Olá, tudo bem? Obrigado por visitar-nos. Queremos divulgar nossa tradição não só no Rio Grande, mas aonde houver um gaúcho. Se gostares do blog, divulgue para tua lista de contatos. Aproveite a visita ao blog, deixe seu RECADO, COMENTE nossos posts, olhe nossos PRODUTOS e seja um SEGUIDOR.

Faça seu pedido

Festival Nativista

Olá Caro leitor, se quiseres acompanhar nossos artigos, assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!
Inscrições - Festival do Cooperativismo
Começou no dia 1° de junho, e seguem até 30 de julho as inscrições para a 4ª edição do festival nativista O Rio Grande Canta o Cooperativismo, promovido pela Ocergs. 
Um dos mais aguardados do ano, o festival garante a melhor premiação entre todos os festivais nativistas do Estado e uma das melhores organizações!


O evento será realizado em quatro etapas: 
25/09 - 1º eliminatória em Santa Rosa
29/10 - 2º eliminatória em Rolante 
20/11 - 3º eliminatória em Antônio Prado
10/12 - etapa final em Ibirubá


Lembrando que para participar as músicas devem abordar o tema cooperativismo. Então tchê, te inspira, te aligera, compõe e manda tua música para garantir a participação nesse baita festival. Boa sorte!


Regulamento:
Art. 1º O 4º FESTIVAL O RIO GRANDE CANTA O COOPERATIVISMO é uma promoção do
SESCOOP/RS – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul.


Parágrafo único: O 4º FESTIVAL O RIO GRANDE CANTA O COOPERATIVISMO, será realizado em três etapas classificatórias, SANTA ROSA – 25 de Setembro de 2010; ROLANTE – 29 de Outubro de 2010; ANTÔNIO PRADO - 20 de Novembro de 2010 e a etapa final que será realizada em IBIRUBÁ dia 10 de dezembro de 2010.


Capítulo II DOS OBJETIVOS
Art. 2º O 4º FESTIVAL O RIO GRANDE CANTA O COOPERATIVISMO tem os seguintes objetivos:
Parágrafo Primeiro: Proporcionar momentos de integração entre as comunidades
cooperativistas do Estado do Rio Grande do Sul.
Parágrafo Segundo: Promover o cooperativismo, sua história, princípios e valores, através da musica.
Parágrafo Terceiro: Proporcionar aos artistas cooperativistas do Estado do Rio Grande do Sul, condições adequadas para que possam expressar a sua arte.
Parágrafo Quarto: Estimular a participação de associados, empregados e familiares destes, em eventos culturais, contribuindo desta forma para a melhoria da qualidade de vida.


Capítulo III DA INSCRIÇÃO E DAS COMPOSIÇÕES
Art. 3º No 4º Festival O RIO GRANDE CANTA O COOPERATIVISMO, serão aceitas inscrições de obras musicais que retratem a temática dos 7 Princípios do Cooperativismo, que poderão ser tratados individualmente ou em conjunto:
• Adesão Voluntária e Livre
• Gestão democrática pelos membros
• Participação econômica dos membros
• Autonomia e independência
• Educação, formação e informação
• Intercooperação
• Compromisso com a comunidade


Art. 4º O 4º FESTIVAL O RIO GRANDE CANTA O COOPERATIVISMO não fará restrições a estilos ou gêneros musicais, desde que "existentes na cultura do Rio Grande do Sul". Parágrafo Único: Somente serão consideradas músicas com a letra na língua portuguesa, sendo, no entanto, permitidas citações incidentais em outros idiomas.


Art. 5º Poderão apresentar obras ao 4º FESTIVAL O RIO GRANDE CANTA O COOPERATIVISMO autores, onde ao menos um deles seja sócio de uma cooperativa regular do Estado do Rio Grande do Sul;
Parágrafo primeiro: Entende-se por cooperativa regular, aquela que apresentar o
CERTIFICADO DE REGULARIDADE junto ao Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul - OCERGS.
Parágrafo segundo: Cabe ao autor associado de cooperativa, obter junto a esta uma "declaração" em folha timbrada e assinada pelo Presidente da Cooperativa, comprovando que este é associado desta. Esta declaração será documento integrante da inscrição.
Parágrafo terceiro: Não serão aceitas cópias de cartões magnéticos, extratos ou recibos, como comprovantes da situação de associado de cooperativa.


