Olá, tudo bem? Obrigado por visitar-nos. Queremos divulgar nossa tradição não só no Rio Grande, mas aonde houver um gaúcho. Se gostares do blog, divulgue para tua lista de contatos. Aproveite a visita ao blog, deixe seu RECADO, COMENTE nossos posts, olhe nossos PRODUTOS e seja um SEGUIDOR.

Faça seu pedido

Festejos Farroupilha no 20 de setembro

Olá Caro leitor, se quiseres acompanhar nossos artigos, assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!
Tradicionalistas saem às ruas para mostrar amor ao RS

No domingo, movimento foi intenso nos acampamentos de São Leopoldo e Sapucaia.

São Leopoldo - Hoje, a partir das 10 horas, todas as entidades acampadas no Parque de Recreação do Trabalhador e na Avenida Feitoria participam do desfile farroupilha na Avenida Dom João Becker. Também estão marcados desfiles em Esteio e Sapucaia. A expectativa do patrão do Conselho Leopoldense de Cultura e Tradições Gaúchas (CLTG), Gilmar Goulart Pinto, é que o número de pessoas no desfile supere o do ano passado, quando 6 mil foram à avenida. Ontem, véspera do feriado gaúcho, o sol e a temperatura agradável foram um convite a mais para visitar os acampamentos tradicionalistas no bairro Feitoria e no Parque de Recreação do Trabalhador, na Vicentina. 

Ontem, não faltaram atrações, como shows, brinquedos infláveis para as crianças, fandango e a comida campeira. O casal Nerci e Joana Santana ficou satisfeito com a estrutura do acampamento no Parque do Trabalhador. ‘‘Está mais bonito que no ano passado, está tudo organizado’’, disse Joana. No Bolicho Santa Rita, também no parque - onde a maioria dos piquetes se abastece com carne, pão e verduras - o comerciante Vilmar Machado, o Careca, comemorava as boas vendas. ‘‘É o terceiro ano que coloco o bolicho aqui, o movimento está muito bom, todos me conhecem.’’

Esteio e Sapucaia fazem desfile hoje de manhã

Esteio/Sapucaia - O grupo Apaexonados por Tradição da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) foi destaque no acampamento de Sapucaia por onde passaram mais de 20 mil pessoas ontem. Hoje, cerca de 300 cavalarianos participam, a partir das 9h30, do desfile que sairá do acampamento no Ginásio Kurashiki e seguirá pelas Ruas Henrique Dias, Jorge Assum, Manoel Serafim, Avenida Primor, Avenida Sapucaia, São Luís, Assis Brasil, Dona Rosinha, São Jorge, Avenida Rubem Berta, João Rodrigues e José de Alencar. 

O domingo de sol levou muita gente ao acampamento de Esteio. O assador Edinei Comsalder, 22, conta que por dia foram assados 30 quilos de carne. Hoje, às 10 horas, cerca de 130 cavalarianos participam do desfile com saída do Parque Galvany Guedes, seguindo pelas Avenidas João Paulo I, Ernesto Dorneles, Padre Antonio Vieira, 24 de Agosto, La Salle, Padre Felipe Celina Kroef com chegada no Parque Assis Brasil.

Criatividade e diversidade na Feitoria

São Leopoldo - As comemorações pelo 20 de setembro começaram sábado no bairro Feitoria, na Avenida Integração, reunindo escolas, CTGs e piquetes. A homenagem se destacou pela criatividade dos estudantes. Eles levaram para a avenida a história de todos os continentes e suas culturas, pois as consideram como influências na formação do povo gaúcho. As alas mais inusitadas foram da Escola Municipal Dilza Flores, no qual alunos vestidos de vampiros, bruxas e lobisomens resgataram mitos e lendas da Europa. 

História resgatada

Portão - Cerca de 600 pessoas retrataram na manhã de ontem uma parte da história do Rio Grande do Sul no Desfile Temático, que apresentou a Revolução Farroupilha sob três aspectos: os ideais, a cidadania e a revolução. Segundo o coordenador de Tradição e Folclore da prefeitura, Ernani Nunes, participaram do desfile os CTGs Zélia Cambona, Sentinela de Portão e Tia Aracy e os Piquetes Laçadores de Timbauva, Vó Maria, Garrão de Potro e Rancho Gaudério. ‘‘Os portonenses lotaram as Avenidas Brasil e Brasília para acompanhar o desfile que homenageia o 20 de setembro de 1835.’’ 

Texto: Aline Marques e Denise Morato


Você sabia? O Blog da Pithan Pilchas é atualizado todos os dias, por isso recomendo que siga nosso TWITTER (http://www.twitter.com/pithanpilchas), RSS FEED, FACEBOOK ou cadastre seu endereço de e-mail para receber nossas atualizações por e-mail. 

Um abraço e muito obrigado por visitar o blog.
Assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!

0 comentários:

Postar um comentário

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS
COMPRE SEU LIVRO NA PITHAN PILCHAS: CLIQUE NA IMAGEM PARA SABER MAIS
Related Posts with Thumbnails