Olá, tudo bem? Obrigado por visitar-nos. Queremos divulgar nossa tradição não só no Rio Grande, mas aonde houver um gaúcho. Se gostares do blog, divulgue para tua lista de contatos. Aproveite a visita ao blog, deixe seu RECADO, COMENTE nossos posts, olhe nossos PRODUTOS e seja um SEGUIDOR.

Faça seu pedido

Colégio Haidée Tedesco Reali promove o tradicionalismo

Olá Caro leitor, se quiseres acompanhar nossos artigos, assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!
Semana Farroupilha no Colégio Haidée Tedesco Reali

Lembrando um pouco da história de nosso povo as Comemorações Farroupilhas seguem o tema estadual e priorizam: “Farroupilhas: ideais, cidadania, revolução”.

A Revolução Farroupilha - o mais longo e um dos mais significativos movimentos de revoltas civis brasileiros, envolvendo em suas lutas os mais diversos segmentos sociais - relembra a Guerra dos Farrapos contra o Império, de 1835 a 1845. O Marco Inicial ocorreu no amanhecer de 20 de setembro de 1835. Naquele dia, liderando homens armados, Gomes Jardim e Onofre Pires entraram em Porto Alegre pela Ponte da Azenha.

A data e o fato ficaram registrados na história dos sul-rio-grandenses como o início da Revolução Farroupilha. Nesse movimento revolucionário, que teve duração de cerca de dez anos e mostrava como pano de fundo os ideais liberais, federalistas e republicanos, foi proclamada a República Rio-Grandense, instalando-se na cidade de Piratini a sua capital. As comemorações do Movimento Farroupilha, que até 1994 restringiam-se ao ponto facultativo nas repartições públicas estaduais e ao feriado municipal em algumas cidades do Interior, ganharam mais um incentivo a partir do ano 1995. Definida pela Constituição Estadual com a data magna do Estado, o dia 20 de setembro passou a ser feriado.

O objetivo de mostrar tanto os aspectos revolucionários quanto os aspectos cidadãos e de suas famílias, teve como ponto central a montagem de um Galpão Crioulo no Ginásio de Esportes do Colégio Haidée, o Diretor Geral, Prof. Alderi Oldra, com a ajuda da Prof. Janete Szymanski e Jadir Luiz Putti e da Comunidade Escolar decorou com indumentárias e objetos utilizados na lida campeira emprestada pela professora Neiva Barroso e colegas,  alunos e comunidade. O espaço cultural que serviu para visitação e convivência das turmas durante a semana de 13 a 20 de setembro.

O Grupo Nativo Farroupilha de Erechim fez algumas apresentações artísticas para os alunos, mostrando a dança, os costumes e as tradições gaúchas. Todas as turmas do Colégio visitaram o galpão e provaram a bebida tipicamente gaúcha, o chimarrão feito com a erva-mate Cristalina doada pela Ervateira Badalotti, para a realização deste evento. 

O Sr. Aldo de Assis Ribeiro, coordenador da 19° Região Tradicionalista de Erechim e MTG, palestrou para os alunos passando seu conhecimento sobre os costumes tradicionalistas do Rio Grande.

Durante a Semana foram agendados horários para que os alunos participassem, também, do Acampamento Farroupilha, montado pelos Centros de Tradições Gaúchas - CTGs do município, no pátio do Seminário Nossa Senhora de Fátima, nelas vivenciaram as práticas de fazer e provar o chimarrão, o carreteiro, a montaria/cavalgada, o conhecimento e a utilização da indumentária gaúcha (pilchas) e o churrasco. Momentos para conhecer, valorizar e cultivar a tradição gaúcha, revisitando aspectos  da vida em família;  do trabalho:  lida do campo e charqueadas; da religiosidade: presença do padre, o casamento e o batizado; das festas: um fandango, a chula, a tava e o truco; dos ideais farroupilhas e  da proclamação da república, a bandeira e o hino. 

Você sabia? O Blog da Pithan Pilchas é atualizado todos os dias, por isso recomendo que siga nosso TWITTER (@pithanpilchas), RSS FEED, FACEBOOK ou cadastre seu endereço de e-mail para receber nossas atualizações por e-mail. 

Um abraço e muito obrigado por visitar o blog.

Assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!

0 comentários:

Postar um comentário

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS
COMPRE SEU LIVRO NA PITHAN PILCHAS: CLIQUE NA IMAGEM PARA SABER MAIS
Related Posts with Thumbnails