Olá, tudo bem? Obrigado por visitar-nos. Queremos divulgar nossa tradição não só no Rio Grande, mas aonde houver um gaúcho. Se gostares do blog, divulgue para tua lista de contatos. Aproveite a visita ao blog, deixe seu RECADO, COMENTE nossos posts, olhe nossos PRODUTOS e seja um SEGUIDOR.

Faça seu pedido

Moenda homenageará Paixão Côrtes

Olá Caro leitor, se quiseres acompanhar nossos artigos, assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!
24.ª Moenda da Canção, de Santo Antônio da Patrulha

A 24.ª Moenda da Canção, de Santo Antônio da Patrulha, que ocorrerá de 20 a 22, fará uma homenagem especial e merecida ao folclorista Paixão Côrtes, pelos 60 anos dedicados ao folclore gaúcho. A presidente do festival, a competente Carmem Monteiro, esteve ontem aqui na sede do Grupo Sinos divulgando a festa e adiantou que os grupos de dança dos CTGs locais Chico Borges e Patrulha do Rio Grande farão uma encenação coreográfica das cavalhadas e do baile do masque, manifestações folclóricas pesquisadas por Paixão, em Santo Antônio.

As duas manifestações foram adaptadas pelo coreógrafo Marcione da Silveira, sob supervisão de Paixão e serão apresentadas na noite final do festival. Mais uma vez a Moenda apresenta algo interessante, que será praticamente uma aula de folclore. Parabéns Carmem, por mais essa iniciativa!

*Ah, lembrando que mais uma vez o festival será transmitido inteiramente pela internet! No site do festival (www.moendadacancao.com.br) será possível assistir em áudio e vídeo todas as emoções da Moenda!

Atrações diversificadas

A 24.ª Moenda terá 18 músicas concorrentes de diferentes estilos, vindas de várias cidades gaúchas e também de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco, no palco do Ginásio Caetano Tedesco (relação em post abaixo). Também terá shows diversificados: dia 20, Samuel Costa com o show Tributo a Três Mestres do Acordeon, em homenagem a Suvuca, Dominguinhos e Borghetti; e também será dia do "Tantos Carnavais", com Victor Hugo, Fernando do Ó e Geraldo Flach (foto). 

Dia 21, sábado, será a vez de Cristiano Quevedo e do Grupo Tholl - Exotique. No domingo haverá o tradicional Santo Antônio Canta a Moenda e também o show de Arison e Emerson Martins (vencedores da 23.ª Moenda) e a homenagem a Paixão Côrtes. O festival será realizado paralelamente à Fenacan, com muitas exposições, shows e a deliciosa gastronomia daquela terra!

Meu colega Juarez Fonseca adianta que este ano a programação paralela virá com novidades. Haverá um estande da Associação Brasileira de Música e Artes (Abramus), com a participação de alguns dos artistas mais populares da música gaúcha, que lá farão lançamentos de discos. Também haverá shows-surpresa e painel entre os músicos, sobre o direito autoral em tempos de internet - que achei interessantíssimo (bem que poderiam aproveitar para debater também sobre direitos autorais de textos na internet!).

Vale a pena se agendar e conferir essa grande festa da música!

Autor do texto - Tânia Goulart / www.jornalnh.com.br/abcdogaucho.

Você sabia? O Blog da Pithan Pilchas é atualizado todos dias, por isso recomendo que siga nosso TWITTER (http://www.twitter.com/pithanpilchas), ou RSS FEED ou cadastre seu endereço de e-mail para receber nossas atualizações por e-mail. 

Um abraço e muito obrigado por visitar o blog.
Assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!

0 comentários:

Postar um comentário

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS
COMPRE SEU LIVRO NA PITHAN PILCHAS: CLIQUE NA IMAGEM PARA SABER MAIS
Related Posts with Thumbnails