Olá, tudo bem? Obrigado por visitar-nos. Queremos divulgar nossa tradição não só no Rio Grande, mas aonde houver um gaúcho. Se gostares do blog, divulgue para tua lista de contatos. Aproveite a visita ao blog, deixe seu RECADO, COMENTE nossos posts, olhe nossos PRODUTOS e seja um SEGUIDOR.

Faça seu pedido

Colégio barra estudantes pilchados em Caxias do Sul

Olá Caro leitor, se quiseres acompanhar nossos artigos, assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!
 Alunos do São José afirmam terem sido proibidos de assistir a aulas usando trajes típicos 
Por: Adriano Duarte | adriano.duarte@pioneiro.com 

Na contramão dos Festejos da Semana Farroupilha, o Colégio São José, em Caxias do Sul, teria proibido alunos de frequentarem as aulas usando pilchas. Pelo menos isso é o que alegam três estudantes do ensino médio.

Eles afirmam terem sido barrados e obrigados a voltar para casa para substituir a indumentária gaúcha pelos uniformes escolares. Caso contrário, não poderiam ficar no colégio, que é privado. Na rede pública, o uso de pilchas é permitido e incentivado neste período de comemorações. Procurada pelo Pioneiro, a direção do São José não se manifestou sobre o caso.

A polêmica começou na segunda-feira com o estudante do 3º ano Diego Roncarelli de Salles, 17 anos. Aluno do turno da manhã e assíduo frequentador de rodeios e CTGs, Diego saiu de casa usando bombacha, bota, lenço, camisa e chapéu. No pátio, foi cercado por vários colegas que acharam bonito o apreço do rapaz pelas tradições. A movimentação chamou a atenção de um monitor da escola.

O estudante diz ter sido levado para conversar com uma das coordenadoras da manhã, conhecida como Leda. A funcionária permitiu que o estudante assistisse à aula na segunda-feira, mas com a promessa de que ele não usasse mais a pilcha. Segundo Diego, cinco minutos depois de ter entrado na sala, o estudante foi orientado por Leda a deixar a escola. Sem ter como voltar para casa, no bairro Cinquentenário, o rapaz foi para a moradia da avó no Centro.

Na terça-feira a situação voltou a se repetir com um casal de namorados. Camila Pretto e Bruno Novello, ambos com 16 anos, teriam sido impedidos de entrar na sala. Eles receberam as mesmas orientações que haviam sido repassadas a Diego.

Pois bem, eu nem sei como demonstrar minha indignação!
Moro no sul de SC, onde ainda temos muita influencia da cultura gaúcha (graças a Deus), mas não temos o hábito de usar pilchas na escola, pois nem temos uma semana farroupilha decente!
Mas te digo que eu, se morasse no RS, e se me fosse permitido, teria o orgulho de pelo menos nessa semana, que estão todos com essa alma farroupilha mais aflorada, ir para a aula pilchada, demonstrando todo amor e respeito que tenho a nossa tradição!
É uma vergonha uma escola, que tem o intuito de levar conhecimento, educação e cultura aos alunos, não permitir que os alunos assistam as aulas pilchados!

LEI Nº 8.813, DE 10 DE JANEIRO DE 1989

Oficializa como traje de honra e de uso preferencial no Rio Grande do Sul, para ambos os sexos, a indumentária denominada "PILCHA GAÚCHA".
DEPUTADO ALGIR LORENZON, Presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.

Faço saber, em cumprimento ao disposto no § 5º do artigo 37 da Constituição do Estado, que a Assembléia Legislativa decretou e eu promulgo a seguinte Lei:
Art. 1º - É oficializado como traje de honra e de uso preferencial no Rio Grande do Sul, para ambos os sexos, a indumentária denominada "PILCHA GAÚCHA".
Parágrafo único - Será considerada "Pilcha Gaúcha" somente aquela que, com autenticidade, reproduza com elegância, a sobriedade da nossa indumentária histórica, conforme os ditames e as diretrizes traçadas pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho.
Art. 2º - A "Pilcha Gaúcha" poderá substituir o traje convencional em todos os atos oficiais, públicos ou privados, realizados no Rio Grande do Sul.
Art. 3º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 4º - Revogam-se as disposições em contrário.

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO, em Porto Alegre, 10 de janeiro de 1989.

Fonte: O Pioneiro e Galpão Campeiro da Juliana Feltrin

Você sabia? O Blog da Pithan Pilchas é atualizado todos os dias, por isso recomendo que siga nosso TWITTER (http://www.twitter.com/pithanpilchas), RSS FEED, FACEBOOK ou cadastre seu endereço de e-mail para receber nossas atualizações por e-mail. 

Um abraço e muito obrigado por visitar o blog.

Assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!

4 comentários:

  1. mas bah guri
    não dá pra creditar em tamanha palhaçada
    pqp toma nota tchê

    bjim guri

    ResponderExcluir
  2. Olá querido, passando para retribuir a visita.
    To te seguindo, seu blog é mara!! Adorei, bjos e sucesso pra ti.

    ResponderExcluir
  3. Meu caro amigo Paulo, boa noite!!!
    Reforço a sua indignação, que absurdo...
    Tem gente que acha que é o dono da razão e do poder... e a maneira de aparecerem é praticando atos lamentáveis como este... são os pobres de espírito... Os costumes e a cultura de uma região devem sempre serem respeitadas.
    Parabéns pela excelente postagem!
    Grande abraço e muita paz!!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado amigos pelos comentários.

    Abraços para todos,

    Paulo

    ResponderExcluir

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS
COMPRE SEU LIVRO NA PITHAN PILCHAS: CLIQUE NA IMAGEM PARA SABER MAIS
Related Posts with Thumbnails