Olá, tudo bem? Obrigado por visitar-nos. Queremos divulgar nossa tradição não só no Rio Grande, mas aonde houver um gaúcho. Se gostares do blog, divulgue para tua lista de contatos. Aproveite a visita ao blog, deixe seu RECADO, COMENTE nossos posts, olhe nossos PRODUTOS e seja um SEGUIDOR.

Faça seu pedido

Museus gaúchos entre os melhores

Olá Caro leitor, se quiseres acompanhar nossos artigos, assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!
Dois museus gaúchos estão entre os destaques do Prêmio Darcy Ribeiro 2010, que premia as práticas relacionadas à ação educativa em museus brasileiros consideradas inovadoras.

O Museu e Arquivo Histórico de Panambi, no Noroeste, conquistou o primeiro lugar em todo o país, com o projeto 1ª Gincana do Museu e Arquivo Histórico de Panambi. Receberá R$ 15 mil e terá o projeto publicado em revista editada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O Museu Municipal Dr. José Olavo Machado, de Santo Ângelo, teve seu trabalho reconheido com o Projeto Educação Patrimonial “Jornadas de Arqueologia Missioneira”. O prêmio é do Ibram e está em sua 3ª edição. A seleção dos 14 projetos destaques levou em conta, dentre outros critérios, o impacto sociocultural.

leila.endruweit@zerohora.com.br
LEILA ENDRUWEIT
Saiba mais sobre os projetos
- Com o objetivo de promover o interesse de crianças na faixa etária de 10 e 11 anos pela história local, o Museu e Arquivo Histórico de Panambi (MAHP) realizou uma gincana, entre setembro e dezembro de 2009, que contou com a participação de 500 crianças de 22 escolas públicas e privadas do município. Foram desenvolvidas cinco tarefas, que eram postadas no blog do Museu conforme o andamento das atividades. As tarefas giraram em torno de questões sobre a história de Panambi e sobre o acervo do MAHP. A coordenadora do museu, Temia Wehrmann, explica que as tarefas envolviam o estudo e análise de fotografias e peças históricas do museu e incentivavam pesquisas, diálogos com pessoas idosas e interpretação de detalhes, como grafia de documentos e detalhes de fotos. Além disso as equipes receberam a missão de conseguir objetos para doação ao acervo do MAHP.
MUSEU DE PANAMBI
- Horário: terça a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min
- Telefone:
- Endereço: Av. Konrad Adenauer, 355
- O projeto “Jornadas de Arqueologia Missioneira” surgiu com o objetivo de dar maior visibilidade às pesquisas arqueológicas no Centro Histórico da cidade, que foram ampliadas a partir de 2006.
As atividades trazem novos conhecimentos sobre a antiga redução de Santo Ângelo Custódio aos estudantes de 4ª e 5ª séries das escolas municipais e estaduais de Santo Ângelo. De acordo com a arqueóloga Raquel Rech, em 2009, 1,2 mil crianças participaram do projeto, que incluiu palestras áudio-visuais na praça Pinheiro Machado, local da antiga praça central da redução jesuítica, visitação às “janelas arqueológicas”, intervenções cênicas de personagens históricos, lanches temáticos, quando são oferecidos alimentos relacionados aos consumidos na época das missões e oficinas de arqueologia com escavações simuladas.
MUSEU DE STO. ÂNGELO
- Horário: terça a domingo, das 9h às 12h e das 14h ás 17h
- Endereço: Rua Antunes Ribas esquina com Rua Antônio Manuel, Centro
- Telefone: 55. 3312-7193
Assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!

0 comentários:

Postar um comentário

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS
COMPRE SEU LIVRO NA PITHAN PILCHAS: CLIQUE NA IMAGEM PARA SABER MAIS
Related Posts with Thumbnails