Art. 6º As composições deverão ser inéditas até a sua apresentação pública no 4º FESTIVAL O RIO GRANDE CANTA O COOPERATIVISMO, sendo eliminadas em caso contrário. Parágrafo primeiro: Entende-se por inédita a composição não divulgada em meios de comunicação de massa ou registrada em livro, disco, cassete, CD/DVD ou em outros meios eletrônicos, e/ou veiculadas em rádios, comerciais ou similares.
Parágrafo segundo: Músicas já apresentadas no FESTIVAL O RIO GRANDE CANTA O
COOPERATIVISMO (em anos anteriores) e que não tenham sido classificadas para a respectiva etapa final podem participar novamente.


Art. 7º O período de inscrições inicia em 01 de junho e encerra em 30 de julho de 2010.


Art. 8º As inscrições devem ser remetidas para os seguintes locais:
• IGTF – Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore – Av. Borges de Medeiros, 1501 sala 10 térreo – Centro Administrativo do Estado – Porto Alegre/RS CEP: 90119-900
• OMB/RS – Ordem dos Músicos do Brasil – Rua Vasco Alves, 235 – Porto Alegre/RS CEP: 90010-410


Art. 9º Não serão cobradas taxas pelas inscrições de composições.


Art. 10º Cada participante poderá inscrever no máximo 5 (cinco) composições, próprias ou de co-autoria.


Art. 11º Não serão aceitas composições com mais de 5 (cinco) minutos de duração.


Art. 12º Serão automaticamente desclassificadas as composições cuja letra, melodia ou ambas, caracterizem plágio ou paródia.


Art. 13º O participante deverá encaminhar para inscrição:
• 1 (um) ficha de inscrição (disponíveis nas cooperativas ou site OCERGS) para cada composição inscrita devidamente preenchida e assinada.
• 8 (oito) cópias da letra da música, com título e ritmo musical, mas sem identificação nominal dos autores.
• 1 (um) CD com a gravação da música.
• Declaração de associado de cooperativa.
Parágrafo único: Colocar os materiais acima descritos em envelope lacrado, apresentando externamente apenas o título da composição.
Art. 14º A Comissão Organizadora não se responsabiliza por qualquer defeito no material enviado ou na legibilidade das informações prestadas.
Art. 15º A autoria da composição será aceita conforme citada na ficha de inscrição, não podendo haver alterações posteriores.
Art. 16º A inscrição autoriza uso irrestrito de imagem dos artistas participantes.


Capítulo IV DA SELEÇÃO e TRIAGEM
Art. 17º A triagem será procedida por uma Comissão Avaliadora, composta por cinco membros, convidados pela Comissão Organizadora.
Parágrafo primeiro: A Comissão Avaliadora será formada por profissionais do meio artístico e/ou meio cooperativista com conhecimento poético-musical e que se atenham às proposições deste regulamento. A Comissão Organizadora do evento poderá realizar eventuais substituições desses integrantes, se assim julgar necessário, tendo em vista o bom andamento do festival.
Parágrafo segundo: A Comissão Avaliadora será auxiliada por uma Comissão Técnica nomeada por Portaria da Presidência do SESCOOP/RS, para dirimir dúvidas eventuais relativas à adequação das letras ao tema proposto.
Parágrafo Terceiro: Na triagem das obras, serão avaliadas seguindo a seguinte proporção: 60% letra e 40% melodia.


Art. 18º Cada compositor poderá classificar na triagem até 2 (duas) composições de sua autoria ou em parceria.


Art. 19º A Comissão Avaliadora irá selecionar 30 (trinta) músicas para compor as três etapas classificatórias do festival.
Parágrafo primeiro: Em cada etapa classificatória do festival haverá a apresentação de 10 (dez) músicas. Sendo que em cada etapa 4 (quatro) músicas serão classificadas para a etapa final.
Parágrafo segundo: Das 4 (quatro) músicas classificadas, 3 (três) serão por indicação dos jurados e 1(uma) música será pelo voto popular, votada na noite do evento.


Capítulo V DA APRESENTAÇÃO
Art. 20º O compositor(s) responsável pela música, deverá fornecer a Comissão Organizadora do Festival, até 20 (vinte) dias antes do evento a composição de banda, contendo: nome completo, nome artístico e instrumento dos respectivos músicos. Os autores que não repassarem estas informações terão a música desclassificada.


Art. 21º Cada músico poderá atuar em até 2 (duas) composições participantes do festival. Parágrafo único: O intérprete poderá defender uma música sozinho e mais uma música acompanhado de outro(s) Intérprete(s).


