Olá, tudo bem? Obrigado por visitar-nos. Queremos divulgar nossa tradição não só no Rio Grande, mas aonde houver um gaúcho. Se gostares do blog, divulgue para tua lista de contatos. Aproveite a visita ao blog, deixe seu RECADO, COMENTE nossos posts, olhe nossos PRODUTOS e seja um SEGUIDOR.

Faça seu pedido

Califórnia da Canção Nativa

Olá Caro leitor, se quiseres acompanhar nossos artigos, assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!
37.ª Califórnia já tem data definida

A 37.ª Califórnia da Canção Nativa, de Uruguaiana, já tem data definida: será de 2 a 4 de dezembro deste ano, no Parque Agrícola e Pastoril de Uruguaiana. A informação vem do assessor do festival, amigo Dario Carvalho, que adianta ainda que o regulamento está sendo finalizado e em breve será lançado. Enquanto isso Uruguaiana prepara-se para a escolha da "Senhorita Califórnia", que representará esta 37.ª edição do festival pioneiro do Estado.

As jovens do município podem inscrever-se até o dia 26, e o concurso ocorrerá dia 28 deste mês no CTG Sinuelo do Pago, promotor do evento. As jovens devem ter entre 16 e 25 anos e serem solteiras. A ficha de inscrição pode ser adquirida na secretaria do CTG Sinuelo do Pago, no escritório da Califórnia ou pelo e-mail teixeira@pucrs.br. 

Quanto ao festival, assim que sair o regulamento divulgarei aqui no ABC do Gaúcho!

PIONEIRISMO:
A orígem da Califórnia da Canção Nativa - pioneiro dos festivais e declarado Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul em 2004 -, tem uma história curiosa. Contam que em 1970, o grupo Os Marupiaras, de Uruguaiana, que tinha entre seus integrantes os poetas Colmar Duarte e Júlio Machado da Silva Filho, um foi participar de um festival popular promovido por uma rádio local. Colmar conta que a música "Abichornado" foi eliminada e, segundo ele, organizadores teriam dito que aquela não era música brasileira.

Os jovens então resolveram criar um festival onde pudessem cantar sobre a cultura e peculiaridades do Rio Grande. Assim, em 1971 nasceu a Califórnia da Canção Nativa, que deu origem ao movimento dos festivais, que já chegou a realizar, na década de 80, em torno de 75 eventos por ano. Bendita proibição!

A primeira edição teve como campeã a música "Reflexão", de Júlio Machado da Silva e Colmar Pereira Duarte. O 2º lugar ficou com "Prece ao Minuano", de Telmo de Lima Freitas, e o 3.º, com "João Campeiro", de Apparício Silva Rillo e José Lewis Bicca. 

O NOME:
A palavra Califórnia vem do grego e significa "conjunto de coisas belas". Aqui no Rio Grande do Sul, inicialmente chamaram-se califórnias as incursões guerreiras que Chico Pedro, fez em 1850, na região cisplatina, atual Uruguai, para resgatar bens de brasileiros lá radicados e que sofriam perseguições. 

Depois disso, califórnia passou a designar corridas de cavalos em que participassem mais de dois animais em busca de grandes prêmios. Com as significações de conjunto de coisas belas ou competição entre vários concorrentes em busca de grandes prêmios é que o nome Califórnia da Canção Nativa permaneceu para seus criadores. 

A CALHANDRA:
O prêmio máximo da Califórnia é o troféu Calhandra de Ouro. A calhandra, espécie de cotovia, é pássaro útil e de belo canto, imitador do canto de outros pássaros e que responde ao assobio do homem. Simboliza também a autenticidade, a elegância, a humildade e a liberdade, pois não suporta o cativeiro.

O festival é dividido em três linhas: Campeira, Livre e de Manifestação Riograndense. Entre as vencedoras das três linhas uma é escolhida para receber a Calhandra de Ouro, prêmio máximo do festival.

Autor do texto - Tânia Goulart / www.jornalnh.com.br/abcdogaucho.


Siga-nos no Twitter: http://www.twitter.com/pithanpilchas
Assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!

2 comentários:

  1. Não sabia que califórnia significa "conjunto de coisas belas". Muito bom conhecer um pouco mais sobre outra cultura. Esses eventos engrandecem a região e divulgam as raízes. Beijos pra ti!

    ResponderExcluir
  2. adorooooooooooo um grande festival
    de onde sai grandes talentos
    isso so poderia ser coisa do sul :D
    bjim

    ResponderExcluir

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS
COMPRE SEU LIVRO NA PITHAN PILCHAS: CLIQUE NA IMAGEM PARA SABER MAIS
Related Posts with Thumbnails