Olá, tudo bem? Obrigado por visitar-nos. Queremos divulgar nossa tradição não só no Rio Grande, mas aonde houver um gaúcho. Se gostares do blog, divulgue para tua lista de contatos. Aproveite a visita ao blog, deixe seu RECADO, COMENTE nossos posts, olhe nossos PRODUTOS e seja um SEGUIDOR.

Faça seu pedido

Expointer 2010

Olá Caro leitor, se quiseres acompanhar nossos artigos, assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!
União de esforços por Expointer de maior qualidade

Em nome da qualidade e do bem-estar dos animais, a Expointer deste ano reduziu em 8,29% o número de inscrições, totalizando 5.628 exemplares cadastrados. O evento será realizado entre os dias 28 de agosto e 5 de setembro, no parque Assis Brasil, em Esteio.

Essa diminuição não deve ofuscar o brilho da festa do campo que tem expectativa de movimentar pelo menos R$ 1 bilhão em negócios, reforça Gilmar Tietböhl, secretário estadual da Agricultura:

– Há uma redução quantitativa, mas uma melhora qualitativa.

A diminuição, já esperada pelo governo do Estado, atende a solicitações feitas por associações de raças para que os participantes ficassem melhor acomodados. O professor da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal do Estado (UFRGS) André Carissimi explica que os pequenos animais precisam de um espaço mínimo para exprimir comportamentos típicos. Com relação aos animais de porte maior, a preocupação faz sentido. Professora da disciplina que estuda o comportamento animal do departamento de Zootecnia da Faculdade de Agronomia da UFRGS, Vivian Fischer salienta que o espaço físico é apenas uma das muitas questões que influenciam no bem-estar.

Entre as espécies que registraram baixa nas inscrições, estão os ovinos. Para o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), Paulo Schwab, outras causas, além da apreensão com a acomodação, ajudam a explicar por que houve uma redução de 14,43% ante 2009 (veja quadro). Uma delas é o fato de que agora só entrarão animais puros de origem – ficando de fora as cruzas. A aposta na qualidade anima Schwab.

Com quatro animais a menos do que na edição passada (total de 288 exemplares), Joaquim Mello, presidente da Associação Brasileira de Angus, ressalta que nas exposições já realizadas, jurados têm sido unânimes em relação à melhora genética dos participantes.

Entre as raças hereford e braford – com alta nas inscrições –, o otimismo também é grande.

– Pela tradição, a Expointer é um ponto de encontro de criadores do mundo todo – avalia Fernando Lopa, presidente da associação brasileira das raças, que fala em participação recorde – 132 exemplares.

Otimismo para Esteio
A família Garcia, que cria gado braford no Noroeste, está envolvida com o preparo de seus animais para a Expointer. No ano passado, o Rural B 27, conhecido carinhosamente como Faceiro, com apenas 10 meses, foi campeão entre os terneiros e terceiro colocado entre os machos da raça.

– Estamos confiantes – anima-se Cassandra Abreu Garcia, 35 anos, dona do animal.

Juntamente com a mãe, Vera Abreu, proprietária das fazendas, e o marido Rogério Garcia, cria braford em Cruz Alta e Ibirubá desde 2006.

Além de Faceiro, que é cria da cabanha, duas fêmeas braford da Rural Abreu irão para Esteio: Rural Abreu B 20, a Brava, de um ano e 10 meses, e Rural Abreu B 17, a Liz, de dois anos e quatro meses, ambas prenhas.

Lucas, seis anos, filho do casal, já pensa em seguir os passos da família. Animado, o garoto conta que gosta muito de Faceiro e no ano passado já prestigiou o animal na Expointer. E este ano já confirmou que estará novamente no parque Assis Brasil.

– Quero ser médico de animais – conta animado.

Fonte: Jornal O Diário
Assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!

0 comentários:

Postar um comentário

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS
COMPRE SEU LIVRO NA PITHAN PILCHAS: CLIQUE NA IMAGEM PARA SABER MAIS
Related Posts with Thumbnails