Olá, tudo bem? Obrigado por visitar-nos. Queremos divulgar nossa tradição não só no Rio Grande, mas aonde houver um gaúcho. Se gostares do blog, divulgue para tua lista de contatos. Aproveite a visita ao blog, deixe seu RECADO, COMENTE nossos posts, olhe nossos PRODUTOS e seja um SEGUIDOR.

Faça seu pedido

CIRANDA CULTURAL DE PRENDAS

Olá Caro leitor, se quiseres acompanhar nossos artigos, assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!
No dia 29 de maio encerram-se as inscrições para a 40° Ciranda Cultural de Prendas.


INFORMAÇÕES SOBRE O CONCURSO
 
O Concurso estadual de Prendas é realizado em três etapas:

1. Etapa Interna: a critério de cada entidade, que pode nomear suas representantes, quando não houver candidatas.
2. Etapa Regional: de responsabilidade conjunta entre Coordenadoria e MTG. A prova escrita é elaborada pelo MTG e aplicada para todas as Regiões no mesmo dia e hora. As demais provas são programadas pelas Regiões e julgadas por avaliadores de outras Regiões.
3. Etapa Estadual: de responsabilidade do MTG, realizado no município da 1ª Prenda do Estado, no último final de semana do mês de maio .

Cuidados:
a) Inscrição das concorrentes da Região para etapa Estadual (final), até 30 dias antes da data do início do concurso.
b) Orientar as concorrentes da Região quanto aos relatórios e as regras do concurso.
c) Conferir as idades das prendas: (computada em 31 de maio, na fase estadual)
- categoria adulta: ter mínimo 18 anos, possuir ou estar cursando o Ensino Médio.
- categoria juvenil: entre 13 a 17 anos, possuir ou estar cursando a 6ª série.
- categoria mirim: entre 9 a 13 anos incompletos, possuir escolaridade mínima ou estar cursando a 3ª série do Ensino Fundamental.

HISTÓRIA
 
O Concurso Estadual de Prendas, um dos mais importantes eventos do Rio Grande do Sul, embora tenha características de concurso, tem como principal objetivo, o incentivo ao estudo da cultura típica gaúcha, da história, da geografia, do folclore, da tradição e do tradicionalismo do nosso pago. O concurso propicia divulgar e resgatar brinquedos e brincadeiras folclóricas, linguagem, artesanato, culinária, indumentária, música, usos e costumes, literatura, crendices e superstições e outras, através da Mostra Folclórica, além de proporcionar a apresentação dos dotes artísticos através da dança tradicional, da declamação, da música e do canto.

O Concurso Estadual de Prendas foi instituído pelo 15º Congresso Tradicionalista Gaúcho, realizado na cidade de Santiago, entre os dias 08 e 11 de janeiro de 1970, mas o primeiro concurso, conforme a regulamentação aprovada, só aconteceu a partir de 1972. Atualmente ele integra a CIRANDA CULTURAL DE PRENDAS. Até o ano de 1984, os concursos de Prendas aconteciam na mesma época do Congresso Tradicionalista, somente a partir de 1985, é que os concursos passam a acontecer em data específica para tal.
Este concurso evoluiu e com diversas modificações, a saber: MAIS PRENDADA PRENDA, PRIMEIRA PRENDA (convidada), PRIMEIRA PRENDA (por venda de votos), PRIMEIRA PRENDA (eleita por votos e teste cultural), MAIS LINDA PRENDA e PRIMEIRA PRENDA escolhida por regulamentação específica, na categoria adulta, cujo primeiro concurso aconteceu em 1972, e a vencedora foi Lana Maria Prates, 18ª RT, do CTG “Rodeio da Fronteira”, de D. Pedrito.
Em 1982, tiveram início os concursos para Primeira Prenda adulta e mirim, cuja vencedora da categoria mirim foi Viviane Cardoso Oliveira, da 21ª RT, do CTG “Sinuelo”, da cidade de Canguçu. A partir de 1984, iniciou-se o concurso também para a categoria juvenil, cuja vencedora foi a jovem Daniela Patrícia Pértille, da 4ª RT, CTG “Vaqueanos da Fronteira”, de Alegrete.
Dentre outras, este concurso tem a finalidade de escolher, anualmente, dentre as candidatas, aquelas que melhor representem as virtudes, a dignidade, a graça, a cultura, os dotes artísticos, a beleza, a desenvoltura e a expressão da mulher gaúcha. Este concurso se desenvolve nas categorias mirim, juvenil e adulta. A fase final do Concurso realiza-se anualmente na segunda quinzena do mês de maio.

APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA - MIRIM, JUVENIL E ADULTA
 
- Tocar ou Cantar ou declamar
- Executar uma dança tradicional gaúcha
- Executar uma dança de Salão Gaúcha
- Chote – Vanera – Valsa – Rancheira –Milonga Rio-grandense e Bugio
    
COMUNICAÇÃO ORAL
 
JUVENIL E ADULTA
- Discorrer sobre um tema sorteado 15 minutos antes da apresentação
- Tempo de apresentação: até 10 minutos

MIRIM
- Assunto de livre escolha: lendas, contos, projetos...
- Tempo de apresentação: até 7 minutos


Fonte: MTG
Assine o FEED ou receba os artigos por EMAIL. Siga o blog no TWITTER!

0 comentários:

Postar um comentário

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS

Promoção LIVROS na PITHAN PILCHAS
COMPRE SEU LIVRO NA PITHAN PILCHAS: CLIQUE NA IMAGEM PARA SABER MAIS
Related Posts with Thumbnails