Art. 22º Serão aceitos, no mínimo 5 (cinco) e no máximo 10 (dez) integrantes nos grupos em palco, sendo de total responsabilidade do autor(S) a seleção dos músicos, instrumentos e intérprete(s).
Parágrafo único: A participação de menores na formação dos conjuntos musicais deverá obedecer à legislação pertinente.
Art. 23º Os compositores selecionados para as etapas classificatórias receberão, a título de Direitos Autorais, a importância de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais).


Art. 24º Os compositores das 12 (doze) composições classificadas para a etapa final do festival receberão, a título de Direitos Autorais, a importância de R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais).
Parágrafo único: Os valores referentes a Direitos Autorais serão pagos em parcela única, em cheque nominal ao autor representante da música, logo após a apresentação em palco, desde que respeitados os horários estipulados pela Comissão Organizadora. 


Art. 25º A Comissão Organizadora, não se responsabiliza pelas despesas de deslocamento, hospedagem e alimentação dos participantes do festival.


Art. 26º Caso haja descumprimento de horário na passagem de som ou para apresentação em palco, serão descontados em 50% (cinqüenta por cento) do valor referente aos direitos autorais.


Art. 27º Não será permitido o uso em palco de propaganda política e/ou comercial de qualquer natureza, sendo motivo para desclassificação e perda dos valores relativos aos direitos autorais.


Capítulo VI DO JULGAMENTO E PREMIAÇÕES
Art. 28º O julgamento das composições é de responsabilidade da Comissão Avaliadora, que avalia cada composição, de acordo com sua letra, melodia e interpretação. 


Art. 29º – A comissão Avaliadora seguirá critérios pré-estabelecidos.
Parágrafo Único: Letra - 50%; Melodia - 25% e Interpretação - 25%.


Art. 30º Além dos valores previstos nos artigos 23º e 24º deste regulamento, o 4º FESTIVAL O RIO GRANDE CANTA O COOPERATIVISMO, oferecerá aos vencedores a título de premiação:
• 1º LUGAR R$ 7.000,00 (sete mil reais) e troféu;
• 2º LUGAR R$ 6.000,00 (seis mil reais) e troféu;
• 3º LUGAR R$ 5.000,00 (cinco mil reais) e troféu;
• MELHOR INSTRUMENTISTA R$ 3.000,00 (três mil reais) e troféu;
• MELHOR INTÉRPRETE R$ 3.000.00 (três mil reais) e troféu;
• MELHOR LETRA R$ 4.000.00 (quatro mil reais) e troféu;
• MEHOR MELODIA R$ 4.000,00 (quatro mil reais) e troféu;
• MELHOR ARRANJO R$ 4.000,00 (quatro mil reais) e troféu;
• MÚSICA MAIS POPULAR R$ 3.000,00 (três mil reais) e troféu;
Parágrafo primeiro: A música mais popular do festival será escolhida pelo público na etapa final, após a apresentação das 12 (doze) músicas classificadas, através de voto. Parágrafo segundo: Em caso de empate em qualquer modalidade, será declarado vencedor o participante mais idoso.
Parágrafo terceiro: Os pagamentos referentes à Premiação na Fase Final serão concedidos em reais, livres de quaisquer encargos e impostos, os quais serão recolhidos pelo SESCOOP/RS junto aos órgãos competentes.


Art. 31º As 12 (doze) músicas que forem classificadas para a final do festival, não poderão ser apresentadas com quantidade de músicos inferior ao da etapa classificatória. Parágrafo único: Na etapa final os intérpretes não poderão ser substituídos.


Art. 32º Tendo a composição classificada para o 4º FESTIVAL O RIO GRANDE CANTA
COOPERATIVISMO, o(s) participante(s) autorizam a Comissão Organizadora a divulgar, gravar, reproduzir e distribuir em caráter irrestrito a sua composição, por meio de CD/DVD ou outras formas de divulgação, valendo as premiações pagas como pagamento de integral quitação dos Direitos Autorais e de Imagem.


Capítulo VII DISPOSIÇÕES GERAIS
Art.33º A Comissão Organizadora, bem como a Comissão Avaliadora, serão inteiramente responsáveis e soberanas em suas decisões, sendo estas irrecorríveis.


*A ficha de inscrição está no site da Ocergs: www.ocergs.com.br

Assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!

0 comentários:

Postar um comentário

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS
COMPRE SEU LIVRO NA PITHAN PILCHAS: CLIQUE NA IMAGEM PARA SABER MAIS
Related Posts with Thumbnails