Olá, tudo bem? Obrigado por visitar-nos. Queremos divulgar nossa tradição não só no Rio Grande, mas aonde houver um gaúcho. Se gostares do blog, divulgue para tua lista de contatos. Aproveite a visita ao blog, deixe seu RECADO, COMENTE nossos posts, olhe nossos PRODUTOS e seja um SEGUIDOR.

Faça seu pedido

Shows do Renato Borghetti

Olá Caro leitor, se quiseres acompanhar nossos artigos, assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!


BORGHETTI PARA O MUNDO 

                                             
(JUAREZ FONSECA  -   Revista Aplauso / Edição 85 - Ano 2007)

Poucos sabem que Renato Borghetti é hoje um dos artistas brasileiros de mais solida carreira internacional. De 2003 a 2006 , chegou a fazer duas, três e até quatro turnês anuais.

Borghetti e seu  grupo estrearam no Festival de Verão de Bolonha a turnê européia de 2007, que durante quase um mês percorre outras sete cidades italianas, passando ainda por festivais na Croácia, Republica Tcheca, Áustria e Alemanha. Na Áustria, onde se apresenta regularmente desde 2000, Renato se sente em casa, pois não há cidade em que não tenha tocado.

“Lá tenho até um fã clube, as pessoas vão a tudo que é show, saem de Viena para assistir em cidades do interior e vice-versa, sempre lotando os lugares”, conta. Este ano, o mano e empresário Marcos Borghetti marcou só uma temporada européia para poder atender a compromissos no Brasil e finalizar o segundo DVD, Fandango, com show de lançamento previsto para outubro, no Teatro do Bourbon Country.

No verão europeu, as apresentações são na maioria ao ar livre, para milhares de pessoas; mas também teatros, clubes de jazz, casas noturnas  e centros culturais daqueles países e da França, Portugal, Hungria, Holanda, Eslovênia, Bélgica, Suíça tem programado a musica do gaucho. Para os que gostam de rótulos e classificações (como os jornalistas), o instrumental, o instrumental de Borghetti costuma entrar nos arquivos de etnomusic, world music, jazz fusion. Mesmo tendo na essência ritmos como vanerão, chote, milonga e chamamé, não causa nenhum estranhamento. Até pelo contrario : “ A sonoridade do acordeon é familiar para o público europeu, e como partimos de nossas raízes para uma música mais elaborada, uma coisa mais jazzística, a aceitação é total. São normalmente shows longos, não saímos sem fazer três a quatro bis, temos que voltar para o palco sem os instrumentos, se não nos pedem para tocar mais”.

As formações do grupo alternam quartetos, quintetos e sextetos. Na turnê européia deste ano, atua o quarteto, com Daniel Sá nos violões, Pedrinho Figueiredo na flauta e sax e Vitor Peixoto nos teclados. Em outras circunstancias, entram Hilton Vaccari, (violão ritmo), Ricardo Baumgarten (baixo), Caco Pacheco (percussão) e Marquinhos Fê (bateria). É uma turma que se entende as mil maravilhas, cevada em estradas, aeroportos, palcos, bares e hectolitros de mate e cerveja na Fazenda do Pontal. A sala de grandes janelas da casa de campo dos Borghetti, à beira do Guaíba, em Barra do Ribeiro, foi transformada em estúdio de gravação para o DVD, que vai mostrar um Renato em meio a paisagens do Rio Grande, contando sua história desde o inicio, surpreendentemente falante. Se forem ouvidos no DVD sons de chuva e vaca mugindo, é porque ele faz justiça à natureza, em meio à qual foi criado.

“Não vamos limpar nada”, garante. Os 22 discos anteriores do gaiteiro foram feitos em estúdios urbanos. Desta vez, ele resolveu  fazer o caminho inverso, levando para o ambiente rural a mais moderna tecnologia. Com direção do bamba Rene Goya Filho, o DVD é o primeiro produzido no Rio Grande do Sul no formato HD (High Definition).

Na Europa, o disco Fandango será lançado  em 2008, durante a grande turnê em que Borghetti comemorará 10 anos de shows no continente. Suas primeiras apresentações foram em 1998, em Portugal e na França. Já  a primeira viagem internacional foi em 1990, para shows no S.O.B.´s, de Nova York. Em 1995, estreou no Uruguai e na Argentina. Em 1999, voltou a França. No ano seguinte, de novo Portugal, França e o inicio do idílio com o público austríaco. A  partir daí, dezenas de carimbos de passaporte: Viena, Innsbruck, Linz, Paris, Toulon, Berlin, Munique, Bremen, Budapeste, Lisboa, Praga, Florença, Padova, Lubliana, etc... Nos EUA foram duas vezes em 2006, uma delas no Festival do Acordeon de San Antonio, no Texas.

