Olá, tudo bem? Obrigado por visitar-nos. Queremos divulgar nossa tradição não só no Rio Grande, mas aonde houver um gaúcho. Se gostares do blog, divulgue para tua lista de contatos. Aproveite a visita ao blog, deixe seu RECADO, COMENTE nossos posts, olhe nossos PRODUTOS e seja um SEGUIDOR.

Faça seu pedido

Freio de Ouro 2010

Olá Caro leitor, se quiseres acompanhar nossos artigos, assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!
Região 6 já tem classificados ao Freio de Ouro 2010
Dos 57 animais que disputaram a Classificatória da região 6, no parque de exposições Dorval Ribeiro, em Camaquã/RS, oito assinaram na gelada manhã deste domingo o passe para a maior prova da raça crioula: o Freio de Ouro 2010. 

Entre as dez fêmeas que disputaram a final da Classificatória, On Rica do Infinito (20,403) foi quem se deu melhor. De propriedade de Roberto Sidney Davis Júnior, da Agropecuária Infinito, de São Sepé/RS a égua foi montada por Zeca Macedo, escolhido como Ginete Destaque. Na segunda colocação ficou com PO Ucrânia (20,256), da Cabanha Cola Crioula, de Pantano Grande/RS, montada por Antonieto Rosa. O terceiro lugar foi de Dinamite da Reconquista (19,878), de Reconquista Agropecuária Ltda. de Alegrete/RS, montada por Claudio Marques. Prenda do Itaó (19,042), de Cássio Bonotto, Cabanha Itaó, de Santiago/RS, montada por Claudio dos Santos Fagundes ficou em quarta posição.

Nos machos o primeiro colocado foi Posteiro II de Santa Angélica (19,194), de Sucessão Paulino e Agenor Ávila Costa, Cabanha Santa Angélica, de Pedras Altas/RS, montado por Lindor Collares Luiz, escolhido Ginete Destaque entre os machos. Em segundo lugar, Faceiro do Recanto Crioulo (19,194), de Marcelo Anacleto da Fonseca, Estância Três Coxilhas, Barra Velha/SC, montado por Darlei Hess. O terceiro classificado foi Idioma do Infinito (18,827), Cabanha Carrachi e Capão do Tigre, Tramandai/RS. João Antônio Rupp. Em quarto ficou Sendero Talento (18,313), Marcelo Bonfiglio de Barros, Cabanha Reculuta, Sananduva-RS, montado por Cézar Augusto Freire.
A última etapa da Classificatória de Camaquã foi marcada por mudanças muitas de posições entre os primeiros colocados, tanto na categoria fêmeas quanto na dos machos. Na observação dos jurados essas alternâncias caracterizaram o alto grau de funcionalidade dos animais participantes. 
A sexta região contou com participantes de animais credenciados em Arambaré, Caxias do Sul, Esteio, Soledade, Guaíba, Santa Cruz, Santo Antônio da Patrulha e Camaquã. 

Perda
Na segunda colocação até o sábado, o macho Capanegra Idahueñu, não conseguiu disputar a fase final da Classificatória. No domingo, por volta das 6h o animal teve um mal súbito e morreu. O veterinário de Capanegra, Fernando Gonzales, suspeita de complicações vasculares. Mas é cauteloso ao falar sobre a situação, pois a causa segundo ele só poderá ser esclarecida após a necropsia, que será feita em Porto Alegre. O resultado que apontará o motivo da morte deverá levar cerca de 45 dias. 
O animal iria completar nove anos em outubro. O colorado, salino rabicano era filho de Destino Sombra e Capanegra Buena Moza e pertencia ao criador Fernando Dornelles Pons.

Superação
Eleito pelo trio de jurados como o ginete destaque da competição, na categoria fêmeas, José Fonseca Macedo, também montava Capanegra Idahueñu. Minutos antes de iniciar a etapa final o ginete, que conquistou o Freio de Ouro em 2009, não conseguia esconder a tristeza pela perda. Com um semblante nitidamente abatido, Zeca Macedo, mostrou muita competência e um poder imenso de superação. O desempenho do ginete trouxe a égua On Rica do Infinito da terceira posição – na primeira fase – para a conquista do primeiro lugar na Classificatória de Camaquã/RS.

Texto: Nívea Bilhalva de Oliveira e Débora Borba
Fotos: Felipe Ulbrich

Assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!

0 comentários:

Postar um comentário

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS
COMPRE SEU LIVRO NA PITHAN PILCHAS: CLIQUE NA IMAGEM PARA SABER MAIS
Related Posts with Thumbnails