosso TWITTER (http://www.twitter.com/pithanpilchas), RSS FEED, FACEBOOK ou cadastre seu endereço de e-mail para receber nossas atualizações por e-mail. 

Um abraço e muito obrigado por visitar o blog.

Assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!

0 comentários:

Postar um comentário

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS
COMPRE SEU LIVRO NA PITHAN PILCHAS: CLIQUE NA IMAGEM PARA SABER MAIS
Related Posts with Thumbnails