Borghetti é cada vez mais atração internacional também  em festivais do instrumento, ao lado de estrelas como o italiano Ricardo Tesi, o irlandês Martin O´Connor, o português Artur Fernandes, o espanhol Kepa Junqueira. Um deles, talvez dois, poderá vir ao Brasil, em 2009, para participar das comemorações dos 25 anos de lançamento da estréia em LP de Renato, com aquele álbum que, vendendo mais de 100 mil cópias, ganhou o primeiro disco de ouro da musica instrumental brasileira. 


Agenda de Shows do Renato Borghetti
RENATO BORGHETTI EM BAURU 
Data: 16/6/2010Local: SESC BAURU / SP
Descrição: Renato Borghetti e violeiro Chico Lobo, no SESC Bauru.

ESTARREJA - PORTUGAL
Data: 18/6/2010
Local: Estarreja, Portugal

SEVER DO VOUGA - PORTUGAL
Data: 19/6/2010
Local: Sever do Vouga - PORTUGAL 

FELDBACK - AUSTRIA
Data: 23/6/2010
Local: FELDBACK - AUSTRIA

SHOW NA HUNGRIA
Data: 24/6/2010
Local: Budapest , Hungria
Descrição: http://www.mupa.hu/

ZAGORJE OB SAVI - ESLOVENIA
Data: 25/6/2010
Local: ZAGORJE OB SAVI - ESLOVENIA

PIACENZA - ITALIA
Data: 26/6/2010
Local: PIACENZA - ITALIA

PAVIA - ITALIA
Data: 27/6/2010
Local: PAVIA - ITALIA 

SHOW EM LONDRES
Data: 30/6/2010
Local: Londres, Inglaterra
Descrição: A CONFIRMAR.

BORGHETTI NA FINLÂNDIA
Data: 2/7/2010
Local: Ikaalinen, Finlandia
Descrição: Sata Häme Accordion Festival. http://kubik.kk.dk/

SHOW NA AUSTRIA
Data: 3/7/2010Local: Waidhofen/Thaya , AustriaDescrição: Musikfest.

WAIDHOFEN - AUSTRIA
Data: 4/7/2010
Local: WAIDHOFEN - AUSTRIA

TRENTO - ITALIA
Data: 6/7/2010Local: TRENTO - ITALIA

ROVIGO - ITALIA
Data: 7/7/2010
Local: ROVIGO - ITALIA

CAPODISTRIA - ESLOVENIA
Data: 8/7/2010
Local: CAPODISTRIA - ESLOVENIA

SHOW EM BRUXELAS
Data: 10/7/2010
Local: Bruxelas, Belgica
Descrição: BOSELLA FESTIVAL. A CONFIRMAR

VERONA - ITALIA
Data: 11/7/2010
Local: VERONA - ITALIA

PARTICIPAÇÃO SHOW POUCA VOGAL
Data: 15/7/2010
Local: PORTO ALEGRE/RS

SHOW EM CHICAGO
Data: 22/7/2010
Local: CHICAGO / USA
Descrição: SHOW NO CHICAGO MILLENIUM PARK. http://www.millenniumpark.org/

MISSION FOLK FESTIVAL EM MISSION - CANADA
Data: 24/7/2010
Local: Mission - CanadaDescrição: www.missionfolkmusicfestival.ca

RENATO BORGHETTI EM SEATTLE
Data: 26/7/2010
Local: SEATTLE / USADescrição: http://tripledoor.net

COXILHA DE CRUZ ALTA
Data: 30/7/2010
Local: CRUZ ALTA / RS

FESTIVAL ETAPA DE MUSICA E ARTE 
Data: 26/8/2010Local: Valinhos / SP

SHOW EM PASSO FUNDO
Data: 6/11/2010
Local: PASSO FUNDO/RS

SHOW EM PELOTAS
Data: 13/11/2010
Local: PELOTAS/RS

SHOW EM PORTO ALEGRE
Data: 18/11/2010
Local: PORTO ALEGRE/RS

Assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!

0 comentários:

Postar um comentário

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS
COMPRE SEU LIVRO NA PITHAN PILCHAS: CLIQUE NA IMAGEM PARA SABER MAIS
Related Posts with Thumbnails