Olá, tudo bem? Obrigado por visitar-nos. Queremos divulgar nossa tradição não só no Rio Grande, mas aonde houver um gaúcho. Se gostares do blog, divulgue para tua lista de contatos. Aproveite a visita ao blog, deixe seu RECADO, COMENTE nossos posts, olhe nossos PRODUTOS e seja um SEGUIDOR.

Faça seu pedido

Doe Medula, promova a vida

Olá Caro leitor, se quiseres acompanhar nossos artigos, assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!
        Com o slogan “Doe Medula, promova a vida”, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e o SNA entram na campanha pela doação de medula óssea. A CUT esclarece que pessoas com idade entre 18 e 55 anos podem se cadastrar para serem doadores, para isso é necessário comparecer a um hemocentro ou hemonúcleo autorizado.
Confira abaixo mais informações sobre o transplante de medula óssea e locais autorizados a receber o cadastro de doadores.

O que é o transplante de medula óssea? 
O transplante de medula óssea (TMO) é indicado para pacientes com leucemia, linfomas, anemias graves, imunodeficiências e outras 70 doenças relacionadas ao sistema sanguíneo e imunológico. Quando não há doador na própria família, começa a busca por um doador cadastrado no REDOME.

A medula óssea é o local onde se produz o sangue (popularmente, o tutano do osso). São as células que darão origem aos glóbulos vermelhos, brancos e as plaquetas, chamadas células tronco hematopoéticas.

O transplante é um tratamento no qual a medula do paciente é destruída com altas doses de quimioterapia e/ou radioterapia. O condicionamento faz com que o sistema imunológico do paciente fique sem capacidade de reconhecer e destruir o enxerto, no caso a medula do doador. Essa medula doente será destruída substituída por células-mãe sadias do sangue de um doador compatível.

O paciente (receptor) recebe o a medula óssea por meio de uma transfusão, onde as células-mãe do sangue colhidas do doador são colocadas em uma bolsa de "sangue" e transfundidas para o paciente, que ao circularem pelo sangue, se instalam no interior dos ossos, dentro da medula óssea do paciente. Depois de um período variável de tempo ocorre a "pega" da medula, quando as células do doador começam a se multiplicar, produzindo as células do sangue e enviando ao sangue glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas normalmente. 

Veja, passo a passo, como funciona a doação de medula óssea no Brasil: 
•         Se você tem entre 18 e 55 anos deverá procurar na sua cidade ou região um hemocentro ou hemonúcleo autorizado e cadastre-se (veja lista abaixo); 
•         O CADASTRO consiste no preenchimento de uma ficha de identificação e na COLETA de um simples exame de sangue para o teste de compatibilidade/tipagem HLA. (não há necessidade de estar em jejum); 
•         Seus dados e sua tipagem HLA serão cadastrados no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME); 
•         Se você for compatível será chamado; 
•         Você será consultado para decidir se de fato quer doar;

Os interessados em doar devem procurar o Redome ou o Hemocentro mais próximo:
Rio Grande do Sul 
Centro de Hemoterapia e Hematologia do Rio Grande do Sul - HEMORGS
Av. Bento Gonçalves nº 3.722 - Partenon - Porto Alegre - RS
Tel.: (51) 3336-6755 / 3336-2843  
Hemocentro Regional de Santa Rosa
Rua: Boa Vista, 401, Centro - Santa Rosa - RS
Tel.: (55) 3511-4343 
Assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!

3 comentários:

  1. De grande valor seu post!Um simples gesto pode salvar uma vida.Parabéns por divulgar algo tão importante.
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. parabens pela divulgação
    doar é um ato de amor
    bjo grande

    ResponderExcluir
  3. Muito importante esse post! Pretendo assim que possivel me tornar doador, não só de medula, mas também de sangue. Legal você passar o endereço de Porto Alegre pois sou de POA.


    Luz na mente e Paz no coração.

    ResponderExcluir

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS
COMPRE SEU LIVRO NA PITHAN PILCHAS: CLIQUE NA IMAGEM PARA SABER MAIS
Related Posts with Thumbnails